Free Fire com problemas? Garena desiste de mapa Kalahari e agiliza mudanças

Já faz um tempo que percebo que algo não vai bem QG da Garena. Além de lançar dezenas de novidades em poucos meses, a produtora do Free Fire volta atrás em várias decisões rapidamente. A mais recente polêmica é a desistência do mapa Kalahari nas partidas ranqueadas.

O mapa Kalahari será removido do modo ranqueado já na próxima mini-atualização no dia 16.

Mapa Kalahari não foi bem recebido pelo público e será removido do modo ranqueado.

– O problema de tantas atualizações

Tudo bem o jogo ter novidades, qualquer game online é encarado como um “serviço” que os desenvolvedores precisam “prestar”, e atualizações sempre devem chegar para deixar os fãs animados.

Mas já reparou que Free Fire tem praticamente um novo personagem vazado ou anunciado por semana? É parceria com ator Indiano, DJ americano (tchau ALOK), skin viking, ator Indonésio e por aí vai.

Publicidade

As novidades são tantas que ficam “atropeladas”. Também fica a impressão que a dedicação é apenas em anunciar skins e novos personagens. O cuidado para deixar o jogo o mais fluído possível fica em segundo plano. Isso sem nem tocar no assunto dos servidores que vira e mexe, apresentam problemas.

Foram tantos campeonatos, tantas lives que o público parece estar ficando “saturado” de tanto Free Fire.

O exagero por novidades tem explicação, e você confere no próximo tópico.

– Perda de interesse do público ou a volta ao “normal”

Para quem entende um pouco de ferramentas de pesquisas, ficou claro que a Garena está tentando aumentar o interesse do público no Free Fire. O game “bombou” durante o auge da pandemia de COVID-19, mais precisamente entre abril e julho. Porém, desde então o interesse do público pelo jogo só cai no Google Trends (Google Trends é uma ferramenta do Google que mede as pesquisas feita no seu sistema de busca).

A queda é natural, afinal, todo o comércio, escolas e entidades estão voltando ao “novo normal”.

Conforme as pessoas vão saindo mais de casa, vão ficando menos tempo de olho no celular. Logo, menos pessoas estão pesquisando sobre Free Fire. Isso está acontecendo com vários outros jogos também.

Gráfico mostra o interesse do público baseado nas pesquisas no Google (Fonte: Google Trends)

Entretanto, a Garena parece querer manter o mesmo “hype” de quanto saiu a atualização com o evento da série da Netflix La Casa de Papel.

Parece que a perda de interessa do público pelo Free Fire viria a qualquer momento. Contudo, vale lembrar que mesmo com interesse em queda, Free Fire ainda é um gigante em popularidade. Superando facilmente qualquer concorrente em território nacional.

– Kalahari (mal chegou e já está de saída)

O mapa do deserto foi cercado de um hype absurdo. Revelado em 2019, Kalahari passou muito tempo em beta. O mapa chegou ao modo clássico em dezembro de 2019 e no modo ranqueado, apenas em junho deste ano.

Ao que tudo indica, o mapa foi muito mal recebido no modo ranqueado. A pressão da comunidade foi tamanha que a Garena resolveu tirar a novidade do modo ranqueado.

Isso jogado um “balde de água fria” em todo o desenvolvimento e estudo de mercado que a Garena colocou neste mapa. Com certeza foram anos de desenvolvimento jogados fora.

Para entender melhor, houve toda uma logistica da Garena para retirar o mapa Bermuda do APK inicial de Free Fire e depois colocá-lo como “baixável”. Tudo para deixar o jogo mais leve. Agora, a empresa vai ter que refazer todo o trabalho.

Muito provavelmente Kalahari vai ficar como um mapa “baixável” que terá pouco público e ficará apenas como “extra” no Free Fire.

A desistência de Kalahari, o mapa do deserto, é um bom exemplo dessa estratégia desastrosa. Agora a Garena terá que lançar mais atualizações para “corrigir o erro” e deixar o mapa Kalahari como algo secundário e focar novamente no mapa Bermuda nas ranqueadas.

O mapa Kalahari já será removido na próxima mini-atualização no dia 16.

Com informações do site Free Fire Mania

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News