Blizzard está preocupada com o sucesso a longo prazo de Hearthstone

hearthstone-android

Hearthstone (Android e iOS), game de cartas da Blizzard, é um jogo que vira sucesso em qualquer plataforma. Mesmo assim, a produtora está preocupada com a longevidade do jogo, e motivos para isso não faltam.

Quando a Blizzard anuncia que mais de 30 milhões de pessoas já experimentaram Hearthstone, não quer dizer, por exemplo, que o jogo tem 30 milhões de jogadores mensais. O que mais acontece, é as pessoas começarem a jogar e depois desistirem.

Viciante, Hearthstone possui um grave defeito atualmente. O jogador pode ficar “preso” com muita facilidade. Sendo necessário gastar uma boa grana para adquirir cartas novas.

Publicidade

Não é o caso do jogo ser “pay to win” (pagar para vencer), muito pelo contrário, pode ser que você gaste muito dinheiro com pacotes e ganhe apenas cartas ruins, já que os pacotes com cartas são totalmente aleatórios. Para quem gosta de jogos de celular e tablet e prefere quase sempre jogar sem pagar, Hearthstone pode ser tornar um jogo insuportável em poucas semanas. E não é o caso de gastar R$ 10 reais para fazer o jogo “deslançar”, mas sim algumas centenas de reais.

Para acompanhar o modo como os jogadores/adversários estão jogando atualmente (o meta), é necessário bastante dedicação. Caso contrário, o jogador será vítima fácil dos adversários, tanto no modo Casual como no Ranqueado. Este último, é um modo quase impossível para jogadores novatos.

Mas as maiores preocupações da Blizzard, segundo o diretor do jogo, Eric Dodds, é que eles não podem criar cartas novas para sempre (um equivoco, pois Magic é assim, e desde os anos 90).

Na minha opinião, o maior problema do jogo é a falta de eventos para aumentar o ganho de ouro, principal recurso para comprar pacotes e as aventuras como “Naxxramas” e “Montanha da Rocha Negra”. Hearthstone também tem poucos modos e poucas variações de jogo, tornando-se muito repetitivo. Apesar de ser bastante divertido.

Em segundo plano, temos a questão da sorte. Apesar de divertido, o jogo pode ser um pouco (ou muito) estressante. É muito comum em Hearthstone, você ter um bom deck, jogar super bem, e mesmo assim perder feio. Infelizmente essa é a uma característica comum de jogos de cartas colecionáveis, e é algo que muito jogadores não vão saber lidar muito bem.

Via gamesradar

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News