7 Dicas para Não Passar Raiva em Clash Royale

batalhando-ao-vivo-no-clash-roya

Basta uma pesquisa no Youtube ou Google para descobrir como os jogadores se irritam jogando Clash Royale. Vá lá, eu espero. Digite Clash Royale e uma das seguintes palavras: Raiva, Irritante, Desisto. Há uma enorme quantidade de videos e rage, internet à fora.

Leia também:

O problema é que muitos jogadores não entendem como um game competitivo funciona. Pensam que de alguma forma, magicamente, a produtora vai deixar o jogo desiquilibrado ao seu favor. Isso não existe! E se existir, a Supercell vai trabalhar para corrigir. Separamos algumas dicas de como aproveitar melhor o Clash Royale sem se estressar.

Publicidade

– Entenda como funciona um jogo competitivo 1vs1

O maior erro da maioria esmagadora de youtubers e sites de conteúdo, é classificar Clash Royale como um M.O.B.A. Não tem nada a ver, Clash Royale é um cardgame, e como tal, é preciso entender como um jogo competitivo 1vs1 funciona.

Para começar, a seleção de adversário NUNCA é aleatória. O game, seleciona o seu oponente baseado na quantidade de troféus e no seu deck. Duvida? Ganhe muitas partidas (win streak) e veja o nível dos oponentes crescer. Perca várias (lose streak) e veja como você pode enfrentar um adversário até dois níveis abaixo, tanto do nível das Torres, como das cartas.

Foco de Clash Royale é o cenário competitivo.
Foco de Clash Royale é o cenário competitivo.

Covardia? Negativo! Jogos competitivos são assim por natureza, o objetivo é deixar a jogatina cada vez mais equilibrada. Não gostou? Melhor esquecer de cardgames com multiplayer online.

Calma que tem mais! Além do desafio altamente competitivo, Clash Royale ainda possui elementos de sorte, como a seleção de cartas, que não vem sempre na mesma ordem. Muitas vezes, a derrota é causada por uma carta que está lá no final da fila e nunca vem no momento certo.

– Tenha uma atitude resiliente. Acostume-se com o “Sobe e Desce”

Resiliência é o ato de se manter calmo e, ainda assim, persistente em relação a algo, mesmo em situações desfavoráveis.Em jogos competitivos, esse conceito começa a surgir, pois o nível de competição é tão alto que há pessoas que podem perder o controle e destruir o celular (já comentaram casos assim, aqui no blog). Por isso, ser resiliente em Clash Royale é essencial.

Quer ganhar três coroas direto e subir rapidamente? Pague! E mesmo pagando, o nível de stress ainda será alto, se você decidir jogar o dia todo. Clash Royale sempre vai te enviar para partidas cada vez mais desafiadoras, até que você não consiga mais vencer e vai perder alguns troféus. Se isso acontece com quem paga, imagina com quem joga sem gastar nada.

Em todo cardgame é assim, os decks possuem um ponto de “equilíbrio” e a partir de um momento, param de ser efetivos, pois começam a encontrar muitos “counters decks” e você começa a descer de rank. Em Clash Royale é comum ficar no sobe e desce de troféus (ganhar 200 e perder 200) por meses, até se subir de fato para uma nova arena. Lembre-se, o jogo (atualmente) tem apenas 8 arenas para acomodar milhões de jogadores.

– Jogue só às vezes e apenas se tiver tempo

Clash Royale não é um game para passar o tempo, ele é um game que “exige tempo”. Evite jogar se não tiver tempo para se dedicar a este jogo que exige o MÁXIMO de atenção à cada jogada.

Clash Royale é um jogo altamente divertido e viciante. Porém, ele não foi feito para você jogar direto. O ponto de saturação é o baú da coroa. Colocado disfarçadamente como um incentivo, o baú da coroa é praticamente o medidor de energia do jogo. Ganhe o baú e veja as partidas ficarem tão difíceis que é quase impossível avançar. Resultado? É hora de fechar o game e partir para outro jogo.

bau-de-coroas-clash-royale-crown-chest

“Ah, mas eu gosto tanto do game, quero continuar jogando”. Pra quem quer jogar muito, nossa dica é: crie uma segunda conta e fique alternando entre elas como o Parallel Space. É permitido pela Supercell, pois é a mesma coisa que alternar da forma manual, só que mais rápido.

– Perder faz parte

Não existe decks com 75% a 90% de winrate (taxa de vitória) em Clash Royale. Se você jogar umas 10 partidas, verá que o máximo que se consegue é 70% de winrate. É isso ou descer de arena para vencer mais facilmente. Mas acredite, não vale a pena.

clash-royale-emotes

É melhor se acostumar com as derrotas, pois elas serão um elementos constante no game, seja você “pagante” ou não. Mesmo quem despeja dinheiro no jogo para subir rapidamente, precisa: ou continuar pagando para evoluir as cartas, ou jogar muito bem. E o conhecimento com as mecânicas e counters do jogo, só vem com o tempo.

– Tenha paciência! Não queira ganhar logo de cara

As partidas de Clash Royale duram pelo menos 2 minutos, e podem ganhar mais três minutos adicionais. A falta de paciência é um grande empecilho para jogar Clash Royale. São muitos os jogadores que lançam logo todos os ataques sem saber direito qual o deck do adversário. Assim, é fácil tomar um “counter” e ficar com menos elixir que o oponente. Quem joga assim, sem qualquer estratégia, como resultado, fica sempre “atrás” na “curva” de elixir, algo que os estrangeiros chamam de “tempo”.

Querer liquidar logo a partida só vale quando o seu deck é agressivo (aggro) e o combo já veio na mão inicial. Aí sim, vale a pena partir logo para o ataque, mesmo sem saber qual o deck do adversário.

– Fique atento às duas “lanes” do jogo

É muito comum, os jogadores colocarem pressão em uma lane, conseguir derrubar uma torre, mas ficar insistindo naquela lane e ignorar completamente o outro lado do campo de batalha. A coisa piora quando você esgota o seu elixir, e o adversário vai segurando o jogo com um gasto menor de elixir.

Também é preciso ficar atento ao deck do adversário, caso ele tenha cartas de finalização como Foguete, Barril e Bola de fogo. Já vi muitas partidas serem perdidas por que o jogador fica tentando matar a Torre do Rei e termina perdendo de 2 a 1 ou pior, 3 a 1.

clash-royale-duas-lanes

Então ficar concentrando sua estratégia em apenas uma lane é falho por dois motivos: fácil de defender e ainda entrega sua estratégia para o adversário.

– Acostume-se a vencer (e também perder) apenas por uma coroa

Ganhar por três coroas é bom, especialmente se o baú da coroa estiver aberto. Mas ganhar com uma também conta, principalmente para quem vai querer jogar com foco em subir. Porém, a partir de um certo ponto, vai ficar quase impossível ganhar as três coroas.

clash-royale-princesa-mago-nivel-6

O inverso também é verdadeiro. Não há nada de positivo em desistir de uma partida e dar as três coroas para o inimigo. Muitas vezes, você poderia defender, esgotar o elixir do oponente e fazer um contra-ataque de modo a ganhar uma coroa ou até mesmo a partida. Além disso, ficar atrás em uma partida é bom para aprender a se defender, coisa que a Supercell incentiva cada vez mais com os balanceamentos do game.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News