Retrospectiva 2012 – Wins e Fails

11 de janeiro de 2013 . Atualizado 01/06/2013

Retrospectiva-mobile-gamer-2012-wins-fails Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

O ano de 2012 foi marcante para os jogos de smartphones e tablets. Android e iOS, reinaram absolutos no mercado de jogos mobile, enquanto Windows Phone, passou o ano praticamente andando de lado. No ano que passou tivemos bons e maus momentos, apesar de ser um dos assuntos mais pesquisados de 2012 e ser o novo mercado a se desbravar, algumas empresas se deram muito mal lançando jogos para smartphones, como a Glu que fechou seu escritório no Brasil, situado na cidade de São Paulo.

Confira na nossa pequena retrospectiva.

 

WIN – Android, Androids por toda parte

jelly_bean_presentation Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Apresentação do Android jelly Bean (Foto: TechGear)

O sistema operacional do Google foi parar em toda parte, desde (pequenos) consoles de mesa (Ouya), até mini pc-pendrives. Agora, quem quiser ter um Android basta “esticar o braço”, pois os aparelhos de entrada já estão abaixo da faixa dos 300 reais. Outra grande novidade que veio em 2012 para Android foi a versão 4.1 do sistema, Jelly Bean. Um enorme avanço em relação as versões anteriores. O Google também “mostrou os dentes” apresentando um Line-Up de aparelhos com versões “limpas” do sistema, a chamada linha “Nexus”, agora completa com aparelhos com 4, 7 e 10 polegadas.

Alías, “Win Duplo”. Pois o mais legal disso tudo é saber que tem brasileiro trabalhando diretamente no projeto. Hugo Barra que aparece na foto acima é apenas diretor de tudo que envolve Android no Google.

 

WIN – BASTION, GTA Vice City, Final Fantasy IV, The Waking Dead e outras conversões

bastion-slideshow Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Bastion é um dos jogos mais aclamados de todos os tempos (Foto: Divulgação)

Os jogos de console estão cada vez mais próximos dos smartphones. Quem diria que em 2012 jogaríamos o fantástico Bastion, no iPad. E GTA Vice City, um dos mais divertidos jogos de todos os tempos rodando lisinho no iPhone e smartphones com Android. Cada vez mais a linha que divide smartphones e consoles portáteis se estreita, Quem tem um smartphone top de linha e um console portátil, só saca o último para jogar um jogo exclusivo e olhe lá!

 

WIN – Need for Speed Most Wanted, Horn, Modern Combat 4 e outros jogos incríveis!

Need-for-Speed-iPad-2 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Need for Speed Most Wanted (Foto: Reprodução)

O ano de 2012 foi repleto de jogos de sucesso, com qualidade de console e bem recebidos pela crítica e pelo público. Mas o sucesso foi tão grande que mais gente ouviu falar de Need for Speed Most Wanted para Android/iOS do que o novo Kid Icarus para Nintendo 3DS.  Horn, avaliado como 9.5 no IGN foi considerado “uma experiência de console como Legend of Zelda”.

 

WIN – Angry Birds Star Wars

Angry-Birds-Star-Wars-Letreiro2 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Angry Birds na Time Square (Foto: mynerdblog)

Nunca um lançamento fez tanta badalação. Mesmo tendo poucas fases e apenas um update até agora, o marketing movido por causa de Angry Birds Star Wars fez qualquer um que esteja na Internet saber que o jogo seria lançado. A Rovio fez uma excelente mistura entre os pássaros zangados com um clássico do cinema. O resultado, um dos jogos mais falados de 2012. Já viu algum jogo mobile com um Painel desse tamanho na Time Square, a rua mais movimentada de Nova Iorque.

 

WINSamsung Galaxy S3

Galaxy-S3-Gaming Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Samsung Galaxy S3, o melhor smartphone de 2012 (Foto: Divulgação)

Esqueça o “Design for humans” e outras denominações toscas como o apelido de “saboneteira”. O Galaxy S3 é bonito, tem tamanho de tela ideal e tudo que os consumidores desejavam. Ligar é o de menos, o que fazemos mesmo é jogar e acessar web e para isso o smartphone criado pela Samsung é perfeito. Junto com o Android Jelly Bean então, duplo “win” para a conectividade através do USB com praticamente qualquer coisa. É por isso que amo o Android.

 

fail-stamp Retrospectiva 2012 - Wins e Fails



Publicidade

Longe de toda badalação e milhões de dólares, tivemos alguns fracassos e momentos engraçadamente trágicos no ano de 2012. Desde jogos famosos levando “bomba” dos jogadores, estúdios fechando e jogos adiados. Tenso!

Fail! – Borderlands Legends para iPhone, iPod Touch e iPad

borderlands-slideshow Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Borderlands Legends não agradou os jogadores (Foto: Divulgação)

Uau, Borderlands no iOS, que maravilha! SÓ QUE NÃO! O excelente jogo para Playstation 3 e Xbox 360, virou um jogo mau agourado na App Store. Além de não ser um bom jogo de estratégia, a produtora parece que mirou bem longe das expectativas dos usuários. O resultado? Assim como Rage é um dos jogos mais mal avaliados da App Store, com apenas 2 estrelinhas e meia.

 

Fail! – Mass Effect: Infiltrator

Mass-Effect-Infiltrator-Poster Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Jogo desenvolvido pela IronMonkey Studios em parceria com a EA Mobile e BioWare não agradou a crítica especializada | Foto: Divulgação

É incrível, parece que jogos de renome e que estão no auge do hype, viram jogos abaixo da média nos smartphones. Desta vez foi Mass Effect: Infiltrator! Nem os gráficos bonitos ajudaram essa aventura paralela de Mass Effect. Jogabilidade difícil e história fraca está entre as reclamações dos jogadores. Apesar da qualidade gráfica, o jogo amarga apenas 3.7 na Google Play. Mas com o decorrer do tempo o jogo ganhou updates e melhorou muito. Mais um típico caso em que lançam o jogo antes da hora.

 

Fail! Jogos de Gangnam  Style para Android e iOS

psy-gangnam-style-1 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Jogos bens ruins indicados por seus “Amigos” (Foto: Divulgação)

Nada contra o estilo música ou performance artística do cantor coreano Psy, mas se ele foi o responsável pela desativação da página do Youtube do Latino, por ter plagiado sua música, poderia ter restringido pelo menos alguns jogos da App Store e Google Play que usam a imagem do cantor. Jogos incrivelmente ruins, que nasceram apenas com um objetivo, explorar a imagem do cantor e da música. Se você tem a música no seu smartphone, tudo bem, se tem algum jogo de “Gangnam Style”, envergonhe-se.

 

Fail! Glu Mobile fecha escritórios no Brasil e ao redor do mundo

glu-big Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Glu estaria passando por dificuldades com seus jogos Freemium? (Foto: Divulgação)

Pra quem comprou seu primeiro smartphone nos últimos meses deve achar que Glu surgiu a pouco tempo. Essa empresa, que acompanhamos desde a época do Java, fechou alguns dos seus escritórios em Novembro de 2012. Uma pena, ainda mais por que um dos escritórios fechados era localizado no Brasil e ficou responsável pelo jogo Dragon Slayer.

 

Fail! Ou melhor os Fails da Gameloft em 2012

gameloftlivefail Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Colecionar troféus na Gameloft Live continua sendo uma dura tarefa (Foto: Reprodução)

A Gameloft é a nossa queridinha, a produtora que fazia os melhores jogos Java e hoje é responsável pelos jogos de Smartphones mais impactantes do mercado. Com tanto peso nas costas, isso não evitou que várias coisas ruins acontecessem com a Gameloft. Dentre essas coisas, estava o vazamento dos quase todos os lançamentos de 2013 (a matéria foi retirada a pedida da empresa), o problema com os troféus que dificilmente são contabilizados na Gameloft Live, caso você use a conta nas duas plataformas, terá vários problemas. O lançamento falho de Heroes of Orders & Chaos, com servidores com problemas e muito lag.

 

Fail! Atraso nos jogos Real Racing 3 e Infinity Blade Dungeons

real-racing-2013 Retrospectiva 2012 - Wins e Fails

Real Racing chega em 2013

Apesar de terem sido anunciados em 2012, terem sido apresentado em keynotes importante da Apple, até duas vezes, como foi o caso de Infinity Blade Dungeons, não vimos nem sinal desses jogos no ano que se passou. A previsão ficou para este ano (2013). Uma pena, mas fica registrado os primeiros atrasos de grandes lançamentos de jogos para smartphones e tablets. Só espero que a moda não pegue e tenhamos que esperar cinco anos por alguns jogos, como é o caso dos consoles.

 

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Matheus

    Eu achei que esse infinty blade dungeins já tinha até sido cancelado, não aprece nada, não tem um suspiro de vida;

    • Dario Coutinho

      Disseram que chega em 2013, será?

      • Matheus

        As vezes algo demora, demora e a produtora diz que “ta melhorando o produto” e no final sai uma bosta, espero que isso não aconteça com infinity blade, aliás ele foi anunciado quando? 2011 ou 2012??

  • Tsukiyomaru0

    Faltou mais um Fail exclusivo da Gameloft: Gameloft continua subestimando vários celulares java, em especial os que seriam da linha Nokia Asha ou similares, que já foram comprovados capazes de rodar ANGRY BIRDS oficial da Rovio Mobile e recentemente Plants VS Zombies da EA.

    • Dario Coutinho

      Java já deu né! passamos do fim do mundo, jogos .jar 2D com áudio limitado e jogabilidade lentas ficaram no passado. Hoje, qualquer Galaxy Y por 300 reais se saem muito melhor para games.

      Acho que o Fail aí é de quem ainda espera que vingue algo bom do Java.

      • Elvis

        Cara, o java não é tão ruim assim não! Os chineses provam isso! Aliás, saiu recentemente o Contra 5 Jagged Corps da KONAMI, com ÓTIMOS gráficos, animação muit boa, vários efeitos visuais, música bem feita, e até animações no cenário, E NÃO É LENTO! NÃO É! O java tbm pode fazer bgm + sfx JUNTOS! Enfim, como o amigo disse, estão subestimando o java sim!

        • Fabricio K.

          Eu tive a oportunidade de testar esse jogo e ele é uma conversão do Contra: Hard Corps do MegaDrive. Realmente é um jogo muito bom para os padrões do java. Por´m jogo teve o corte de dois personagens, umas três fases e duas armas, e como sempre qualidade sonora risivel. Por outro lado, num smartphone android de 300 R$ você pode ter ports perfeitos de Metal Slug e Metal Slug 3. O J2me é defasado há muito tempo. Não adianta insistir: a era do java acabou e a decadência já começou.

        • Fabricio K.

          O jogo é uma adaptação de Contra: Hard Corps do Mega Drive. Sem duvidas é um jogo excelente para o padrão do java. Porém, foram cortados dois personagens, umas três fases, cutscenes e algumas armas, além disso o fato da qualidade sonora ser sofrível, tudo isso pelas limitações do j2me. Mas pelo mesmo preço de um featurephone eu poderia comprar um dispositivo com android onde eu poderia rodar conversões perfeitas de Metal Slug e Metal Slug 3 além de jogos que seriam inimagináveis no java mobile. Será que existe mesmo vantagem em continuar espremendo o java?

          • Fabricio K.

            Ops, não percebi que o primeiro comentário tinha subido.

          • Sim eu sei que é uma adaptação do Contra Hard Corps do Mega Drive, mas não acho que os cortes sejam culpa 100% do java, pois os celulares java ainda continuam com memória heap limitada, e jar size limitado, se as fabricantes (traduzindo: NOKIA!), colocassem jar e heap ilimitadas e tbm o java 3.0, poderiamos ter o Contra Hard Corps sem cortes! O java é limitado porque as fabricantes (Noookiiaaa) não o melhoram.

  • Eu gosto de alguns jogos java, tinha um que parecia Castlevania é muito show rsrsrs isso na época do the king ( Nokia N95) hahaha

    • Fabricio K.

      Acho que o jogo a que você se refere pode ser ShadoWalker ou Soul of Darkness.

  • madruga665

    Isso é o Soul of Darkness mesmo!!! Curtia pakas esse jogo rsrsrs

    • Dario Coutinho

      Soul of Darkness, jogo muito bom!

  • Nicolas

    Joguei soul of darkness no meu corby, comando touch era ridiculo, soul of darkness é da gameloft nao? Eles podiam trazer pro android e ios, seria bom um zombie infection no android –‘ só trouxeram pro ios

    • Dario Coutinho

      Faz falta mesmo, era um jogo bem legalzinho, Só não platinei pq a minha conta na Gameloft Live sempre foi bugada.

  • Rodrigues

    Faltou outro FAIL da GAMELOFT, Real Football 2013 FREMIUM!!!

  • guilherme

    Infinity Blade Dungeos foi cancelado a epic fecho o departamento que desenvolvia o jogo :(((((