Sonic Dream Team é um jogo mobile a moda antiga (Review)

Sonic Dream Team reforça a presença do amado personagem no mobile, em uma aventura curta, mas divertida. 

 

Sonic Dream Team é exclusivo para Apple Arcade.

 

Talvez o fã de Sonic não saiba, mas o ouriço azul considera o celular como sua segunda casa.

Publicidade

Desde a época do Sonic Café, lançado em 2001, o ouriço mais rápido do mundo dos games sempre marcou presença nos celulares seja com ports ou jogos exclusivos.

Sonic Jump, Sonic N, Sonic 4, Sonic Dash, Sonic Runners, a lista é imensa, são inúmeros jogos diferenciados que chegaram à plataforma mobile e marcaram os jogadores.

Sonic Dream Team chega trazendo aquela sensação de jogo mobile das antigas. Uma aventura curta, de até 2 horas, mas com uma história, muitos coletáveis e uma diversão direta.

 

Aventura colorida e casual

Fazia tempo que Sonic merecia um jogo assim. O personagem e sua trupe possuem vários jogos mobile de sucesso, mas a grande maioria deles são jogos com compras embutidas.

Não fosse os esforços de empresas como Netflix, Google  e Apple com seus serviços de assinatura, jamais veríamos um jogo assim lançado novamente no modelo tradicional, ou seja pago.

Criado pelo estúdio Hardlight, Sonic Dream Team é um jogo de plataforma 3D que mescla momentos de muita velocidade com exploração de ambiente.

Dream Team pega emprestado elementos de Sonic Frontiers e Forces e os combina em uma aventura mais colorida e casual, ideal para crianças de todas as idades.

Gameplay de Sonic Dream Team:

 

Sonic Dream Team – Especificações e requisitos para jogar

Sonic Dream Team é exclusivo do serviço de jogos por assinatura Apple Arcade, e está disponível apenas para iPhone, iPad, Mac e Apple TV.

O game é bastante leve e funciona sem problemas até mesmo em iPhones muito antigos como iPhone 8.

No iPad Air com M1 o jogo roda na resolução 2360×1640 pixels a 60 FPS constante.

Sonic Dream Team – Especificações:

  • Requer: iOS 13 ou superior
  • Tamanho: 1.5 GB
  • Duração: de 1 a 2 horas

Link do jogo na App Store: https://apps.apple.com/br/app/sonic-dream-team/id1609094795

 

 

Enredo

Em Sonic Dream Team, os personagens são levados por Dr. Eggman para o mundo dos sonhos, através do uso de um dispositivo chamado Reverie. Nesse lugar, eles conhecem Ariem, a guardiã dos sonhos.

A turma do Sonic então vai se unir com essa nova personagem para deter os planos do Dr. Eggman. Para isso, é claro, devemos passear por vários cenários, coletando orbs e enfrentando inimigos.

Publicidade

Com uma bela cena de abertura e cinemáticas explicativas, o jogo tece sua narrativa de maneira simples e direta, com bons diálogos dublados e interação (e farpas) entre os personagens.

A história é simples e fácil de entender, o que demonstra que diferente dos jogos para consoles, que buscam uma audiência maior, Sonic Dream Team, foca no público infantil e isso ficará mais evidente quando falarmos da jogabilidade.

 

 

Jogabilidade

Como é a jogabilidade de Sonic Dream Team?

Um dos grandes medos dos fãs de Sonic é o fato do jogo ser exclusivo para iOS e de perderem uma grande aventura.

Fãs de Sonic fiquem tranquilos, Sonic Dream Team é uma aventura curta e esquecível, mas que diverte mesmo assim.

Dream Team pega emprestada as ideias de Sonic Frontiers, e as empresa em uma escala menor e mais direcionada ao público infantil. É um jogo fácil, para “platinar” em uma tarde.

 

As fases são curtas com cenários pequenos e interconectados por trilhos.

Os personagens possuem dois comandos básicos: Saltar e um “turbo”, usado para o “homing attack” (ataque direcionado)  que o fã de Sonic provavelmente já sabe como funciona.

Para quem não conhece, o “homing attack”, introduzido lá em Sonic 3D Blast e aprimorado ao longo dos Sonic Adventure, é um ataque teleguiado que pode ser usado para atacar inimigos ou alcançar objetos para interação como plataformas para ganhar impulso no estilo “pinball”.

Esse ataque direcionado, no entanto, pode ser configurado também para o botão de salto.

Sobre o jogo ser direcionado para crianças, ele é indicado até para os muito pequenos. No menu de acessibilidade é possível até habilitar uma invencibilidade e é possível diminuir a velocidade do game.

 

Gráficos

Sonic Dream Team é levíssimo e muito provavelmente nem vai esquentar o seu iPhone ou iPad. O game conta com a opção de diminuir os gráficos

Joguei Sonic Dream Team em um iPad Air de 5ª geração com chip M1 e o dispositivo sequer esquentou.

O visual é leve e colorido, feito para agradar mesmo a criançada. O jogo é tão colorido, com uma saturação tão alta que tive até que diminuir isso na placa de captura.

Enfim, Sonic Dream Team esbanja cores, mas sem exigir muito do seu aparelho.

 

Veredito

Sonic Dream Team é uma aventura simples e não tão marcante. A história daria até um episódio animado, contudo, a jogabilidade oferece apenas  um “gostinho” do que um jogo maior poderia ser.

Nota: 7/10

7.0 TOTAL SCORE

Sonic Dream Team é uma aventura simples e não tão marcante. A história daria até um episódio animado, contudo, a jogabilidade oferece apenas  um “gostinho” do que um jogo maior poderia ser.


Nota 7
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News