Fim do suporte a 32 Bits no Android: quais soluções já temos!

Saiba como está o fim do suporte a 32 bits no Android e que soluções já existem para contornar o problema.

Há anos, a Google tem incentivado uma mudança gradual em favor de arquiteturas 64 bits no Android. O Android atualmente não avisa os usuários sobre a mudança que terá um impacto avassalador, principalmente para quem curte games.

 

Publicidade

 

Fim do suporte a 32 bits

Existem na realidade dois tipos de fim de suporte a 32 bits em curso:

  1. Fim do suporte a 32 bits para o sistema operacional Android 14 e superiores
  2. Fim do suporte a instruções 32 bits em processadores ARM mais novos

 

Sim, são dois fins de suporte diferentes que terão impacto destruir principalmente para quem curte jogos antigos e até emuladores.

Qualcomm, por exemplo, já confirmou que não vão mais lançar processadores novos com suporte a 32 bits (veja aqui ).

 

Então, a partir de 2024, veremos um divisor de águas no Android. Algo muito positivo em termos de performance, mas que vai deixar muito usuário sem saber “para onde foi aquele jogo”.

 

Ao invés de alertar o usuário sobre a mudança, a Google – mais especificamente a Google Play – simplesmente remove os jogos do aparelho em questão e deixa eles fora da sua vista. No máximo, ela dá um aviso de que o jogo é exclusivo de uma versão antiga do Android:

 

Calma que não é o fim do mundo. Para cada problema, há uma solução!

 

 

Leia também:

 

 

Google Play avisando que o jogo é de uma “versão mais antiga do Android”

Quando isso acontecia, era apenas a Google Play, restringindo o aplicativo a ser instalado. Porém, é possível baixar o APK e ele ainda rodará sem problemas, desde que você esteja no Android 13 ou inferior.

 

Solução:

Essa é uma restrição que costumo dizer que é mais “soft”, ou seja, a Google Play faz uma restrição simples, onde de fato, o jogo ou app ainda é compatível com o Android 13 ou inferior e o Google apenas não gosta que você instale ele.

 

Fim do suporte a 32 bits no Android

Publicidade

O fim de suporte a 32 bits no Android é marcado por ser um encerramento de suporte via software, ou seja, mesmo que o processador contenha suporte a instruções 32 bits, o sistema operacional não vai executá-las.

A partir do Android 14, a Google não irá mais suportar instruções 32 bits. Com isso, o Android 13 é a última versão do sistema operacional a suportar aplicativos e jogos com instruções 32 bits.

 

Solução:

Digamos que você atualizou para o Android 14 e ficou com vários apps e jogos incompatíveis. A solução seria voltar para a ROM anterior ou instalar uma ROM alternativa com Android 13 ou inferior.

 

Fim do suporte a 32 bits em processadores ARM

Esse aqui é um pouco mais sério, ou como diz o ditado, o “buraco é mais embaixo”.

Ao invés de uma restrição via software, temos uma restrição via hardware, ou seja, os processadores mais novos da Qualcomm e Mediatek, simplesmente não terão as instruções 32 bits e com isso, muitos APK vão parar de funcionar ou sequer vão permitir a instalação.

A coisa é tão séria que vai impactar vários emuladores, como por exemplo os emuladores de PC Windows como Mobox, Exagear e outros. Muitos games antigos de PC que são emulados nesses emuladores vão deixar de funcionar.

 

Solução:

Calma que nesse caso, os magos da emulação ainda podem fazer suas mágicas, porém, entraremos em uma estágio onde será preciso que essa compatibilidade seja retrabalhada.

 

Como por exemplo, o que a Xiaomi fez no Xiaomi 14

O top de linha da marca chinesa usa Snapdragon 8 Gen 3, que não possui instruções de 32 bits. Para resolver esse problema, o Xiaomi 14 vem com uma camada de compatibilidade chamada Tango que “emula” o ambiente 32 bits para APK 32 bits. Mais uma vez é chinês dando aula!

No exemplo acima, é possível ver Flappy Bird antigo, um jogo em 32 bits, rodando no Xiaomi 14.

 

Quais os últimos processadores snapdragon com instruções 32 bits?

Essa é uma pergunta que muitos fãs de emulação que querem testar games nos emuladores que já funcionam querem saber.

Os últimos processadores Snapdragon com instruções 32 bits são os processadores desenvolvidos até 2022 como Snapdragon 8 gen 2, 7+ Gen 2 e outros.  Já no Mediatek o último processador bom para emulação com 32 bits foi o Mediatek Dimensity 8100.

 

Fim da fragmentação no Android?

Para nós que curtimos games antigos, e por antigo falo de games até de 2018 que ficaram incompatíveis com o Android 14, o fim do suporte a 32 bits não será de todo ruim.

Teremos algumas vantagens como:

  • Menor fragmentação do Android – aplicativos terão menos variantes e bugs
  • Maior segurança do Android – o fim do suporte obrigará muitos devs a atualizar seus apps e jogo, trazendo mais segurança ao sistema
  • Maior otimização no celular – Ao utilizar apenas 64 bits, haverá a certeza de que os apps estarão otimizados para utilizar o máximo do smartphone.

Dado que a ARM planeja deixar de oferecer suporte para aplicativos de 32 bits em futuros CPUs móveis. A Apple mudou para suporte exclusivo de 64 bits com o iOS 11 em 2017, e já é hora de o Android seguir o exemplo. Porém como o sistema é aberto, há inúmeras possibilidades e soluções e tudo vai depender das fabricantes e desenvolvedores de ROMs oficiais e alternativas.

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News

Deixe um comentário