Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

Como solucionar um dos maiores dilemas dos jogadores de mobile: acabar com a latência em controles Bluetooth no Android.

Você verá dois métodos para diminuir ao máximo a latência (lag / input lag) ao usar um controle Bluetooth no Android. Seja ele controle Ípega, GameSir, Dualshock 4 (PS4) e controle do Xbox One S e X.

Mas o que é a input lag? O input lag é um tipo de latência que é comum de acontecer em controles. O input lag nada mais é que um atraso na hora de enviar um comando do controle para o celular. Todo controle têm! O que muda é a quantidade. Alguns tem muita latência outros tem pouca.

sem-lag-tutorial-controle-android Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android
Tutorial de como diminuir o lag em controles Bluetooth no Android.

O problema acontece quando o controle Bluetooth e se conecta smartphone. Na grande maioria dos casos, os controles apenas se conectam de maneira “padrão”, sem nenhum tipo de perfil que melhore / diminua a latência. O que vamos fazer é criar um perfil para que o controle se conecte utilizando o perfil A2DP, o que vai diminuir consideravelmente a latência.

Tutorial 1 – diminuindo a latência com o “Bluetooth Auto Connect”

O modo mais simples e rápido para diminuir a latência é utilizando o aplicativo “Bluetooth Auto Connect”. Ele não está mais na Google Play, mas você consegue baixar ele por este link.

Passo 1. Com o controle já pareado, abra o aplicativo “Bluetooth Auto Connect” , abra ele e vá até seção “Opções Avançadas”.

tutorial-sem-lag-controle-android-Bluetooth-auto-connect-1 Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

Passo 2. Toque em “Conexão Continua”, e coloca em 2 sec.

tutorial-sem-lag-controle-android-Bluetooth-auto-connect-2 Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

Passo 3. Em dispositivos verifique se o seu controle está no perfil A2DP.

tutorial-sem-lag-controle-android-Bluetooth-auto-connect-3 Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

Passo 4. Desligue o seu controle, feche o “Bluetooth Auto Connect” e desative o Bluetooth do seu celular.

Passo 5. Abra o aplicativo do “Bluetooth Auto Connect”, ligue o Bluetooth do seu smartphone e por último, ligue o controle.

E pronto! Você vai notar que o lag diminuiu bastante. Vale lembrar que o que fizemos aqui foi dizer para o controle “Ei, nada de hibernar, fique ligado enquanto eu estou jogando”. Obviamente, essa configuração fará a bateria do seu controle durar um pouco menos.

Tutorial 2 – Sem aplicativo

O segundo método é indicado para quem testou o Bluetooth Auto Connect e mesmo assim ainda sente um pouco de lag. Esse segundo tutorial faz o seguinte, vamos trocar o drive de conexão do Bluetooth por um mais atualizado. Mas não se preocupe, o método é simples, fácil e pode ser revertido a qualquer momento.

Passo 1. Acesse as “opções de desenvolvedor” do seu smartphone Android. Esse menu varia de celular para celular, mas consistem geração em ir nas configurações do aparelho, tocar no número da versão do Android sete vezes até ele dizer a mensagem “você já é desenvolvedor”.

tutorial-sem-lag-controle-android-Bluetooth-sem-aplicativo-1 Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

Passo 2. Dentro da menu “opções de desenvolvedor”, procure pela opção “Versão do Bluetooth” e escolha uma versão mais avançada que a padrão. Geralmente a padrão é 1.4, neste tutorial vamos procurar a versão “1.6”.

tutorial-sem-lag-controle-android-Bluetooth-sem-aplicativo-2 Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android

Passo 3. Se essa opção também estiver habilitada para você, procure por “Codec de áudio Bluetooth” e escolha a opção “SBC”.

tutorial-sem-lag-controle-android-Bluetooth-sem-aplicativo-3 Como diminuir lag (latência / input lag) em controles Bluetooth no Android
Essa opção também ajuda a diminuir o lag, mas ela não aparece em todos os aparelhos.

Pronto, o lag vai diminuir bastante no seu controle Android.

LEIA TAMBÉM:

6 Controles BARATOS para Celular Android

E aí gostaram desse tutorial? Qualquer dúvida deixe um comentário!

Publicidade