O que esperar dos jogos de celular, smartphone e tablet em 2013

O ano de 2012 foi marcado como um dos melhores para os jogos de smartphones e tablets. Jogos com grande qualidade gráfica e muitos lançamentos marcantes que fez todo mundo olhar para os jogos de mobile. Depois de um anos sensacional como 2012, o que podemos esperar de 2013? Confira uma pequena lista com algumas possíveis coisas que possam acontecer com você e com o seu smartphone.

Jogos com gráficos cada vez melhores

Em 2012 vimos os primeiros jogos de iOS e Android mostrarem sombra em tempo real, assim como jogos de computador, console e até psvita. Para 2013 podemos esperar mais jogos utilizando este recurso. A chegada de Real Racing 3 e outros jogos mais realistas irão estreitar ainda mais o lado que separa jogos mobile dos jogos de console.

Real Racing chega em 2013
Real Racing chega em 2013

 

Popularização dos controles para smartphones e tablets

Apesar de diversas empresas investirem neste ramo em 2012, os controles bluetooth de smartphones e tablets ainda não se popularizaram. O principal motivo é a falta de suporte a jogos famosos, como os da EA, Gameloft e outras empresas. A Gameloft já deu o seu primeiro passo, criando o Duo Gamer. Porém o suporte da empresa ao seu pŕoprio controle ainda é fraco. Jogos como no novo Modern Combat 4: Zero Hour ainda não funcionam no controle da própria Gameloft.

Publicidade
Controles serão cada vez mais comuns em 2013 (Foto: Moga/divulgação)
Controles serão cada vez mais comuns em 2013 (Foto: Moga/divulgação)

 

Mais jogos para Windows Phone 8

A biblioteca de jogos do Windows Phone ainda não chega perto da Google Play ou App Store. Mas, a nova versão do sistema promete trazer grandes lançamentos da Gameloft e outras gigantes para WP8. A Gameloft já confirmou diversos jogos para Windows Phone 8. Usuários de Windows Phone podem então comemorar.

Muito jogos para Windows Phone em 2013 (Foto: Reprodução)
Muito jogos para Windows Phone em 2013 (Foto: Reprodução)

 

Android e iOS na liderança

É óbvio que Android e iOS permanecerão lideres no ramo de jogos mobile em 2013. Android pela abrangência do sistema que domina o mercado, tanto de smartphone como de tablets. O iOS pela rentabilidade do sistema, é o plataforma mobile que mais dá retorno a produtores de jogos. Acredita que há uma produtora “pequena” que chega a lucrar 1 milhão de dólares por dia!!!

Assim como Xbox e PS3, Android e iOS seguirão líderes em seus segmentos (Foto: Montagem)
Assim como Xbox e PS3, Android e iOS seguirão líderes em seus segmentos (Foto: Montagem)


Jogar a “última pá de cal” no Java

Se você “ainda” está nesta plataforma não espere por grandes novidades, e muito menos jogos importantes para ela. A plataforma Java já deu seus últimos suspiros em 2011, quando os primeiros smartphones com Android chegaram a um patamar de preço parecido com os celulares comuns com Java. Em 2012, a falta de desenvolvedores ficou evidente em um ano com menos de 10 jogos importantes da EA e Gameloft. Até as produtoras chinesas estão lançando jogos no Android que nada mais são do que versões em .APK de jogos Java chineses.

Em 2013 não há praticamente nenhuma esperança, talvez tenhamos cinco jogos lançados, contra as centenas  de jogos lançados semanalmente para Android e iPhone.

fim da linha pro Java, quer novidade? compre outro celular (Foto: Internet)
fim da linha pro Java, quer novidade? compre outro celular (Foto: Internet)

 

Aperto do cerco aos piratas

Quem espera baixar jogos piratas tanto para iPhone/iPad como para Android em 2013, pode esperar mais “providências” tomadas por parte tanto das gigantes Google e Apple, como das produtoras dos jogos. Ficará mais difícil tanto baixar um jogo sem pagar como hackear um jogo para trapacear, principalmente em games da Gameloft e Gamevil. Em 2012, a Gamevil tomou uma providência que assustou os usuários com root no Android. O aplicativo do jogo pede acesso de administrador do sistema, caso este, esteja liberado. O motivo? Evitar que as pessoas trapaceiem em Zenonia 5.

Fim da vida fácil para os piratas de plantão (Foto: Filme Piratas do Caribe)
Fim da vida fácil para os piratas de plantão (Foto: Filme Piratas do Caribe)
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News