O fim de Shadowgun War Games

Removido das lojas de aplicativos em julho, Shadowgun War Games foi completamente desativado no dia 31 de agosto de 2021. A morte prematura do game, lançado em fevereiro do ano passado, demonstra como o mercado de jogos mobile é competitivo e cruel, até mesmo com empresas que possuem muita experiência no ramo.

 

Shadowgun War Games era um game de tiro em primeira pessoa com elementos dos ditos “Hero Shooter”, mas que no final foi só mais um, em uma longa lista de games falhou ao apostar em uma jogabilidade parecida com a de “Overwatch”.

Publicidade

Mas Shadowgun War Games foi um jogo que obteve recordes de pré-registro com mais de um milhão de inscrições para o teste beta. Como isso aconteceu?

Conforme apontamos antes mesmo de ser lançado em fevereiro de 2020, Hero Shooter não é exatamente um gênero seguro para se apostar. Dezenas de empresas apostaram nesse gênero e falharam, incluindo Gameloft.

Leia também:

Shadowgun War Games: a última chance dos Hero Shooters?

E qual foi o problema de Shadowgun War Games… Provavelmente nenhum.

Esse jogo de tiro era um dos mais bem feitos, polidos e de qualidade técnica que se viu no mobile em anos. Assim como é todo jogo da Madfinger. Movimentação e jogabilidade fluída e com boa compatibilidade. E mesmo assim, não deu certo.

Reconheço que Shadowgun War Games não tinha os personagens mais carismáticos do mundo. Mas ainda assim, não acredito que esse tenha sido o motivo do jogo “flopar”. Vários outros games “estilo Overwatch” floparam e tinha designs de personagens muito bons.

Mas se tivesse que apontar um provável erro da produtora, esse erro teria sido apostar em um jogo “estilo outro game”, sabe.

Hoje em dia as pessoas não querem mais um “Clone de Call of Duty” –  elas já têm COD Mobile –  ninguém quer mais um “Battlefield, Apex ou Valorant clone”, esses games já vão ser lançados oficialmente nos celulares.

Curiosamente não temos um “Overwatch Mobile” e pelo flop que acontece com todo jogo desse gênero, acho que nem a Blizzard tem interesse em lançar.

Resumindo. Mais um “registro post-mortem” aqui no site. Triste!

Leia também:

Você viu? Rangers of Oblivion é removido da Google Play e App Store

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News