Jam.gg, jogue games retrô direto do navegador sem baixar nada

Os serviços de streaming de jogos na nuvem estão bombando. O mais novo deles é o Jam.gg, ele permite que você jogue games retrô como Top Gear, Metal Slug X e King of Fighter 98 direto do navegador, sem precisar baixar nada.

Na realidade, não dá pra dizer que é bem streaming, pois parece que esse serviço oferece uma série de emuladores e roms de forma virtual. Tudo é carregado pelo seu navegador instantaneamente.

Então você deve estar pensando: “não é melhor usar emulador”. Sim, é! Mas a ideia do serviço Jam.gg é justamente o multiplayer online de retrogames, sem precisar baixar e nem configurar nada. Em outras palavras, basta abrir um jogo, criar uma sala e chamar os amigos.

Publicidade

Criado a partir do antigo Piepacker, o Jam.gg estreiou no Brasil hoje (6) e conta com vários jogos como:

  • Top Gear / Top Racer
  • Metal Slug X
  • The King of Fighters ’98
  • Earthworm Jim 2
  • Glover
  • Windjammers
  • Arséne Bomber e muito mais

Segundo a própria Jam.gg novos jogos serão adicionados em breve .

👉 Os melhores emuladores para Android de consoles antigos? Escolha o seu.

O serviço não possui anúncios e nem modo premium, tá tudo de graça lá para jogar. Ao que parece o serviço é experimental e focado no multiplayer online de jogos retrô. É possível criar uma sala e competir com outros jogadores.

Zero pirataria

O catálogo de jogos disponível na Jam.gg é totalmente licenciado através de acordos feitos com, até então, 26 publishers, como Atari, Team17, SNK e também com parcerias diretas com alguns estúdios independentes. Para rodarem em navegadores, todos os títulos são executados em emuladores de código aberto e licenciados pela GPL.

Como jogar jogos retrô direto do navegador do celular?

O Jam.gg, assim como o Fortnite lançado ontem para Xcloud tem um funcionamento muito simples. Basta acessar o site e jogar.

O serviço funciona tanto no Android como no iOS.

  1. Acesso o Jam.gg
  2. Entre com uma conta do (Facebook ou Google)
  3. Abra um jogo e jogue.

É muito simples. Segundo a empresa eles falam que é via streaming, mas a qualidade da imagem é tão boa que desconfio que o serviço envie o emulador + rom direto para o seu dispositivo e eles ficam em algum cache.

Dica: crie um atalho para a tela inicial do seu smartphone, assim a barra de endereço desaparece durante a jogatina.

De toda forma, o Jam.gg é ideal para quem quer um jogo retrô ali rapidinho e não tem nada instalado no celular.

Não é preciso ter controle Bluetooth, mas caso você tenha, basta parear ele antes de entrar no site.

Serviço de retrogames é mais uma opção de jogos na nuvem. Foto: Reprodução.
Também é possível usar o serviço de emulação com o celular “em pé”. Foto: Reprodução.

 

 

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News