Um dos assuntos que surpreendeu os gamers de celular essa semana foi o anúncio do fechamento dos servidores de Durango. O jogo será encerrado em dezembro de 2019.
Agora vem à tona novos detalhes sobre esse grande fracasso comercial dos games mobile. Uma prova de que hype não sustenta jogo algum. Mesmo quando ele é muito bom, como era o caso de Durango.
Durango lançado globalmente em maio deste ano, mas já estava dando prejuízo apenas 3 meses depois. Com um agravante, o game foi um fracasso comercial até no seu país de origem, a Coreia do Sul.
Por que a Nexon decidiu acabar com Durango?
Existem muito motivos para o fechamento dos servidores de um jogo online. No caso de Durango, a “falência” está diretamente ligada a quantidade de grana que o jogo gerou.
A estrutura montada pela Nexon era imaginada para abrigar milhões de jogadores online. Mas ficou insustentável pois o game gerava pouco dinheiro.
Segundo estimativas do site Sensor Tower, Durango já estava dando prejuízo 3 meses após o seu lançamento no ocidente.
Contudo é impressionante também a queda vertiginosa no oriente. Na Coreia do Sul, principal celeiro do game, onde Durango foi lançado um ano antes. A queda foi uma coisa astronômica.
Durango rendia, na Coreia do Sul, por volta de US$ 10 milhões de dólares (algo como R$ 41 milhões de reais). Um ano e meio depois, ele rendia menos de US$ 300 mil dólares (algo como R$ 1,2 milhões de reais).
Durango deixa muitos jogadores órfãos
Por volta de agosto de 2019, a Nexon já estava determinada a “matar” o jogo. Embora a quantidade de downloads e jogadores sejam significativos, o game não atingiu as expectativas da Nexon e dos seus acionistas.
Parece que a Nexon esperava que o jogo ultrapassasse a marca dos 10 milhões de downloads na Google Play facilmente. O que não aconteceu.
Mas suspeito que Durango seja aquele tipo de jogo que é muito bom para o jogador dedicado. Talvez esse tenha sido o “problema”. Ser um game que não é apelativo demais na monetização.
Fonte: DroidGamers