Como fazer controle L e R no seu celular usando papel alumínio

Aprenda como fazer um controle com botões L e R para o seu celular Android ou iPhone. Ideal para incrementar a jogatina em games de tiro, essa gambiarra permite jogar com até 4 dedos de forma fácil.

Esse tutorial é especialmente indicado para quem gosta de jogos de tiro no estilo Battle Royale (PUBG, Rules of Survival, Knives Out e etc). Mas funciona em qualquer FPS onde é possível configurar os botões.

Leia também:

Materiais

Publicidade
  • Uma tira de papel alumínio
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Um celular

Veja um passo a passo para fazer o seu controle com botões L e R

A ideia por trás desses botões L e R de alumínio é tornar a jogatina em FPS mais fluída. Graças a ela, é possível andar, atirar e mirar com facilidade. Veja como fazer isso de forma fácil.

Passo 1. Corte um pedaço do Papel alumínio. Pode ser de qualquer tamanho, mas se você gosta de números, corte uma tira de dez por 8 cm.

Passo 2. Dobre o papel de maneira uniforme para que fique bem dobrado, mas com um espaço no centro.

Passo 3. Corte os excessos.

Passo 4. Dobre o papel de um jeito que forme uma letra “L” deitada.

Passo 5. Abra o jogo em questão e acesse o menu de configurações para personalizar os controles.

Passo 6. Posicione a tira de alumínio no melhor local e cole com fita adesiva.

Passo 7. Faça o mesmo do outro lado.

Passo 8. Agora é só testar. O truque é o seguinte: ao tocar no papel, o “circuito” se fecha e o smartphone pensa que você está pressionando a tela.

– Origem dessa gambiarra de botões L e R

Não inventamos isso. Essa gambiarra surgiu na internet há meses atrás. Porém, ela tem ficado muito popular recentemente. O termo em inglês é “Foil Controller”. Veja um vídeo em inglês ensinando a fazer os botões L e R.

https://www.youtube.com/watch?v=5qS9vave80Y&t=14s

– Não quer fazer a Gambiarra? Compre esse controle

Ontem nós postamos aqui em primeira mão o controle L1R1 Sharpshooter e a quantidade de acessos nesse post foi “brutal”.  O grande problema do L1R1 Sharpshooter é o seu preço. O controle é vendido quase no mesmo valor de um gamepad bluetooth completo.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News