Tudo sobre o ROG Phone da Asus

A Asus anunciou seu primeiro smartphone Android destinado a jogos, o Republic of Gamers, ou simplesmente ROG Phone. Conheça todos os detalhes desta máquina que chega para destronar concorrentes como Black Shark (Xiaomi) e Razer Phone.

– Como é o ROG Phone

O ROG Phone possui um visual impressionante e totalmente coerente com toda a linha Republic of Gamers. Um design poligonal que inspira agressividade e passa longe de linhas suaves dos iPhones e Galaxys da vida.

Mas o smartphone da Asus vai além da estética e guarda muitas surpresas interessantes e únicas. Até o momento, ele é o “smartphone gamer” com mais funções e periféricos extras.

Publicidade

Especificações:

  • Tela AMOLED de 6 polegadas (2160 x 1080) com taxa de atualização de 90Hz
  • Processador Snapdragon 845 a 2.96 GHz (“overclockado”)
  • 8 GB de RAM (LPDDR4X)
  • 128  GB e 512 GB de memória interna! (UFS 2.1)
  • Câmera frontal de 8 MP
  • Câmeras traseiras de 12 + 8 MP
  • Conectividade Gigabit LTE+, USB-C Wi-Fi 802.11ad, conector de 3,5 mm
  • Bateria de 4000 mAh
  • Android 8.1 Oreo

Colocando apenas as especificações no papel, o ROG Phone não parece muito interessante. Porém, há muito mais neste aparelho do que “luzinhas RGB”.

A Asus colocou um Snapdragon 845 “overclockado” que é exclusivo e roda a 2.96 GHz. Segundo a fabricante, os processadores do ROG Phone são escolhidos “a dedo” para obter a melhor performance possível.

– Design único

Design focado na jogatina em landscape (deitado).

Aparência “gamer” é algo que qualquer fabricante consegue fazer. É fácil! As pessoas estão tão habituadas com o design clean e fino dos iPhones, que qualquer aparelho com visual mais robusto causa estranheza.

Mas o ROG Phone vai além do visual. Há funções únicas escondidas, e elas foram implementadas de um jeito que fará outros smartphones gamers corar de vergonha.

A mais legal delas é o sistema de pressão. Aquele lá de apertar o smartphone nas laterais, que foi adotado no Google Pixel 2. No ROG Phone, essa função foi implementada para ativar o modo “gamer”, eliminando notificações e distrações.

Aparência “gamer” é algo que qualquer fabricante consegue fazer. As pessoas estão tão acostumadas com o design clean e fino dos iPhones, que qualquer aparelho com visual mais robusto causa estranheza. Felizmente o ROG Phone vai além do visual.

Você deve estar pensando: “Tá e daí?” Calma! tem mais! O ROG Phone também usa esses sensores de pressão para adicionar gatilhos na parte lateral do smartphone.

O mesmo recurso que você fazia com papel de alumínio ou com um gatilho de plástico, que poderia arranhar a tela do seu celular, pode ser feito no ROG Phone sem nenhuma gambiarra. Ideal para jogos de tiro ou Battle Royale como PUBG ou Fortnite.

Sistema de refrigeração do ROG Phone impressiona.

Como se não bastasse isso, o ROG Phone vem com um sistema de resfriamento apelidado de “3D vapor-chamber cooling”. Ele até poderia passar despercebido, e ser encarado como “marketing safado”, se não fosse portas que permite acoplar um cooler de verdade no smartphone.

– Duas portas USB-C na lateral!

Só isso já bastaria para deixar para trás todos os smartphones Android “gamers” do mercado. Mas a Asus resolveu “chutar o balde” e lançou uma linha de periféricos para o ROG Phone. Essa linha é bestialmente ridícula e absurda, mas mostra que a Asus não economizou nas ideias.

A coisa começa a ficar realmente insana quando percebemos que na lateral do ROG Phone existem duas portas USB-C. Essas portas dão conectividade para vários periféricos.

O primeiro deles é um cooler que pode ser acoplado na parte traseira do smartphone. Uma ideia bem interessante, pois esse cooler também oferece uma entrada para fone de ouvido e outra para recarregar o smartphone.

Periféricos do ROG Phone transformam ele em um portátil e em um “PC Gamer”.

O segundo periférico é mais estranho. O ROG Phone pode ser acoplado em uma case com tela que transforma ele em uma espécie de “Nintendo 3DS de outra dimensão”. Além da função de espelhar a tela, também é possível definir controles (mapeamento) e até aplicativos rodando em separado (cada um em uma tela).

Já o controle da Gamevice é algo mais comum. Apenas um controle que pode ser acoplado no smartphone. A conexão é feita pela porta USB-C (da parte de baixo do aparelho) e dispensa o uso do Bluetooth.

O melhor ficou para o final. O ROG Phone possui uma dock “F*dona” com um grande número de portas e conexões. A Dock possui portas USB-C, HDMI, USB normal, Cabo de Rede e até entrada para cartão SD. Graças ao mapeamento de teclas é possível até usar o ROG Phone como um PC gamer.

– E o preço?

Quanto vai custar o ROG Phone? Até o momento não foi divulgado o preço, mas pelas especificações e pelo marketing, que faz questão de dizer que é o Android mais rápido do momento, podemos esperar algo muito caro.

Eu não estranharia se ele passar dos mil dólares sem nenhum periférico incluso.

– Não será para qualquer um

Para começar, não tem como não rir da demonstração utilizando Free Fire como exemplo. Seria o mesmo que anunciar um PC Gamer e mostrar Minecraft na apresentação.

O aparelho é simplesmente luxuriante e não virá barato. Alguns recursos podem compensar o preço alto. Mas fica claro que a proposta aqui é atingir o gamer competitivo de Europa e Ásia.

Vale lembrar que a linha Republic of Gamers tem foco no consumidor de alto poder aquisitivo, por isso é um pouco injusto comparar com modelos mais baratos. O foco do ROG Phone será em ter poucas vendas, mas público cativo.

Contudo, resta saber como serão as inovações do ROG Phone no mundo real. O preço elevado irá compensar ou será melhor investir em um smartphone mais barato?

E você, o que achou do ROG Phone? Deixe um comentário!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News