Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!

pubg-mobile-vs-free-fire Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!

Que PUBG Mobile é infinitamente superior a Free Fire, todo mundo sabe disso, mas por que muitos jogadores brasileiros preferem o jogo da Garena?

Em todo o mundo, PUBG Mobile (ou Fortnite) aparecem no top de games mais baixados no Android e iOS. Mas no Brasil, Free Fire reina absoluto.

A situação chegou ao ponto de criar-se o meme “Free Fire é melhor que PUBG”. Mas será que o meme está certo?

– Comparativo? Oi?

comparativo-graficos-pubg-mobile-free-fire-1024x576 Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!

PUBG Mobile é um jogo desenvolvido na Unreal Engine 4, com foco em dispositivos High End. Analisando apenas a qualidade técnica na produção, percebe que o jogo da Tencent Games é muito superior. Gráficos, física, tamanho dos cenários, jogabilidade, PUBG Mobile é melhor que Free Fire praticamente em tudo.

Porém, toda a beleza técnica exige recursos, muitos recursos. Para jogar PUBG Mobile, sem estressar o smartphone, é preciso ter no mínimo um top de linha de 2016.

Até mesmo smartphones intermediários, com as primeiras gerações de Snapdragon 600, não rodam o PUBG Mobile com visual no máximo. Alguns Samsung Galaxy com processador Exynos sofrem horrores, para rodar este game, que é sim, mais otimizado para a GPU do Snapdragon (Adreno).

– Maioria esmagadora dos smartphones no Brasil são básicos

meme-free-fire Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!
Meme de PUBG vs Free Fire.

Em 2017, ficou evidente que ter apenas 2GB de RAM, e processador 32 bits, não seriam mais o suficiente para rodar os lançamentos mais pesados da Google Play. A primeira grande decepção foi com Gangstar New Orleans.

Em 2018, essa tendência seguiu forte, e muitos fãs se viram decepcionados ao tentar rodar games como Modern Combat Versus, Shadowgun Legends e PUBG Mobile. E isso acontece mesmo comprando dispositivos básicos recentes como o Moto G5.

O Brasileiro (“público médio”) adora jogar no celular. Mas a parcela de jogadores que vai investir R$ 4 mil reais (em um dispositivo comprado no Brasil) apenas para jogar, é muito baixa. E os smartphones intermediários capazes de rodar PUBG Mobile de forma minimamente aceitável, ainda são um sonho distante de muitas crianças que apenas herdam aparelhos usados dos pais.

– Free Fire não “estressa” nem smartphone com 1 GB de RAM

celular-android-motorola-moto-g Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!

Bem mais comum na realidade do Brasileiro são os smartphones com 1GB de RAM. Moto G2, G3, Galaxy Prime e até mesmo o primeiro Moto G1 de 2013! Todos rodam Free Fire com “uma mão nas costas”.

De verdade! Free Fire roda no Moto G1 com um visual muito bonito e taxa de frames excelente, sem quedas. Mesmo com o hoje ultrapassado Snapdragon 400 e Adreno 305.

Agora eu te pergunto: qual as pessoas no Brasil vão preferir? PUBG Mobile, pesado que nem sequer é compatível com o smartphone de muita gente, ou Free Fire, um game leve que roda facilmente em muitos smartphones de 2012?

Mas calma que o trunfo do Free Fire não é apenas a compatibilidade.

– Partidas mais rápidas

free-fire-corrida-mortal-1 Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!

PUBG Mobile é uma réplica quase perfeita do game PlayerUnknown’s Battlegrounds do PC. Perfeita até demais, pois o jogo possui partidas longas que chegam a durar mais de 30 minutos.

Todo desenvolvedor sabe que apesar da qualidade, esse tipo de gameplay de longa duração não é o que a maioria do público mobile gamer procura (e nem tem bateria para isso). Muitos jogadores querem apenas uma “jogadinha rápida”.

E é justamente nesse quesito que Free Fire acerta em cheio. O game é realmente “Mobile”, pois sabe encaixar a jogabilidade Battle Royale de PUBG, com uma proposta mais rápida e direta. As partidas em Free Fire duram de 15 a 8 minutos.

– Conclusão

Free Fire é “melhor” que PUBG Mobile. Mas isso só é verdade na concepção de quem nunca nem sequer experimentou jogar, de forma fluída, o jogo da Tencent Games. Não é só o visual, sem as limitações de bateria (tempo de tela) e poder de processamento, PUBG Mobile é melhor que Free Fire em todos os aspectos.

Não é algo ruim. O importante é todo mundo jogar e conhecer esse novo gênero, Battle Royale. Free Fire faz um ótimo serviço para aqueles que não tem oportunidade para jogar PUBG Mobile.

Leia também:

Publicidade

16 thoughts on “Free Fire é melhor que PUBG Mobile? Entenda a polêmica!

  1. De Forma explicita Ou você Gasta uma quantidade Quase Absurda e compra um Celular pra você e outro Pro governo ou você joga Free Fire que se encaixa bem melhor ao lembrar que se trata de um jogo de Celular, Tecent realmente não foi feita pro mercado brasileiro, Olha o Arena of Valor deixa isso claro, pouca quantidade de players,muito Mecanizado, e com uma instabilidade Foda,olhar os outros do mesmo gênero deixa claro

  2. Pubg mobile é superior na JOGABILIDADE, SOM e principalmente nos GRÁFICOS.
    Os jogadores de freefire sabem disso, mas não querem admitir.

  3. Acontece que Brasileiro não sabe pesquisar bons Smartphone e com uma boa faixa de preço, preferem ir no mesmo sempre, ou de marcas saturadas, me diz ai quantos vizinhos seus ou colega de escola tem um J5, J7 Prime, Moto G5, então a galera prefere comprar o que todos em volta usa, dai sai um jogo melhor mais parrudo vai tentar jogar e não roda ou roda gargalando, dai o que ele faz vai para um mais leve e hateia o mais pesado simples.

    Eu jogava muito FreeFire tinha um celular bem ruinzinho era o unico battleroyale que rodava, meu aparelho tinha só 1GB ram, hoje eu tenho de 6GB e Snap 820, pra min é ótimo jogo tudo de boa e ainda continuo com o FreeFire instalado e sempre jogo com a galera, assim como o PUBG.

    1. Eu até concordo com a parte do não pesquisar, pois conheço muitas pessoas que compram com base naquilo que os outros usam. Penso que faz sentido, em alguns casos, simplesmente devido aos preços praticados no país. Então ao invés de pesquisar, comprar e se arrepender, as pessoas preferem comprar algo “certo”, que já viram todos usando e que funciona.

  4. Concordo com o texto. Eu tbm jogo Free Fire simplesmente pq ele roda. Se tivesse oportunidade, jogaria PUBG também. Acho válida a existência de diversas opções, seja para dispositivos high end ou para os mais simples.

  5. O maior problema do pubg para mim e a bateria q consome bem rápido.
    Freefire entre todos battleground q tem na playstore ele e o melhor tirando pubg claro.

  6. Uso um moto g5s e jogo os dois, Free Fire por ter eventos bacanas e ter muitos amigos que jogam comigo e PUBG pela fama e jogabilidade mais fluída. Porém, tem alguns indivíduos que por terem um celular mais descente e consegue jogar PUBG acaba com a imagem do Free Fire dizendo que o jogo é ruim, sem levar em consideração o trabalho que foi feito para esse jogo ser produzido (mesmo que seja muito semelhante ao PUBG).
    Não é preciso chamar o jogo de lixo, ruim, etc. Basta não jogá-lo!

  7. PUBG tem uma qualidade de produção maior e portanto é melhor em aspectos técnicos. Mas freefire relamente proporciona uma boa experiência battle Royale em formato mobile.
    Particularmente prefiro jogar freefire, batalhas ranked de 10 minutos são, pra mim, mais interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *