Como saber se processador do celular é 32 bits ou 64 bits? Descubra!

Com o lançamento de Genshin Impact, League of Legend Wild Rift e outros games Android mais recentes, muito usuários estão recebendo não apenas a mensagem de “dispositivo não é compatível”, mas percebendo que os jogos não instalam nem ao baixar o APK.

Neste tutorial, vamos tirar uma dúvida de muita gente: como saber se o processador do seu smartphone Android é 32 ou 64 bits.

Para não perder tempo acessando configurações complicadas, vamos baixar o aplicado Aida64, que já mostra de cara o processador do seu smartphone Android.

Publicidade

LINK PARA BAIXAR O AIDA64 NA GOOGLE PLAY

O procedimento é muito simples, basta baixar o aplicativo e tocar na parte de “Processador”, que ele vai mostrar qual a versão e arquitetura do processador do seu smartphone.

Como entender o AIDA64 e saber se o seu processador é de 32 ou 64 bits

Vejamos agora alguns exemplos do que você pode obter ao verificar qual o processador do seu smartphone.

Exemplo 1. Processador 32 bits

Nesse primeiro exemplo, temos um processador de 32 bits, o Snapdragon 600 do antigo Galaxy S4.

Tanto o processador, como o sistema operacional do smartphone são de 32 bits. Afinal, estamos falando de um smartphone lançado em 2013.

Exemplo 2. Processador de 64 bits (mas com sistema de 32 bits)

Nosso segundo exemplo é um caso muito comum que costuma acontecer (Galaxy J7 Pro) . Afinal, a pessoa adquiri um smartphone com todo o marketing que ele possui processador de 64 bits, porém, o sistema (a ROM) está compilada em 32 bits.

O processador do Galaxy J7 Pro é um Exynos 7870 de 64 bits, mas a ROM do dispositivo está em 32 bits.  Por causa disso, note que conjunto de instruções é mostrado “Modo 32 bit”.

Esse é um dos principais dilemas dos jogadores da atualidade. Há muitos smartphones com processador de 64 bits, mas ROM compilada em modo de 32 bits. Isso garante a compatibilidade com apps antigos, mas mata o celular para aplicações de alta performance, como games mais recentes.

Ah e antes que você pergunta: Não! Não é possível colocar uma ROM com outra arquitetura. Ele só vai aceitar ROM operando no modo 32 bits.

Exemplo 3. Processador de 64 bits

O terceiro e último exemplo é do Pocophone F1. No caso, temos aqui um smartphone com processador de 64 bits e sistema também em 64 bits. Mas não é preciso ter um dispositivo top de linha para ter tudo em 64 bits.O processador no caso é um Snapdragon 845.

Outro exemplo é um Oukitel K10000 Pro que temos aqui que tanto o processador como o sistema também são de 64 bits. Um smartphone que já é antigo e nunca foi nem intermediário.

Qual a diferença entre processador de 32 ou 64 bits no Android?

Existem inúmeras diferenças entre processadores de 32 e 64 bits. Não nos cabe aqui explicar todas elas, e também não vamos ficar enchendo você com um monte de jargões técnicos.

Para encurtar a história e ir direto ao ponto, vamos nos ater ao termo “conjunto de instruções”. Do ponto de visto de compatibilidade em games, esse é um dos principais problemas.

Quando um jogo é desenvolvido, ele é “pré-compilado” para o Android e o desenvolvedor deve escolher se ele vai ser de 32 bits ou 64 bits. O jogo já espera um conjunto de instruções para “conversar” diretamente com a CPU e GPU.

Esse “conjunto de instruções” seria a linguagem de baixo nível, na qual o jogo, sistema operacional, processador, drivers, CPU e GPU precisam estar alinhados, conversando a “mesma língua”.

Jogos mais modernos procuram extrair o máximo dos smartphones, e por isso, fazem uso de instruções 64 bits. Os desenvolvedores já sabem também que a maioria dos dispositivos de 2017 em diante possuem processador e sistema em 64 bits.

O problema de “pré-compilar” um jogo apenas em 32 bits se deve ao fato de que ele não vai aproveitar boa parte dos recursos dos processadores 64 bits.

Um jogo de 32 bits funciona em um smartphone de 64 bits, mas o contrário não funciona. Você pode até tentar instalar um APK de 64bits em um smartphone em “modo 32 bits”, mas vai receber uma mensagem de erro de “app não instalado”.

E antes de finalizar, vamos responder que sim! O desenvolvedor do jogo pode gerir duas versões do game (uma de 32 e outra de 64) e na hora da instalação, a Google Play decide qual APK você vai baixar. O problema disso é que aumenta o custo de produção e muitos desenvolvedores não querem ter essa dor de cabeça.

Explicado? Um grande abraço e até a próxima!

Leia também:

Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News