Modern Combat Versus e outros FPS lutam para sobreviver a onda Battle Royale

Não está fácil para os jogos de tiro Modern Combat Versus e Shadowgun Legends. Ambos lutam para viver em meio a competição com games do gênero Battle Royale.

Os dois jogos não fracassaram do ponto de visto de investimento, mas de potencial e alcance… talvez. Ambos vêm sofrendo muito para chamar a atenção do grande público. A galera está mais interessada em: Fortnite, PUBG, Creative Destruction, Free Fire e companhia.

Vejamos alguns números do Sensor Tower.

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Enquanto jogos como o da Garena (Free Fire) e PUBG Corp abocanham cerca de 14 milhões de downloads por mês, Modern Combat Versus não chega nem a 500 mil downloads em 30 dias.

Até mesmo Creative Destruction, o clone de Fortnite, que todo mundo esperava decolar depois da treta entre Epic e Google, está com uma média de 5 milhões por mês. Algo muito bom, mas esperava-se que ele ultrapassasse os 15 milhões fácil em agosto.

Como se não gastasse, a avaliação de MC Versus na Google Play está com apenas 3.8 de 5 estrelas. No desespero para tentar deixar o jogo o mais compatível possível, a Gameloft baixou a resolução demais em muitos aparelhos. O resultado é o jogo feio, até em alguns aparelhos potentes. Muita gente que possui smartphone com até 4GB de RAM, reclama que o visual está horrível.

– Shadowgun Legends também “patinou”

O “Destiny” Mobile também não chamou muita atenção se comparado com a febre dos Battle Royale.

Contudo, a verdade é que todos os jogos de tiro em primeira pessoa para Android e iOS têm sentido um pouco o impacto dessa mania Battle Royale. Shadowgun Legends por exemplo, parece não ter rendido o esperado para a Madfinger games, que já anunciou um jogo multiplayer separado de Legends.

O “Destiny Mobile” também tem sofrido para atrair novos jogadores e está com média de apenas 400 mil downloads ao mês. Porém, basta lembrar que o jogo não tem um multiplayer versus tão impressionante assim, e foca mais no coop e singleplayer.

Mas de forma surpreendente, games antigos como Modern Combat 5 e Guns of Boom estão performando muito bem, com média de 5 milhões de downloads por mês.

Do drama vivido pelos dois que deveriam bombar em 2018, o de MC Versus parece ser maior. O Modern Combat anterior, que deveria ter sido abandonado, continua sendo muito baixado.

Então fica a pergunta. Será que Gameloft e Madfinger Games apostaram no “cavalo errado” (estilo errado) ou seus jogos é que carecem de qualidade. Eu particularmente acredito mais na primeira hipótese. E você?

Com informações de Sensor Tower.

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

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7 comentários em “Modern Combat Versus e outros FPS lutam para sobreviver a onda Battle Royale”

  1. Pior que sou um dos que não entrou na onda de Battle Royale e prefere Hero Shooter. O problema é que a Gameloft é muito desatenciosa em fazer jogos justos, sem pay to win, balanceados e tudo mais. Modern Combat tem tudo pra ser um excelente game mobile, mas ele não se ajuda.

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  2. Na minha concepção, Shadowgun legends saiu na hora errada, saiu no meio do “fluxo” de pubg e fortnite. Os dois jogos estavam bem hypados, era de se esperar que ele fosse “esquecido”.
    Já o MCV, desde o lançamento não emplacou, problemas de compatibilidade, com atraso para sair para o Android, dentre outras coisas. Acho que faltou um pouco de planejamento de ambas desenvolvedoras.

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    • Acredito que a Gameloft se baseou no sucesso do OverWatch quando lançou o MC Versus, afinal OverWatch é um sucesso absoluto nos PCs, ela imaginou que uma cópia para mobile também seria, porém devido ser muito pesado e ter chegado incompatível com vários aparelhos não emplacou.

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  3. Esperado né, jogos com tiro automático por mais que tenha gráficos excelentes fica chato de jogar diariamente, eu mesmo baixei e joguei nem 10 horas totais e desinstalei, quem sabe nos próximos jogos, eles pensam melhor nessa parte né.

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