Damonps2: o emulador do Playstation 2 vai voltar em breve na Google Play

Você já deve saber que o emulador do Playstation 2, Damonps2 foi removido da Google Play. Segundo os desenvolvedores foi um problema relacionado a uma das screenshots. Não é só isso. Uma versão gratuita do emulador será lançado no dia 15 de fevereiro.

30 jogos compatíveis com DamonPS2 – Melhores jogos para jogar no emulador

Antes de criar qualquer teoria de que teria sido a Sony que “derrubou” o emulador da Google Play, segundo o post no Facebook foi o time de desenvolvedores do popular emulador de PS2 no PC, PCSX2. Segundo o pessoal do PCSX2, o Damonps2 seria uma versão recompilada para funcionar no Android.

O problema todo se deve a licença do código do PCSX2, que é GNU. Para resumir, o desenvolvedor do Damonps2 não poderia lançar uma versão paga do seu “fork” (“nova” versão). Foi o time do PCSX2 que lançou um requerimento a DMCA e tirou o emulador da Google Play.

Publicidade

O time do PCSX2 esclarece que eles não tem qualquer tipo de ressentimento com o desenvolvedor do Damonps2, eles apenas querem que seja cumprida a regra da licença, lançar um “fork” (uma nova versão) também gratuita.

Já os desenvolvedores do Damonps2 se defende dizendo que seu código é 100% original e otimizado para plataformas móveis. Incluindo o uso de tecnologias novas, como Vulkan.

De acordo com a o comunicado via Facebook, o Damonps2 vai voltar na Google Play com compatibilidade com até 90% dos jogos do Playstation 2 e com requisito mínimo de um Snapdragon 660 (intermediário).

Assim como acreditamos, o Qualcomm 660 poderá executar todos os jogos PS2 com taxa de quadros completa (60 FPS) após um ano, se você estiver usando o emulador DamonPS2. Então, espero que, mais mídia (inclusive o site PCSX2) continue a cobrir nós (..)

Fontes: Facebook e site oficial do PCSX2.

Google News

8 comentários em “Damonps2: o emulador do Playstation 2 vai voltar em breve na Google Play”

  1. Uma pequena “correção”, o emulador até poderia ser pago, mas deveria ter o código fone disponível. Como é o caso de emuladores open-source, como o PPSSPP por exemplo que tem a versão paga, mas apenas como uma forma de doação. Com o código disponível, mesmo com a versão paga, quem quisesse e tivesse conhecimento poderia compilar seu próprio apk, e assim conseguir de forma gratuita e legal o emulador.
    Como o código é fechado entraram com o pedido de revisão de código, mas o emulador foi removido antes que a Google se manifestasse.

    Responder

Deixe um comentário