Durango “faliu” três meses após lançamento no ocidente

Durango-android-iphone Durango "faliu" três meses após lançamento no ocidente

Um dos assuntos que surpreendeu os gamers de celular essa semana foi o anúncio do fechamento dos servidores de Durango. O jogo será encerrado em dezembro de 2019.

Agora vem à tona novos detalhes sobre esse grande fracasso comercial dos games mobile. Uma prova de que hype não sustenta jogo algum. Mesmo quando ele é muito bom, como era o caso de Durango.

Durango lançado globalmente em maio deste ano, mas já estava dando prejuízo apenas 3 meses depois. Com um agravante, o game foi um fracasso comercial até no seu país de origem, a Coreia do Sul.

Por que a Nexon decidiu acabar com Durango?

Existem muito motivos para o fechamento dos servidores de um jogo online. No caso de Durango, a “falência” está diretamente ligada a quantidade de grana que o jogo gerou.

A estrutura montada pela Nexon era imaginada para abrigar milhões de jogadores online. Mas ficou insustentável pois o game gerava pouco dinheiro.

Segundo estimativas do site Sensor Tower, Durango já estava dando prejuízo 3 meses após o seu lançamento no ocidente.

Contudo é impressionante também a queda vertiginosa no oriente. Na Coreia do Sul, principal celeiro do game, onde Durango foi lançado um ano antes. A queda foi uma coisa astronômica.

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Durango rendia, na Coreia do Sul, por volta de US$ 10 milhões de dólares (algo como R$ 41 milhões de reais). Um ano e meio depois, ele rendia menos de US$ 300 mil dólares (algo como R$ 1,2 milhões de reais).

Durango deixa muitos jogadores órfãos

Por volta de agosto de 2019,  a Nexon já estava determinada a “matar” o jogo. Embora a quantidade de downloads e jogadores sejam significativos, o game não atingiu as expectativas da Nexon e dos seus acionistas.

Parece que a Nexon esperava que o jogo ultrapassasse a marca dos 10 milhões de downloads na Google Play facilmente. O que não aconteceu.

Mas suspeito que Durango seja aquele tipo de jogo que é muito bom para o jogador dedicado. Talvez esse tenha sido o “problema”. Ser um game que não é apelativo demais na monetização.

Fonte: DroidGamers

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