Nem Anitta salva o Free Fire, jogo está em queda no Brasil

Faz quanto tempo que Free Fire não está mais no 1º lugar de downloads no Brasil? O Battle Royale da Garena já perdeu também a primeira posição no APK Pure.

Parece que o fã brasileiro de games mobile cansou do Free Fire. Depois de várias decisões erradas por parte da Garena, a impressão que fica é que o público mais jovem já se cansou do game.

A mais recente tentativa de chamar os jogadores de volta é a parceria com a cantora Anitta. Algo que já foi feito no passado, mas dessa vez retorna na forma de uma personagem para o game mobile.

Anitta chega ao Free Fire de novo, mas dessa vez como personagem jogável. Foto: Divulgação.

Vai funcionar? Ninguém sabe.

Publicidade

Atualmente, Free Fire está em 9º lugar no top downloads gratuitos da Google Play, e não há mais previsão de inovação como mapas novos ou novos modos.

Já faz um bom tempo que Free Fire não está nem no top 5 de jogos mais baixados na Google Play do Brasil. (Foto: Google Play / Reprodução)

Aqui vale um adendo. Estamos falando do jogo e sua audiência no Brasil. Free Fire segue com bons números ao redor do mundo.

Confira uma série de fatores que podem estar contribuindo para a derrocada de Free Fire.

A falta de tato com o jogador de PC

Um dos fatores que mais colaborou para o momento ruim do Free Fire na atualidade foi a falta de tato da Garena com o jogador de PC.

O que se pensava ser a solução para a polêmica “emuladores x mobile”, se tornou um problema gigantesco.

A Garena não calculou muito bem a força e peso da comunidade de jogadores de PC.

Garena esnobou os jogadores de PC e pagou um preço caro.

A empresa nunca lançou uma versão nativa para quem joga no computador. Isso sem sombra de dúvidas se mostrou uma decisão burra e completamente equivocada.

Até mesmo estúdios pequenos sabem que os influencers e streamers preferem jogar no computador. Basta ver o exemplo de Stumble Guys, game que está justamente tomando o lugar de Free Fire na cabeça dos mais jovens. Assim que o jogo começou a fazer sucesso, a Kitka Games lançou a versão para Windows.

Lançar uma versão para computadores com Windows seria um passo básico, pois garantiria a separação justa de “emulador x mobile”, e ainda conquistaria uma boa base de clientes.

Eventos se resumem e skins e personagens

Já deu pra sacar no que se resume um “evento” do Free Fire né?

Cadê a inovação Garena?

Você lembra de como era divertido os eventos de Páscoa como “caça aos ovos”, ou da empolgação com novos mapas e modos chegando ao Free Fire?

Hoje em dia Free Fire se resume a skins e personagens.

Show do Travis Scott no Fortnite. Foto: Divulgação.

A Garena adicionou a opção de combinar personagens, uma ideia interessante, mas com um motivo bem escuso por trás: vender mais personagens.

Nem preciso lembrar de eventos simplesmente épicos que acontecem em outros games. Quem lembra do Show do Rapper Travis Scott no Fortnite?

Quando a Garena anunciou que haveria “show” da popular banda de Kpop BTS no Free Fire, todos pensavam em algo assim.

O tal show, nem aconteceu no game. Foi algo risível e motivo de vergonha alheia até para os fãs de Kpop.

O tão show do BTS no Free Fire nem foi show nem foi dentro do jogo. Foto: Youtube / reprodução.

Influencer cansaram do jogo

O primeiro sinal de que um game está perdendo audiência é a capacidade do mesmo de perder influenciadores e streamers.

Para um jogo pago, tudo bem, após o lançamento, qualquer título “esfria” mesmo. Mas jogos que são “serviço” como o Free Fire, isso é simplesmente um desastre.

Victor Augusto “Coringa” é um dos streamers mais famosos que abandonou o Free Fire. Foto: Youtube / reprodução.

Free Fire perdeu diversos influencers ao longo de 2020 e 2021. Agora em 2022, muitos deles estão pulando para outro jogo mobile: Stumble Guys.

Até mesmo na empoeirada e falida Booyah, plataforma de streaming da Garena, Free Fire já é seguido de perto por jogos como GTA V.

Diversos influencers de Free Fire preferiram arriscar e perderam seu emblema de “Verificado” para jogar outros games.

Uma das matérias mais comentadas nos últimos tempos é essa aqui do site Start do UOL. Na entrevista com o jogador Igor Alan “Gorilla” do Fluxo, ele foi enfático: “Quer virar streamer? Espere o próximo Free Fire”.

Jogos na Nuvem

Não, não é exatamente o que você ou eu pensávamos

O que levou os jogadores de Free Fire para outros jogos não foi o Xcloud o Geforce Now.

Muitos dos jogadores do frifas, foram curtir outros games por causa do Now.gg.

Explico. Desde que a Garena resolveu encrencar com os jogadores de PC, muitos players utilizam várias gambiarras para jogar Free Fire com os amigos no celular. Uma delas é o Now.gg.

O Now.gg é um serviço de jogos na nuvem que permite jogar diversos games para Android. Teoricamente, não era para ser possível jogar Free Fire, mas as pessoas dão “um jeitinho”.

Porém, ao utilizar a plataforma, o que se viu foram jogadores descobrindo novos games. Por exemplo, o já citado Stumble Guys.

Hoje (5), a Microsoft e Epic Games lançaram uma parceria exclusiva que permite jogar Fortnite no celular ou PC, de graça e sem precisar instalar nada. O truque funciona tão bem que parece “bruxaria”.

Concorrentes, antes inacessíveis, agora estão cada vez mais acessíveis aos mais jovens.

Com os concorrentes de Free Fire cada mais próximos do usuário comum, aquele que não possui um smartphone ou pc potente, vai ficar cada vez mais complicado para o famoso frifas, voltar aos dias de glória. Para muitos, esses dias já passaram.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News