Review Genshin Impact – redefinindo os RPGs “gacha”

Genshin Impact foi visto com bastante descrença quando chegou no final de setembro. No seu lançamento, o game de autoria da miHoYo era visto por muita gente como “só mais um” no mar de jogos de RPG online para Android e iOS.

Eu já sabia mais ou menos o que esperar, devido aos testes beta. Contudo, o que chegou foi muito melhor do que o esperado.

Depois de jogar o game por duas semanas, Genshin Impact se revela um impactante RPG que apesar de ser online, foca mais na experiência single player do que no multiplayer.

Descubra por que esse RPG está chamando tanta atenção, em mais um review aqui no Mobile Gamer.

genshin-impact-dragao-stormterror-1024x576 Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Genshin Impact é um RPG impressionante e que vale cada hora do seu gameplay.

– A chegada no gênero mais saturado de todos!

Primeiro vamos dar uma olhada em como estava o cenário de jogos gratuitos de RPG no mobile.

Os RPGs mobile gratuitos para baixar e jogar, ficaram muito acostumados com ciclos rápidos de gameplay, focados em arrancar o máximo de grana do usuário, o mais rápido possível. São jogos que apesar de terem história, não dão a mínima atenção para o seu próprio enredo, e já te empurram para alguma arena PvP (player vs player).

Ciclos rápidos de gameplay é um termo que a gente mesmo inventou para designar aqueles jogos onde a parte central da jogatina é curta. Sabe aqueles jogos com fases curtinhas que duram no máximo 5 minutos? Então, é isso!

Para acelerar esse processo (de te arrancar dinheiro) e levar o jogador para o “paywall”, os desenvolvedores usam e abusam de métodos para deixar o jogo o mais “automatizado” possível. Criou-se até um subgênero, os jogos que são “second screen” (segunda tela). Games para jogar sem precisar de muita atenção, apenas tocando nas opções automáticas. Tudo para acelerar a jogatina e levar o gamer direto para as compras embutidas com chances aleatórias.

blade-2-android Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Você lembra de como o modo automático destruiu o hype de Blade 2?

Também virou um padrão na indústria, o foco em jogos mobile com muitos personagens para colecionar, os “Gacha Games”. O termo vem das máquinas de bonequinhos no Japão, nas quais o usuário dá o dinheiro, mas não sabe exatamente qual bonequinho está comprando.

A união dessas duas coisas, jogos “automáticos” e “Gacha games”, transformou os RPG gratuitos em um câncer no mobile. Muitos títulos focados em ciclos de diversão rápida e em te jogar direto para compras embutidas.

Final-Fantasy-Brave-Evxius-Global-Android-1-horz Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Pergunta óbvia, por que todo jogo gacha é cheio de personagens? Na imagem, Final Fantasy Brave Exvius.

Dezenas de jogos assim são lançados semanalmente na Google Play e App Store, e isso fez com que o gênero “RPG gratuito e online” seja um dos mais saturados da plataforma mobile.

Quase ninguém tinha mais saco para um novo RPG gratuito.

Isso até Genshin Impact chegar…

– Redefinindo (ou melhor, resgatando) o gênero RPG Online

O game produzido pela miHoYo ainda é um “gacha”, isso é fato! Mas Genshin Impact resgata boa parte da diversão perdida graças aos métodos “automáticos”.

Para começo de conversa, nada no jogo é automático. Nada!

O jogador precisa tomar cada decisão e procurar cada quest e isso faz uma enorme diferença na experiência do jogo.

Ironicamente, Genshin Impact se parece com os MMORPGs antigos. Games antigos de PC em que o jogador tinha que fazer todas as ações e isso prendia atenção o máximo possível.

genshin-impact-download-pc-requisitos-minimos-1024x576 Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"

Quantos jogos foram estragados por terem o seu processo de “degustação” acelerado? Tudo por que o estúdio queria lucrar o mais rápido possível.

Genshin vai na contramão dos RPGs mobile atuais. Ele parece mais um RPG clássico de Lan house, do que as versões mobile de Linage 2 e Ragnarok por exemplo.

Genshin Impact se abre para o jogador e o deixa explorar à vontade. Um mundo aberto de verdade, cheio de segredos e enredos, com muitas histórias secundárias.

Bom, vamos falar mais de Genshin Impact.

– A história de Genshin Impact

A história de Genshin Impact começa com o combate de dois irmãos gêmeos: Aether (o garoto) e Lumine (a garota). Eles estão enfrentando uma adversária poderosa que parece uma deusa de outro mundo. Essa deusa consegue facilmente subjugar os irmãos e bani um deles para o mundo de Teyvat. Essa parte introdutória é cheia de mistérios e pouca coisa se sabe sobre os viajantes e sua antagonista.

genshin-impact-1024x512 Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Você sabia que o nome verdadeiro dos protagonistas de Genshin Impact são Aether (o garoto) e Lumine (a garota) certo?

A história começa mesmo quando um dos irmãos chega a Teyvat. Neste mundo fantástico, há várias cidades e localizações que são devotos de cada Deus Elemental. No começo do game somos apresentados a cidade de Mondstadt que cultua Anemo (Deus dos ventos). Mas no momento, esse local está passando por uma terrível provação. Um dragão chamado Stormterror está aterrorizando a cidade. Parece que ele tem alguma relação com o Deus dos ventos.

genshin-impact-2 Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Não vai falar de mim não?

A medida que jogamos, somos apresentados aos personagens do game, incluindo a fofíssima Paimon. Vários deles são jogáveis e podem ser coletados através dos “banners”.

O mundo de Teyvat é sempre muito interessante. Além da quest principal, o jogador pode encarar desafios secundários, propostos por NPCs espalhados pelo game. Alguns desses desafios vão além do “vá até o ponto A matar monstros”.

genshin-impact-ignorante-calma Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
NPC Pistola! Calma rapaz!

Essa é justamente a parte que mais se destaca em Genshin Impact. Tanto a história principal como o “worldbuilding” são muito interessantes. A criação do mundo se destaca ainda mais por ser muito bem encaixada ao gameplay. O jogador realmente se sente impelido a explorar esse mundo e descobrir os seus segredos. A imersão é imediata, se prepare para passar dias jogando esse game e pensando em arranjar um tempinho pra jogar para poder “explorar mais”.

– Um RPG Offline disfarçado de online (e vice-versa)

Quando chega na parte da jogabilidade, Genshin Impact é muito diferente dos RPGs mobile tradicionais. O game aposta alto na sua exploração e no seu sistema de combate que é focado na ação frenética. Conforme você avança, os combates com inimigos maiores vão ficando mais difíceis e frenéticos. Tanto que chega ao ponto de ficar complicado para jogar em telas touch. Espero que em algum momento, os desenvolvedores liberem o suporte a controles no Android (esse suporte já existe no PC).

O combate será determinado pelo personagem escolhido. Cada personagem possui ataques e habilidades. Alguns atacam a distância, outros corpo a corpo. O game conta com uma grande variedade de personagens: espadachins, cavaleiros, caçadores, magos, sacerdotes e muito mais. Ao todo são 20 personagens jogáveis apenas no prólogo.

genshin-impact-mundo-aberto Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Mundo aberto de verdade.

Um dos elementos inovadores de Genshin Impact é a capacidade de alternar entre personagens a qualquer momento das batalhas. O jogador monta uma equipe de 4 personagens e pode alterar entre eles instantaneamente. E isso faz parte da principal mecânica de combate, os combos elementais.

Cada personagem, assim como os inimigos, possui estados elementais (pedra, fogo, água, eletricidade, planta, gelo e vento). Ao combinar golpes de diferentes elementos, o jogador cria combos que dão status negativo ou positivo, dependendo do combo. Isso é essencial conforme se avança no jogo, pois os inimigos ficam mais difíceis à medida que seus personagens ficam mais fortes.

Tudo isso faz a gente imaginar que Genshin Impact foi desenvolvido inicialmente para ser um RPG offline, e depois o modo online foi incluído.

Publicidade

Mas ao contrário do que todo pensa, não há desinteresse do estúdio pelo modo online. Ele apenas não é tão ganancioso e safado como sãos os modos de outros RPG Online e MMOs.

O modo online em Genshin Impact pode parecer discreto à primeira vista, mas ele será essencial no futuro, pois quanto mais se avança nas entranhas do mundo de Teyvat, mais o game fica difícil para o jogador “free to play” (aquele que não vai gastar muito $$).

Pelo menos até o momento, o interesse da miHoYo é que você jogue com seus amigos e explore Teyvat. No lançamento, apenas  duas áreas das sete planejadas estavam disponíveis. Em outras palavras, a produtora tem pelo menos um ano em atualizações guardado na gaveta. Ele vai lançar as atualizações de forma programada de modo que a maioria dos jogadores possa aproveitar o game sem precisar “rushar”.

– Visual inacreditável no mobile

Nem preciso destacar que Genshin Impact é um dos jogos mais bonitos de 2020. Ele até apareceu na nossa lista de jogos mais pesados do mobile em 2020. Confira aqui.

O game pode passar como “OK, é bonitinho”, nas plataformas PC e PlayStation 4. Mas no mobile, ele é deslumbrante. Bonito demais.

Não há port, a versão mobile é a mesma de PC e PS4. É o mesmo jogo em tamanho, texturas e modelagem dos personagens.

Porém, para curtir todo esse visual, é preciso ter pelo menos um dispositivo intermediário recente ou top de linha antigo (2017 em diante). Felizmente, mesmo com os gráficos na configuração mais baixa, Genshin Impact ainda surpreende.

genshin-impact-graficos Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Todas as cenas não interativas são feitas utilizando a própria engine do jogo. Unreal? Não é Unity galera!

– As semelhanças com The Legend of Zelda Breath of the Wild

Não podia deixar de comentar as semelhanças “incríveis” de Genshin Impact com The Legend of Zelda: Breath of the Wild. É óbvio que a miHoYo se inspirou fortemente no clássico game do Nintendo Wii U e Switch.

Das mecânicas de exploração como escalar e planar, até combates e cozinhar. Tudo é muito “inspirado” em Breath of the Wild.

Veja um exemplo das “semelhanças” no vídeo abaixo.

Comparativa de mecánicas entre The Legend of Zelda Breath of the Wild y Genshin Impact.Es indudable las similitudes entre ambos juegos, pero a mi no me molesta ni lo mas mínimo y quiero jugar la version de Nintendo Switch.Nota: Genshin Impact es un Action-RPG.

Posted by The Hyrule Fantasy on Saturday, October 10, 2020

O combate é bom, mas calma lá no hype antes de comparar com Breath of the Wild. Apesar dos gráficos e mecânicas de exploração parecidos, é justamente nos combates que as diferenças aparecem.

Genshin Impact não possui chefões elaborados, múltiplos estágios e leve design primoroso de Breath of the Wild. Quando você encara dungeons e abismos, tudo fica muito simples e denuncia o padrão “RPG Online” de Genshin. Os inimigos são simples e focados no “leveling”. Só é difícil por que seu nível no baixo. Depois, vira “mamão com açúcar”.

Talvez isso melhore no futuro, mas o “leveling” do game é muito aparente. Mais uma coisa que mostra que Genshin Impact é um RPG e não um jogo de aventura.

– De Otakus para Otakus

A miHoYo tem como principal leva “Otakus Tech Save the World” (uma tradução livre: Otakus tech salvam o mundo). Isso não é à toa. Genshin Impact, e também seu jogo irmão Honkai Impact, são games pensados para atender ao público fã de animação e cultura pop japonesa.

genshin-impact-dublagem Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Dublagem japonesa de Genshin Impact é um show à parte.

A trilha sonora do game é um show à parte, muito bem orquestrada. Há três dublagens no jogo: inglês, chinês e japonês. A dublagem japonesa é recomendação certa para os otakus de plantão. A miHoYo escolheu a dedo os dubladores que são conhecidos de animes famosos como: Berserk, Fruits Basket, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, JoJo’s Bizarre Adventure: Golden Wind e muitos outros.

– Não se empolgue, Genshin Impact ainda é um “gacha”

Apesar de muitas pessoas afirmarem que Genshin Impact é o equilíbrio perfeito entre grátis e pago, na realidade, essa afirmação só estaria correta se o jogo tivesse um sistema rotativo para comprar os personagens (como as skins de Fortnite).

O fato do jogo possuir chances aleatórias ainda é algo que pesa indiscutivelmente na avaliação final. Vale lembrar que os personagens não são meramente cosméticos. Para evoluir bem um personagem, é preciso ganhar ele novamente via sorteio das invocações.

genshin-impact-meme Review Genshin Impact - redefinindo os RPGs "gacha"
Achou que iria upar o dia todo sem gastar nada? Achou errado!

As chances aleatórias de tirar um personagem em Genshin Impact podem chegar na ordem de incríveis 0.06%!  O que ainda torna ele um gacha “bem do safado”, se me permitem a expressão.

No começo, “tudo parece lindo”, e a intenção do estúdio é essa. Depois de chegar no rank 25 de aventura, algo que demora bastante, é que o jogador vai começar a perceber como o jogo tenta limitar sua experiência para que você pague para evoluir da mesma forma que estava evoluindo.

Vale lembrar que Genshin Impact ainda está no começo do seu conteúdo, Foram aberta apenas 2 áreas das 7 esperadas no game. Então pode ser que chegar até o final dessa jornada seja algo longe, tediante que vá exigir muitas indas e vindas em abismos bem repetitivos. Está achando ruim a limitação de resinas? Bem-vindo ao mundo gacha amigo.

– Veredito

Genshin Impact é revigorante. Um dos melhores lançamentos de 2020 nos celulares. Um belo estudo de caso que mostra que a construção do mundo, e de como tornar ele interessante, é algo mais importante que soluções apelativas e que tentam só distrair ao invés de divertir.

Apesar dos elementos gacha, Genshin Impact é uma aventura fofinha e cheia de carisma. Seu gameplay vale muito a pena. Mesmo que você esbarre com um “paywall” (como as resinas que limitam seu “farm”),  horas gastas gratuitamente já compensam o investimento de tempo e espaço do seu querido celular.

Mas fica a impressão de que ele foi primeiro desenvolvido para ser apenas um jogo offline e depois encaixado em um modelo de distribuição free to play. Seria ótimo que ele tivesse um sistema de compras rotativo de itens (como em Fortnite) ao invés de chances aleatórias.

Genshin Impact sabe esconder seus elementos gacha nas primeiras horas de jogatina. Contudo, é preciso ficar atento ao futuro do game, que pode destruir a boa impressão inicial.

+ Prós

  • Mundo aberto de verdade
  • Sem modo automático
  • Tradução para o português e suporte a controles Bluetooth

– Contras

  • Gacha!

Baixar na App Store (iPhone)

Baixar na Google  Play (Android)

Desenvolvedora: miHoYo Limited
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.0  / iOS 9.0
Idioma: Português  | Tamanho: 8 GB

  • 8/10
    Jogabilidade - 8/10
  • 10/10
    Gráficos - 10/10
  • 10/10
    Áudio - 10/10
  • 6/10
    Diversão - 6/10
8.5/10

8.5

Publicidade