Retrospectiva 2012 – Wins e Fails

Retrospectiva-mobile-gamer-2012-wins-fails

O ano de 2012 foi marcante para os jogos de smartphones e tablets. Android e iOS, reinaram absolutos no mercado de jogos mobile, enquanto Windows Phone, passou o ano praticamente andando de lado. No ano que passou tivemos bons e maus momentos, apesar de ser um dos assuntos mais pesquisados de 2012 e ser o novo mercado a se desbravar, algumas empresas se deram muito mal lançando jogos para smartphones, como a Glu que fechou seu escritório no Brasil, situado na cidade de São Paulo.

Confira na nossa pequena retrospectiva.

 

Publicidade

WIN – Android, Androids por toda parte

Apresentação do Android jelly Bean (Foto: TechGear)
Apresentação do Android jelly Bean (Foto: TechGear)

O sistema operacional do Google foi parar em toda parte, desde (pequenos) consoles de mesa (Ouya), até mini pc-pendrives. Agora, quem quiser ter um Android basta “esticar o braço”, pois os aparelhos de entrada já estão abaixo da faixa dos 300 reais. Outra grande novidade que veio em 2012 para Android foi a versão 4.1 do sistema, Jelly Bean. Um enorme avanço em relação as versões anteriores. O Google também “mostrou os dentes” apresentando um Line-Up de aparelhos com versões “limpas” do sistema, a chamada linha “Nexus”, agora completa com aparelhos com 4, 7 e 10 polegadas.

Alías, “Win Duplo”. Pois o mais legal disso tudo é saber que tem brasileiro trabalhando diretamente no projeto. Hugo Barra que aparece na foto acima é apenas diretor de tudo que envolve Android no Google.

 

WIN – BASTION, GTA Vice City, Final Fantasy IV, The Waking Dead e outras conversões

Bastion é um dos jogos mais aclamados de todos os tempos (Foto: Divulgação)
Bastion é um dos jogos mais aclamados de todos os tempos (Foto: Divulgação)

Os jogos de console estão cada vez mais próximos dos smartphones. Quem diria que em 2012 jogaríamos o fantástico Bastion, no iPad. E GTA Vice City, um dos mais divertidos jogos de todos os tempos rodando lisinho no iPhone e smartphones com Android. Cada vez mais a linha que divide smartphones e consoles portáteis se estreita, Quem tem um smartphone top de linha e um console portátil, só saca o último para jogar um jogo exclusivo e olhe lá!

 

WIN – Need for Speed Most Wanted, Horn, Modern Combat 4 e outros jogos incríveis!

Need for Speed Most Wanted (Foto: Reprodução)
Need for Speed Most Wanted (Foto: Reprodução)

O ano de 2012 foi repleto de jogos de sucesso, com qualidade de console e bem recebidos pela crítica e pelo público. Mas o sucesso foi tão grande que mais gente ouviu falar de Need for Speed Most Wanted para Android/iOS do que o novo Kid Icarus para Nintendo 3DS.  Horn, avaliado como 9.5 no IGN foi considerado “uma experiência de console como Legend of Zelda”.

 

WIN – Angry Birds Star Wars

Angry Birds na Time Square (Foto: mynerdblog)
Angry Birds na Time Square (Foto: mynerdblog)

Nunca um lançamento fez tanta badalação. Mesmo tendo poucas fases e apenas um update até agora, o marketing movido por causa de Angry Birds Star Wars fez qualquer um que esteja na Internet saber que o jogo seria lançado. A Rovio fez uma excelente mistura entre os pássaros zangados com um clássico do cinema. O resultado, um dos jogos mais falados de 2012. Já viu algum jogo mobile com um Painel desse tamanho na Time Square, a rua mais movimentada de Nova Iorque.

 

WINSamsung Galaxy S3

Samsung Galaxy S3, o melhor smartphone de 2012 (Foto: Divulgação)
Samsung Galaxy S3, o melhor smartphone de 2012 (Foto: Divulgação)

Esqueça o “Design for humans” e outras denominações toscas como o apelido de “saboneteira”. O Galaxy S3 é bonito, tem tamanho de tela ideal e tudo que os consumidores desejavam. Ligar é o de menos, o que fazemos mesmo é jogar e acessar web e para isso o smartphone criado pela Samsung é perfeito. Junto com o Android Jelly Bean então, duplo “win” para a conectividade através do USB com praticamente qualquer coisa. É por isso que amo o Android.

 

fail-stamp

Longe de toda badalação e milhões de dólares, tivemos alguns fracassos e momentos engraçadamente trágicos no ano de 2012. Desde jogos famosos levando “bomba” dos jogadores, estúdios fechando e jogos adiados. Tenso!

Fail! – Borderlands Legends para iPhone, iPod Touch e iPad

Borderlands Legends não agradou os jogadores (Foto: Divulgação)
Borderlands Legends não agradou os jogadores (Foto: Divulgação)

Uau, Borderlands no iOS, que maravilha! SÓ QUE NÃO! O excelente jogo para Playstation 3 e Xbox 360, virou um jogo mau agourado na App Store. Além de não ser um bom jogo de estratégia, a produtora parece que mirou bem longe das expectativas dos usuários. O resultado? Assim como Rage é um dos jogos mais mal avaliados da App Store, com apenas 2 estrelinhas e meia.

 

Fail! – Mass Effect: Infiltrator

Jogo desenvolvido pela IronMonkey Studios em parceria com a EA Mobile e BioWare não agradou a crítica especializada | Foto: Divulgação
Jogo desenvolvido pela IronMonkey Studios em parceria com a EA Mobile e BioWare não agradou a crítica especializada | Foto: Divulgação

É incrível, parece que jogos de renome e que estão no auge do hype, viram jogos abaixo da média nos smartphones. Desta vez foi Mass Effect: Infiltrator! Nem os gráficos bonitos ajudaram essa aventura paralela de Mass Effect. Jogabilidade difícil e história fraca está entre as reclamações dos jogadores. Apesar da qualidade gráfica, o jogo amarga apenas 3.7 na Google Play. Mas com o decorrer do tempo o jogo ganhou updates e melhorou muito. Mais um típico caso em que lançam o jogo antes da hora.

 

Fail! Jogos de Gangnam  Style para Android e iOS

Jogos bens ruins indicados por seus "Amigos" (Foto: Divulgação)
Jogos bens ruins indicados por seus “Amigos” (Foto: Divulgação)

Nada contra o estilo música ou performance artística do cantor coreano Psy, mas se ele foi o responsável pela desativação da página do Youtube do Latino, por ter plagiado sua música, poderia ter restringido pelo menos alguns jogos da App Store e Google Play que usam a imagem do cantor. Jogos incrivelmente ruins, que nasceram apenas com um objetivo, explorar a imagem do cantor e da música. Se você tem a música no seu smartphone, tudo bem, se tem algum jogo de “Gangnam Style”, envergonhe-se.

 

Fail! Glu Mobile fecha escritórios no Brasil e ao redor do mundo

Glu estaria passando por dificuldades com seus jogos Freemium? (Foto: Divulgação)
Glu estaria passando por dificuldades com seus jogos Freemium? (Foto: Divulgação)

Pra quem comprou seu primeiro smartphone nos últimos meses deve achar que Glu surgiu a pouco tempo. Essa empresa, que acompanhamos desde a época do Java, fechou alguns dos seus escritórios em Novembro de 2012. Uma pena, ainda mais por que um dos escritórios fechados era localizado no Brasil e ficou responsável pelo jogo Dragon Slayer.

 

Fail! Ou melhor os Fails da Gameloft em 2012

Colecionar troféus na Gameloft Live continua sendo uma dura tarefa (Foto: Reprodução)
Colecionar troféus na Gameloft Live continua sendo uma dura tarefa (Foto: Reprodução)

A Gameloft é a nossa queridinha, a produtora que fazia os melhores jogos Java e hoje é responsável pelos jogos de Smartphones mais impactantes do mercado. Com tanto peso nas costas, isso não evitou que várias coisas ruins acontecessem com a Gameloft. Dentre essas coisas, estava o vazamento dos quase todos os lançamentos de 2013 (a matéria foi retirada a pedida da empresa), o problema com os troféus que dificilmente são contabilizados na Gameloft Live, caso você use a conta nas duas plataformas, terá vários problemas. O lançamento falho de Heroes of Orders & Chaos, com servidores com problemas e muito lag.

 

Fail! Atraso nos jogos Real Racing 3 e Infinity Blade Dungeons

Real Racing chega em 2013
Real Racing chega em 2013

Apesar de terem sido anunciados em 2012, terem sido apresentado em keynotes importante da Apple, até duas vezes, como foi o caso de Infinity Blade Dungeons, não vimos nem sinal desses jogos no ano que se passou. A previsão ficou para este ano (2013). Uma pena, mas fica registrado os primeiros atrasos de grandes lançamentos de jogos para smartphones e tablets. Só espero que a moda não pegue e tenhamos que esperar cinco anos por alguns jogos, como é o caso dos consoles.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News