Review: Swordigo (Android, iPhone e iPad)

Swordigo é um clássico jogo de ação em 3D com jogabilidade 2D que mescla elementos de plataforma e RPG. Mais do que isso, é uma obra-prima da simplicidade. O game foi originalmente lançado para Android e iOS em 2012. Já comentamos sobre ele em nosso post de jogos grátis, mas nunca dedicamos um artigo de opinião sobre esse grande game.

Lançado pela Touch Foo como um jogo gratuito para baixar e jogar, Swordigo é um game de rolamento lateral com elementos de jogos como Zelda II: The Adventure of Link, Metroid, and Castlevania: Symphony of the Night

O jogador assume o papel de um jovem garoto, aprendiz de espadachim. Sua missão será seguir os passos do seu mentor, que perdeu a luta para o mal, mas deixou uma missão que deve ser completada pelo jovem.

Publicidade

O visual de Swordigo remonta ao ano de 2012. Apesar de básico para os dias atuais, os gráficos do game são condizentes com a realidade dos aparelhos intermediários daquele ano. Gráficos em 3D simples, mas funcionais.

A interface é simples, mas os cenários são cheios de caminhos e interligações.

– Comandos perfeitos

Swordigo segue a fórmula de jogos clássicos. Fórmula essa que ironicamente, muita gente vai identificar em jogos que foram lançados posteriormente a Swordigo. Quer exemplos? Sword of Xolan.

Com o conjunto básico de comandos para movimentar o personagem, Swordigo traz controles precisos e uma jogabilidade que vai depender da habilidade do jogador. Alguns desafios são fáceis, outros não. Mas comandar o personagem apenas pela tela touch não é nenhum incomodo, mesmo para jogadores experientes.

Batalhas contra chefões começam monótonas, mas depois ficam emocionantes.

O protagonista começa com apenas uma espada de madeira e uma magia fraca. Conforme o jogador avança, será possível desbloquear armas, armaduras e magias que permitem acessar novos cenários. “Ah mais aposto que tudo isso é pago”… Errado! Tudo que você irá comprar no jogo, depende apenas de cristais espalhados pelo cenário. Nada em Swordigo é absurdamente caro.

– Simplicidade que deveria ser regra nos games para Android

Não há compras embutidas exorbitantes. Há apenas uma compra para retirar os anúncios, para adquirir um guia de objetivos (a bússola) e uma última compra para dobrar a quantidade de cristais ganhos. Cada compra custa míseros R$ 4,57 reais, e desabilita os anúncios. A publicidade presente no jogo é a menos intrusiva possível. De fato, as propagandas não aparecem na maior parte do tempo.

Game ainda possui puzzles de física interessantes.

O grandes destaque do game é o design de fases. Os estágios são interligados e cheios de caminhos. O que começa simples e bobo, depois virá um mapa gigante. Nesse mundo de Swordigo é preciso acessar portais para poder passear melhor entre os cenários e descobrir todos os segredos (e não são poucos).

– Swordigo NÃO é só mais um jogo para Android

Esse não é só mais um jogo para Android, ele é uma aula de game design. O visual simples, contrasta com um desafio bem bolado. As fases são muito bem construídas e um convite para a exploração.

Nada no jogo é óbvio (a não ser que você compre a bússola). Demora um pouco para descobrir para onde ir exatamente. Em Swordigo, é possível encontrar vários caminhos que levam a várias fases diferentes. O game não se resume a ir para a direita.

DETONADO DO JOGO SWORDIGO NO YOUTUBE

– Clássico do “Boca a Boca”

Swordigo fez sucesso no Android e iOS sem qualquer tipo de mega produção de marketing ou ajuda das gigantes da Tecnologia. A qualidade do game foi espalhada na boa e velha propraganda do Boca a Boca. Os usuários iam espalhando a novidade em fóruns e rapidamente o jogo estava entre os mais baixados.

Por não ser um jogo casual –  mais parece um game de console – o game nunca permaneceu no topo de nenhuma das lojas, mas figura fácil entre os jogos recentes mais memoráveis da plataforma mobile.

– Conclusão

Um jogo verdadeiramente grátis que chama atenção pela qualidade da jogabilidade. Não ligue para o visual simples e texturas ruins. O grande destaque de Swordigo é a sensação de aventura à moda antiga. Algo que faz falta nos jogos atuais. Bem que poderia acontecer um Swordigo 2. Tudo vai depender da produtora Touch foo.

+Prós

  • Bom design de fases
  • Controles simples
  • Muitas fases para explorar
  • Verdadeiramente gratuito

-Contras

  • Gráficos abaixo da média

[wp-review]

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News