Retrospectiva 2012 – Wins e Fails

11 de Janeiro de 2013 . Atualizado 01/06/2013

Retrospectiva-mobile-gamer-2012-wins-fails Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

O ano de 2012 foi marcante para os jogos de smartphones e tablets. Android e iOS, reinaram absolutos no mercado de jogos mobile, enquanto Windows Phone, passou o ano praticamente andando de lado. No ano que passou tivemos bons e maus momentos, apesar de ser um dos assuntos mais pesquisados de 2012 e ser o novo mercado a se desbravar, algumas empresas se deram muito mal lançando jogos para smartphones, como a Glu que fechou seu escritório no Brasil, situado na cidade de São Paulo.

Confira na nossa pequena retrospectiva.

 

WIN – Android, Androids por toda parte

jelly_bean_presentation Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Apresentação do Android jelly Bean (Foto: TechGear)

O sistema operacional do Google foi parar em toda parte, desde (pequenos) consoles de mesa (Ouya), até mini pc-pendrives. Agora, quem quiser ter um Android basta “esticar o braço”, pois os aparelhos de entrada já estão abaixo da faixa dos 300 reais. Outra grande novidade que veio em 2012 para Android foi a versão 4.1 do sistema, Jelly Bean. Um enorme avanço em relação as versões anteriores. O Google também “mostrou os dentes” apresentando um Line-Up de aparelhos com versões “limpas” do sistema, a chamada linha “Nexus”, agora completa com aparelhos com 4, 7 e 10 polegadas.

Alías, “Win Duplo”. Pois o mais legal disso tudo é saber que tem brasileiro trabalhando diretamente no projeto. Hugo Barra que aparece na foto acima é apenas diretor de tudo que envolve Android no Google.

 

WIN – BASTION, GTA Vice City, Final Fantasy IV, The Waking Dead e outras conversões

bastion-slideshow Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Bastion é um dos jogos mais aclamados de todos os tempos (Foto: Divulgação)

Os jogos de console estão cada vez mais próximos dos smartphones. Quem diria que em 2012 jogaríamos o fantástico Bastion, no iPad. E GTA Vice City, um dos mais divertidos jogos de todos os tempos rodando lisinho no iPhone e smartphones com Android. Cada vez mais a linha que divide smartphones e consoles portáteis se estreita, Quem tem um smartphone top de linha e um console portátil, só saca o último para jogar um jogo exclusivo e olhe lá!

 

WIN – Need for Speed Most Wanted, Horn, Modern Combat 4 e outros jogos incríveis!

Need-for-Speed-iPad-2 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Need for Speed Most Wanted (Foto: Reprodução)

O ano de 2012 foi repleto de jogos de sucesso, com qualidade de console e bem recebidos pela crítica e pelo público. Mas o sucesso foi tão grande que mais gente ouviu falar de Need for Speed Most Wanted para Android/iOS do que o novo Kid Icarus para Nintendo 3DS.  Horn, avaliado como 9.5 no IGN foi considerado “uma experiência de console como Legend of Zelda”.

 

WIN – Angry Birds Star Wars

Angry-Birds-Star-Wars-Letreiro2 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Angry Birds na Time Square (Foto: mynerdblog)

Nunca um lançamento fez tanta badalação. Mesmo tendo poucas fases e apenas um update até agora, o marketing movido por causa de Angry Birds Star Wars fez qualquer um que esteja na Internet saber que o jogo seria lançado. A Rovio fez uma excelente mistura entre os pássaros zangados com um clássico do cinema. O resultado, um dos jogos mais falados de 2012. Já viu algum jogo mobile com um Painel desse tamanho na Time Square, a rua mais movimentada de Nova Iorque.

 

WINSamsung Galaxy S3

Galaxy-S3-Gaming Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Samsung Galaxy S3, o melhor smartphone de 2012 (Foto: Divulgação)

Esqueça o “Design for humans” e outras denominações toscas como o apelido de “saboneteira”. O Galaxy S3 é bonito, tem tamanho de tela ideal e tudo que os consumidores desejavam. Ligar é o de menos, o que fazemos mesmo é jogar e acessar web e para isso o smartphone criado pela Samsung é perfeito. Junto com o Android Jelly Bean então, duplo “win” para a conectividade através do USB com praticamente qualquer coisa. É por isso que amo o Android.

 

fail-stamp Retrospectiva 2012 - Wins e Fails



Publicidade

Longe de toda badalação e milhões de dólares, tivemos alguns fracassos e momentos engraçadamente trágicos no ano de 2012. Desde jogos famosos levando “bomba” dos jogadores, estúdios fechando e jogos adiados. Tenso!

Fail! – Borderlands Legends para iPhone, iPod Touch e iPad

borderlands-slideshow Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Borderlands Legends não agradou os jogadores (Foto: Divulgação)

Uau, Borderlands no iOS, que maravilha! SÓ QUE NÃO! O excelente jogo para Playstation 3 e Xbox 360, virou um jogo mau agourado na App Store. Além de não ser um bom jogo de estratégia, a produtora parece que mirou bem longe das expectativas dos usuários. O resultado? Assim como Rage é um dos jogos mais mal avaliados da App Store, com apenas 2 estrelinhas e meia.

 

Fail! – Mass Effect: Infiltrator

Mass-Effect-Infiltrator-Poster Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Jogo desenvolvido pela IronMonkey Studios em parceria com a EA Mobile e BioWare não agradou a crítica especializada | Foto: Divulgação

É incrível, parece que jogos de renome e que estão no auge do hype, viram jogos abaixo da média nos smartphones. Desta vez foi Mass Effect: Infiltrator! Nem os gráficos bonitos ajudaram essa aventura paralela de Mass Effect. Jogabilidade difícil e história fraca está entre as reclamações dos jogadores. Apesar da qualidade gráfica, o jogo amarga apenas 3.7 na Google Play. Mas com o decorrer do tempo o jogo ganhou updates e melhorou muito. Mais um típico caso em que lançam o jogo antes da hora.

 

Fail! Jogos de Gangnam  Style para Android e iOS

psy-gangnam-style-1 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Jogos bens ruins indicados por seus “Amigos” (Foto: Divulgação)

Nada contra o estilo música ou performance artística do cantor coreano Psy, mas se ele foi o responsável pela desativação da página do Youtube do Latino, por ter plagiado sua música, poderia ter restringido pelo menos alguns jogos da App Store e Google Play que usam a imagem do cantor. Jogos incrivelmente ruins, que nasceram apenas com um objetivo, explorar a imagem do cantor e da música. Se você tem a música no seu smartphone, tudo bem, se tem algum jogo de “Gangnam Style”, envergonhe-se.

 

Fail! Glu Mobile fecha escritórios no Brasil e ao redor do mundo

glu-big Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Glu estaria passando por dificuldades com seus jogos Freemium? (Foto: Divulgação)

Pra quem comprou seu primeiro smartphone nos últimos meses deve achar que Glu surgiu a pouco tempo. Essa empresa, que acompanhamos desde a época do Java, fechou alguns dos seus escritórios em Novembro de 2012. Uma pena, ainda mais por que um dos escritórios fechados era localizado no Brasil e ficou responsável pelo jogo Dragon Slayer.

 

Fail! Ou melhor os Fails da Gameloft em 2012

gameloftlivefail Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Colecionar troféus na Gameloft Live continua sendo uma dura tarefa (Foto: Reprodução)

A Gameloft é a nossa queridinha, a produtora que fazia os melhores jogos Java e hoje é responsável pelos jogos de Smartphones mais impactantes do mercado. Com tanto peso nas costas, isso não evitou que várias coisas ruins acontecessem com a Gameloft. Dentre essas coisas, estava o vazamento dos quase todos os lançamentos de 2013 (a matéria foi retirada a pedida da empresa), o problema com os troféus que dificilmente são contabilizados na Gameloft Live, caso você use a conta nas duas plataformas, terá vários problemas. O lançamento falho de Heroes of Orders & Chaos, com servidores com problemas e muito lag.

 

Fail! Atraso nos jogos Real Racing 3 e Infinity Blade Dungeons

real-racing-2013 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Real Racing chega em 2013

Apesar de terem sido anunciados em 2012, terem sido apresentado em keynotes importante da Apple, até duas vezes, como foi o caso de Infinity Blade Dungeons, não vimos nem sinal desses jogos no ano que se passou. A previsão ficou para este ano (2013). Uma pena, mas fica registrado os primeiros atrasos de grandes lançamentos de jogos para smartphones e tablets. Só espero que a moda não pegue e tenhamos que esperar cinco anos por alguns jogos, como é o caso dos consoles.

 

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.