Modern Combat Versus no Android continua decepcionante

Aconteceu de novo! Assim como Gangstar New Orleans, o lançamento de Modern Combat Versus foi um completo desastre no Android. Muita incompatibilidade, e até compatibilidade desnecessária, visto que o jogo está rodando de forma horrível em muitos aparelhos. Por outro lado, o lançamento de MC Versus no iOS e Windows 10 foi excelente, “uma uva”.

– Sem desculpas para a má otimização no Android

No Android, Modern Combat Versus continua com desempenho inferior às versões para iPhone, iPad, e também, computadores e tablets com Windows 10. Mesmo depois de várias atualizações que a Gameloft liberou depois de duas semanas do seu lançamento.

Não há desculpas para isso. Jogos como Eisenhorn Xenos, F1 2016 e até Radiation City chegaram ao Android pouco depois do iOS e mantiveram a qualidade visual, até mesmo em smartphones intermediários premium. Dizer que o Android é inferior “por que sim” é uma afronta a inteligência dos gamers.

Publicidade
Jogos impressionantes que foram lançados com intervalo curto de tempo entre Android e iOS.

E não é apenas na parte visual que o jogo está mal programado no Android. Ainda há lags de conexão desconcertantes que não acontecem na versão do iOS. Isso sem mencionar “force close” (jogo fechar sozinho) e bugs no menu principal.

Os requisitos mínimos fornecidos pela empresa são realmente mínimos, elencados para o jogo rodar com sofreguidão. Modern Combat Versus é injogável em muitos aparelhos com requisitos superiores. Os requisitos mínimos são apenas para o jogo “abrir”. Jogar é um departamento completamente diferente.

Não havia necessidade de deixar compatíveis celulares que vão rodar o jogo com muita dificuldade. Isso se torna mais frustrante ainda por causa do design de MC Versus, todo voltado para o competitivo.

Mas temos que ser sinceros aqui. Sim, é fato que muitas produtoras têm dificuldade de trazer seus jogos pesados para o Android, mantendo a qualidade visual. Mas é justamente para isso que serve a definição de compatibilidade no Google Play Console (sistema de gestão de apps para desenvolvedores do Android). Para evitar a frustração de quem vai baixar e dar de cara com um jogo travado e bugado.

 

Não é novidade a Gameloft lançar versões dos seus jogos com gráficos reduzidos no Android. Imagem de Modern Combat 4, no lançamento em 2012.

Deixar o jogo compatível apenas para inflar o número de downloads no lançamento foi algo sorrateiro e que deu falsas esperanças para quem possui um celular básico.

 

Esse tipo de mancada por parte da Gameloft não é algo novo. Ela fez a mesma coisa com Modern Combat 4. Quando o quarto capítulo da franquia chegou em 2014, o visual no Android era inferior também. Mas isso foi melhorado com o tempo. Contudo, a diferença entre MC Versus no top de linha do iOS para o top de linha do Android é complemente diferente de qualquer outro lançamento da Gameloft. Até mesmo de Gangstar New Orleans.

Vídeo do jogo rodando no iPhone 8 Plus:

 

Vídeo do jogo rodando no Galaxy S8:

https://www.youtube.com/watch?v=ZVdk1imYABg

No iOS, o game apresenta muitos shaders na tela, HDR ligado, pontos de luz com iluminação dinâmica, sombras realistas e muitos outros efeitos. No top de linha do Android, no máximo, você consegue os gráficos no médio, Em aparelhos potentes como S7 e Xiaomi Mi6, o visual fica no mínimo. Apenas via “gambiarra” é possível melhorar o visual do jogo.

– Soft Launch inútil

Fico me perguntando, Modern Combat Versus passou um bom tempo em soft launch no Android, certo? O jogo tinha que vir “fininho” pelo menos nos top de linha. Então por que aparelhos como Galaxy S7, S8 e Note 8 rodam o título com gráficos no médio.

Jogo passou 5 meses em soft launch no Android

As melhorias foram mínimas se comparadas aos problemas que o MC Versus apresentou no seu lançamento na plataforma da Google. O fato dele rodar com gráficos no mínimo em muitos top de linha com Android é algo vergonhoso.

Para um efeito de comparação, é a mesma coisa que lançar um jogo que roda liso no Xbox One e depois lançar ele com gráficos no mínimo no Playstation 4 e dizer que é “assim mesmo”. É o tipo de coisa que a comunidade gamer não perdoa, por que deveria fazer isso com MC Versus? Apenas por que o jogo é grátis?

Arrume a bagunça, Gameloft.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News