Apple deu uma RASTEIRA na Epic bem à moda antiga

Lembra do caso Apple x Fortnite, jogo da Epic Games. Que muitos comemoraram antecipadamente que a Apple iria se render?

Eu avisei! Conhecendo a “Apple das antigas”, ou seja, uma empresa nada “boazinha”, eu sabia que ela iria dar o troco em breve. E deu!

 

Publicidade

Como a Apple deu o troco na Epic?

Embora a Apple tenha concordado em fornecer meios que os usuários possam instalar apps de fora da App Store na Europa, a empresa ainda tem uma carta na manga: as contas de desenvolvedor de iOS.

Pois bem, ontem (6), a Apple baniu a conta de desenvolvedor da Epic na Suíça. Com isso, não poderá mais possível publicar jogos e aplicativos para iOS, mesmo fora da App Store. Vale lembrar que as contas de desenvolvedor são “conectadas” na Europa, então é provável que as outras tenham sido banidas também.

A informação veio através da própria Epic Games que confirmou que a Apple eliminou sua conta de desenvolvedor do ecossistema iOS. Segundo a Epic, os advogados da Apple enviaram um documento informando sobre o banimento da conta.

 

Nem preciso dizer que por muito menos Tim Sweeney, CEO da Epic,  foi fazer o que sempre faz no Twitter, chorar:

“Ao eliminar a conta de desenvolvedor da Epic, a Apple está removendo um de seus maiores competidores em potencial na App Store. Eles estão minando nossa habilidade de se tornar um competidor viável e estão mostrando aos demais desenvolvedores o que acontece quando você tenta competir com eles ou revela suas práticas injustas.”

 

Mas aí o Tim não contava, é que agora ele teria um rival à altura para prontamente responder suas afirmações.

O Vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller prontamente respondeu através de uma carta direcionada à imprensa:

“No passado, a Epic entrou em acordo com a Apple e depois o quebrou. Vocês também foram testemunhas que a Epic deliberadamente viola as regras da plataforma, para ganhar o debate e ter vantagem financeira. Mais recentemente, eles descreveram nosso acordo com o DMA como ‘lixo total’ e ‘show de horrores’. Desde então, eles têm reclamado sobre o que chamam de ‘taxas da Apple’ e ‘cobranças lixosas’ ”

 

Phil Schiller até chamou o que Tim Sweeney faz de “criticismo colorido”. Ainda segundo Phill, a Epic Suíça “não pretendia seguir as regras” e que isso acarretaria em “outra brecha provocativa e ameaça a integridade da plataforma iOS, assim como a segurança e privacidade dos usuários”.

Segundo a Apple, o embasamento jurídico para encerrar a conta da Epic se baseia na sentença de setembro de 2021 que resultou do litígio da Epic contra a Apple. Este julgamento declarou que “a Apple tem o direito contratual de rescindir seu DPLA com qualquer ou todas as subsidiárias, afiliadas e/ou outras entidades de propriedade integral da Epic Games sob o controle da Epic Games a qualquer momento e a critério exclusivo da Apple“.

A Apple observou, também, que a Epic Games Suécia celebrou o Contrato de Licença do Programa de Desenvolvedores da Apple por meio de um acordo click-through, que não envolveu qualquer revisão executiva por parte da Apple naquele momento.

 

Reguladores na Europa querem detalhes sobre o banimento da conta de desenvolvedor da Epic

Reguladores antitruste da Europa solicitaram a Apple uma explicação do impedimento da Epic Games de lançar seu próprio mercado online em iPhones e iPads na Europa e se isso viola as regras tecnológicas da UE.

 

Com informações de: TechCrunch e Reuters

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News