Por que os jogos “estilo Overwatch” não fazem sucesso no mobile?

Lançar uma cópia “Overwatch Mobile” é sucesso na certa né? Na verdade não! Pelo contrário!

Desde 2017 não param de surgir games para Android e iOS com jogabilidade e visual parecidos com os de Overwatch.

Enquanto o game da Blizzard conta com um sucesso quase certo, vide as filas de Overwatch 2 no lançamento, no mobile a coisa é bem diferente.

Para quem não conhece o estilo, um jogo de tiro com heróis de habilidades fantasiosas, se enfrentando em pequenas arenas, é apelidado comumente de Hero Shooter.

Esse estilo de jogo tem surgido no mobile desde o lançamento de Overwatch no PC.

Publicidade

Contudo, o que parece uma fórmula certa de sucesso, se revelou uma tonelada de fracassos retumbantes do tipo que fecha estúdios e pode levar até algumas publicadoras à falência.

Foram muitos jogos lançados de 2017 para cá com essa pegada de Overwatch. A maioria deles eram jogos bons, mas que acabaram por falta de interesse do público.

A Gameloft tomou um prejuízo enorme com o fracasso de Modern Combat Versus.

Veja alguns exemplos de jogos estilo Overwatch que foram fecharam seus servidores em pouco tempo ou nunca foram lançados cancelados:

  1. Modern Combat
  2. Shadowgun War Games
  3. Respawnables Heroes
  4. Kick-Flight
  5. Hero Mission
  6. Ace Force APK
  7. ShellFire
  8. Heroes of Warfare
  9. Mobile Battleground
  10. King Legion

Além desses há games que estão na “geladeira”, esperando uma janela de lançamento ou um investimento de marketing, vulgo “hype”, minimamente decente.

Nessa categoria entram jogos como: Project X22, Dream Edge e Star Wars: Hunters.

Diante de tantos estúdios bons fracassando e franquias de peso como Star Wars passando vergonha , fica a pergunta: por que os hero shooters não fazem sucesso no mobile?

 

Leia também:

Monogamer: você joga apenas um game?

Opinião: Garena está pagando por um problema que ela mesma criou

 

O que falta para os hero shooters decolarem no mobile?

Se eu soubesse a resposta para essa pergunta, estaria trabalhando em alguma grande desenvolvedora de jogos.

Mas se há uma coisa que percebi com os lançamentos de shooters como Apex e COD Mobile, é que o público não quer mais as “cópias”.

Basta prestar um pouco atenção no mercado mobile. Novos games que são “cópias”, não fazem mais o sucesso que faziam antigamente.

Os jogadores estão preferindo esperar para jogar o port verdadeiro de Valorant ou COD Warzone, por exemplo.

Os jogos que são “parecidos” ou o “xxxx mobile” da empresa A ou B não chamam mais tanta a atenção como antigamente. Isso se aplica em qualquer estilo de jogo, não apenas nos hero shooter.

Em outras palavras, a época dos “jogos cópia” surfarem o oceano de dinheiro do mercado mobile já passou. Quem aproveitou, aproveitou, melhor exemplo disso é Free Fire.

Os gamers agora querem exatamente aquela franquia no mobile. E mesmo assim, nem isso garante que o game será o líder daquele segmento.

Um bom exemplo disso é League of Legends Wild Rift que demorou tanto para chegar que Mobile Legends continua na liderança como o MOBA mais jogado no ocidente.

Enfim, dito tudo isso ainda penso que há algum segredo para confirmar por que os hero shooters não chamam tanta atenção.

O que você acha? Deixe um comentário!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News