Não acredite se te contarem que os novos iPhones tem “gráficos de consoles”

OMG! Os novos iPhones foram lançados e os jogos terão gráficos iguais aos dos consoles… Não! Se você acompanha esse mercado a tanto tempo quanto a gente, sabe que já faz um bom tempo que os smartphones trazem gráficos impressionantes. Desde o iPhone 4 e com Infinity Blade, já era possível reproduzir uma quantidade de polígonos impressionantes, e isso em 2010. Mas nem ouse pensar que teremos algo próximo a consoles como Playstation 4 e Xbox One.

Já tínhamos "gráficos de consoles" desde o primeiro Infinity Blade.
Já tínhamos “gráficos de consoles” desde o primeiro Infinity Blade.

Com um novo chip chamado A8, os novos iPhones poderão reproduzir gráficos impressionantes no iOS, disso não há dúvidas. Mas devido a várias restrições, dentre elas, fonte de alimentação e uma própria restrição na App Store com relação ao tamanho dos jogos (que não pode passar de 2.5GB) dificilmente veremos jogos com um visual idêntico a jogos para Playstation 4, que por sua vez possuem quase 50GBs de contéudo. Sem mencionar o fato de que o novos iPhones tem apenas 1GB de RAM e o processador, embora seja de 64bits, tem “apenas” 1.4GHZ.

Claro, vão mencionar inúmeras “firulas” e números que já estamos acostumados como ele ter 2 bilhões de transistores, ou ser “84x mais rápido“. Como ficou provado com o lançamento de Bioshock para iOS, prefiro não criar expectativas muito altas.

iphone-8-benchmark-2-horz

Publicidade

Além disso, é quase um clichê a Apple apresentar um iPhone novo e dizer que os jogos terão gráficos iguais aos dos consoles. O mercado atual de SoCs para smartphones está aquecido com o lançamento do Snapdragon 805 em vários dispositivos como Galaxy Note 4, Tegra K1 para tablets da Nvidia e agora A8 para iPhone 6 e 6S.

Porém, vai levar um bom tempo até os smartphones e tablets conseguirem reproduzir jogos desse nível:

Via Macrumors

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News