O Zepeto está te espionado? Rumor viral deixa usuários em pânico

Nos últimos dias, mais uma moda inútil apareceu entre os adolescentes, o app Zepeto. Uma espécie de Animoji / Miitomo  que permite que usuário crie um versão virtual de si mesmo. Esse tipo de aplicativo ganhou fama. Mas um rumor tem feito os usuários deletarem o aplicativo às pressas: a possibilidade de que o app esteja vigiando seus passos.

O rumor surgiu no Twitter e tem ganhado força nas redes sociais. Mas tudo não passa de um grande boato… ou será que não?

– Mania não tão nova assim

Zepeto, Memoji e outros apps do gênero tem conquistado os usuários que desejam criar versões virtuais fofinhas. Uma espécie de distração boba, que vem lá desde os tempos do Orkut (buddy poke.. lembra?).

Publicidade
Novidade não tão nova assim.

 

O Zepeto tomou as lojas de aplicativos de assalto, figurando entre os apps mais baixados tanto na Google Play, como na App Store. Até mesmo em sites de downloads de APK, ele aparece entre os primeiros.

– O que é o Zepeto?

O app Zepeto é um aplicativo que permite criar uma versão animada em 3D de si mesmo, para usar em salas de bate-papo. Ao invés de construir o personagem, basta tirar uma foto sua, que o app cria a sua versão fofinha digital. Contudo, ainda é possível editar, criando um personagem totalmente diferente do zero.

Depois de criado o personagem é possível tirar fotos dele, encontrar outros zepetos e interagir com outras pessoas. O aplicativo pode ser integrado ao Facebook. Parece que foi a partir daí que as teorias das conspirações começaram.

O aplicativo tem uma enorme base de usuários na Ásia, mas recentemente começou a ganhar um grande número de usuários no ocidente também. No entanto, apesar de tudo parecer divertido, alguns usuários já estão excluindo o aplicativo porque estão se sentindo “vigiados” por ele.

– Estou sendo rastreado?

Apesar de não existir nenhuma evidência de que o app grave a imagem ou áudio do usuário, a verdade é que todo app gratuito (e alguns pagos também), gera um relatório sobre o seu uso.

Na realidade, apps do Google e Facebook já estão rastreando você de forma muito mais “ofensiva” e eficiente que o Zepeto jamais faria.

Basta usar uma vez, que o Mapas saberá todos os seus passos e os informará ao Google.

Caso você tenha usado o Mapas do Google, pelo menos uma vez, verá que ele ativou também o “histórico de localização”. Através dele, o Google sabe exatamente todos os locais onde você andou.

Uma matéria da Fox News de Fevereiro de 2018 é ainda mais aterrorizante e joga mais lenha na fogueira das conspirações. No teste feito pelo repórter norte-americano, um smartphone com aplicativos do Google rastreou o usuário mesmo com o modo avião ativo.

Mas as teorias de conspiração tem ganhado mais força ainda com vídeos recentes do usuário do Youtube Mitchollow. Segundo os testes dele, o Google está sempre “ouvindo” você e quando você ativa a câmera no Chrome, para um hangout, ele observa tudo que é mostrado ali.

No teste, Mitchollow nem falou a palavra “Dog Toys” (brinquedos para cachorro), mas depois de mostrá-la na cam, ele começou a ver anúncios de brinquedos para cachorros.

Moral da história. Estamos sempre sendo vigiados e rastreados. É assim que o modelo de “venda gratuita” de apps funciona. Empresas como Facebook e Google deixam isso bem claro nos termos e usos do serviço.

– Privacidade no Zepeto

E a Snow, a empresa do Zepeto? Ela deixa isso bem claro também. Na página de Política de Privacidade do aplicativo, está lá, escrito em letras garrafais: “coleta de informações pessoais”.

Mas segundo a mesma página, as fotos tiradas dos usuários são usadas apenas para uma função de “espelhar” a realidade, e não são guardadas nos servidores da Snow.

Então para finalizar. Sim, o Zepeto rastreia o usuário, da mesma forma que como qualquer outro app faz, com o objetivo de exibir anúncios ou compartilhar essas informações com empresas de anúncios. E não, ele não está sempre te filmando e ouvindo você, pelo menos é o que diz na página de política de privacidade.

 

Fontes:

9toGoogle

FoxNews

Mitchollow

Zepeto

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News