Como serão os jogos da Nintendo para Android iOS? Dica: Não espere ports dos jogos antigos

nintendo-mobile

Os Jogos da Nintendo para celular podem não ser bem o que você imagina.

Mal saiu a notícia de que a Nintendo vai produzir jogos de celular, em parceria com a DeNA, e já havia gente comemorando que finalmente iria jogar os antigos games da Big N, pessoas imaginando que seria uma espécie de app emulador e por aí vai. Mas é preciso informar de que a coisa NÃO será bem sim!

OS CELULARES VENCERAM! Nintendo se rende aos jogos de celular

Publicidade

– Então, como será a parceria entre Nintendo e DeNA?

A parceria entre a Nintendo e, a produtora/publicadora de jogos de celular, DeNA, será apenas para a produção de JOGOS NOVOS. Ou seja, está liberado o uso de imagens de personagens da Nintendo pela DeNA, mas apenas em jogos novos! Durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça (link do vídeo aqui), o Presidente da Nintendo, Satoru Iwata deixou claro que não haverá ports ou remakes de jogos antigos nos celulares.

No campo dos negócios, a parceria envolve uma pequena troca de ações. A DeNA compra 1,24% da Nintendo e a mesma compra 10% das ações da DeNA.

nintendo-dena-partners-phone

Quem ficará a cargo do desenvolvimento dos jogos será mesmo a DeNA, e a Nintendo atuará apenas como detentora dos direitos de Mario e companhia. Isso acontece atualmente com outras empresas com quem a DeNA tem parceria, como Square-Enix e produtoras de animes. Além de uma sacada genial, a nova aposta da Nintendo mostra como a empresa está antenada com o mercado crescente de mobilidade. Lá no Japão, praticante todo anime já tem seu jogo de celular, seja ele no Android ou iOS.

[ERRATA]

Será uma equipe em conjunto entre Nintendo e DeNA que ficará a cargo do desenvolvimento dos jogos. Segundo uma entrevista da TIME do CEO da Nintendo Satoru Iwata.

– De que tipo serão os jogos?

Então o que podemos esperar são jogos casuais, provavelmente free-to-play, com mecânicas que lembrem jogos de cartas, Puzzles, games com combates em turnos e até mesmo clones de Clash of Clans. Também podem surgir jogos com mecânicas que lembrem games antigos da Nintendo.

mario-game-mobile

De cara, já consigo imaginar uma mistura de Smash Bros com Mario Party, com recursos online e muito mais. Outra grande possibilidade é o lançamento de jogos de RPGs da série Pokémon (apesar de não ser do Line-up principal, é um dos grandes exclusivos da Big N), o que seria bem interessante.

– Por que não devo esperar grandes coisas dessa parceria?

Porém, vale lembrar que o interesse da Nintendo pela plataforma mobile não é suplantar a demanda do Nintendo 3DS. Pelo contrário, a intenção é chamar consumidores de outros produtos e chamá-los para o lado “N” dos games.

“Não temos intenção nenhuma de portar jogos existentes de plataformas dedicadas para os smartphones”, disse O presidente da Nintendo Satoru Iwata. “Por que se não podemos fornecer aos nossos consumidores a melhor experiência possível, poderíamos arruinar o valor das franquias da Nintendo”.

Então, eu não esperaria grande coisa, como um Legend of Zelda pago e com todos as características de fazer inveja a alguma versão para Nintendo DS ou 3DS. Ou até mesmo um simples Mario 2D sem compras embutidas. De fato, o que vem por aí são jogos feitos pela DeNA Nintendo/DeNA com foco no mercado mobile. O público alvo definitivamente não é quem já possui um Nintendo 3DS ou Wii U.

O que me deixa mais chateado com essa notícia é que eu esperava realmente que a Nintendo lançasse algo como a parceria entre a SNK e DotEmu, com jogos antigos emulados e aposta séria na plataforma mobile, mas parece que tudo vai ser um pequeno affair.

E você o que acha? deixe sua opinião nos comentários.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News