Não acredite se te contarem que os novos iPhones tem “gráficos de consoles”

OMG! Os novos iPhones foram lançados e os jogos terão gráficos iguais aos dos consoles… Não! Se você acompanha esse mercado a tanto tempo quanto a gente, sabe que já faz um bom tempo que os smartphones trazem gráficos impressionantes. Desde o iPhone 4 e com Infinity Blade, já era possível reproduzir uma quantidade de polígonos impressionantes, e isso em 2010. Mas nem ouse pensar que teremos algo próximo a consoles como Playstation 4 e Xbox One.

infinity-blade-1 Não acredite se te contarem que os novos iPhones tem "gráficos de consoles"
Já tínhamos “gráficos de consoles” desde o primeiro Infinity Blade.

Com um novo chip chamado A8, os novos iPhones poderão reproduzir gráficos impressionantes no iOS, disso não há dúvidas. Mas devido a várias restrições, dentre elas, fonte de alimentação e uma própria restrição na App Store com relação ao tamanho dos jogos (que não pode passar de 2.5GB) dificilmente veremos jogos com um visual idêntico a jogos para Playstation 4, que por sua vez possuem quase 50GBs de contéudo. Sem mencionar o fato de que o novos iPhones tem apenas 1GB de RAM e o processador, embora seja de 64bits, tem “apenas” 1.4GHZ.

Claro, vão mencionar inúmeras “firulas” e números que já estamos acostumados como ele ter 2 bilhões de transistores, ou ser “84x mais rápido“. Como ficou provado com o lançamento de Bioshock para iOS, prefiro não criar expectativas muito altas.

iphone-8-benchmark-2-horz Não acredite se te contarem que os novos iPhones tem "gráficos de consoles"

Além disso, é quase um clichê a Apple apresentar um iPhone novo e dizer que os jogos terão gráficos iguais aos dos consoles. O mercado atual de SoCs para smartphones está aquecido com o lançamento do Snapdragon 805 em vários dispositivos como Galaxy Note 4, Tegra K1 para tablets da Nvidia e agora A8 para iPhone 6 e 6S.

Porém, vai levar um bom tempo até os smartphones e tablets conseguirem reproduzir jogos desse nível:

Via Macrumors

Publicidade

One thought on “Não acredite se te contarem que os novos iPhones tem “gráficos de consoles”

  1. Ah, pelo amor né? Esse lançamento do iPhone foi um fiasco, ela resolveu um problema que era as telas pequenas mas deixou o outro que é justamente o que mais incomoda, bateria miserável! Tirando isso não houve nenhuma mudança significativa de hardware! Os 20% a mais de processador e os 50% de desempenho gráfico é algo normal nos upgrades da Apple, nada fora do que estamos acostumados! E como o upgrade do iPhone 5 pro 5S foi massivo, hoje já não existe nenhum app que exija um processador ou chip gráfico mais potente do que o 5S já tem, e provavelmente até o ano que vem ainda não vai insistir.
    Os celulares com iOS e Android desde sempre tiveram gráficos semelhantes à consoles, mas nunca aos consoles de ultima geração.
    Ps.: Eu usaria o Metal Gear 5 como comparação de gráficos.
    Ps2.: Gostei de Silverchair na trilha do Second Son 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *