Mobile Gamer Repórter: Jogos estão sumindo da App Store e Google Play

mg-reporter

Nesta semana, no MG Repórter,vamos ver o estranho caso de jogos que estão desaparecendo das Lojas de Aplicativos. Já tentou encontrar Asphalt 5 na Google Play? E as versões anteriores de FIFA no iOS?  Como se não bastasse jogos muito procurados como PES 2012 também estão desaparecendo.

Antes que você levante o dedo suspeitando erroneamente sobre restrição por países ou por aparelho. Vamos deixar bem claro que não se trata disso. O fato é que os jogos que não são mais “badalados” estão sendo retirados pelas próprias empresas.

Aqui vai uma lista com os jogos que sumiram.

Publicidade
  • FIFA 2009
  • FIFA 2010
  • FIFA 2011
  • FIFA 2012
  • PES 2011
  • PES 2012
  • Madden 2012
  • Asphalt 5 (apenas na Google PLay)

Além de Asphalt 5, tem alguns bons jogos para Android da Gameloft que não estão disponíveis na loja do Google. Felizmente, esses jogos ainda estão disponíveis no site da Gameloft.

Seja pelo jogo ter ficado velho ou para querer direcionar toda a atenção para uma nova versão, a verdade é que isso é um pouco triste e demonstra toda a voluptuosidade do nosso mercado. O exemplo mais triste é do Pro Evolution Soccer. Que sumiu tanto da App Store como no Google Play.

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News

11 comentários em “Mobile Gamer Repórter: Jogos estão sumindo da App Store e Google Play”

  1. O problema real não são esses jogos, pois as versões mais recentes tiram todo o interesse que poderia haver pelos antigos. O problema é ver jogos que fazem parte de uma história maior, como Modern Combat e N.O.V.A., ou até clássicos perdidos como Rise of Ayden e Shadow Guardian

    Responder
  2. Tipo, jogos como antigos Modern Combat e N.O.V.A. não vejo problema em retirar pois já tem a versão atual ou até mesmo as duas versões mais atuais que é o caso do N.O.V.A.
    Agora, tirar um jogo que não teve sequência com o Eternal Legacy e outros, eu já acho MUITO sem cabimento.

    Responder
  3. Acho que jogos de futebol que não valem a pena manter (Se fosse um caso de não ter escolha entre excluir ou não é claro) mas jogos que tem sequência como Modern Combat e N.O.V.A. não podem ser retirados porque é sempre legal saber a história de um jogo, mas jogos como futebol ou qualquer outro esportes não tem essa necessidade (minha opinião) e (eu gosto de jogos de esportes)… Então acho que se o jogo tem uma sequencia lógica de história ou é algo estilo blockbuster (final fantasy…) dai é complicado, mas se o jogo é de esporte/corrida dai não vejo um motivo plausível pra manter versões anteriores…

    Responder
    • O primeiro ponto é que não gasta nada pra manter. Os jogos ficam nas lojas e não em servidores web de cada empresa. O segundo ponto é que usuários que possuem aparelhos menos potentes não poderão curtir o game.

      Pro Evolution Soccer é um dos jogos para Android e iOS mais procurador na net (tiro pelas pesquisas do blog). É triste ver esse descaso por parte das produtoras. Vale lembrar que não saiu PES 2013. E ambos, PES 2011 e PES 2012 sumiram de ambas as lojas.

      Responder
    • Modern Combat não tem uma história que segue desde o Sandstorm.
      O segundo jogo não tem nada haver com o primeiro e nem o terceiro com o segundo.
      Mas o quarto tem haver com o terceiro só por causa do vilão que é o mesmo vilão do terceiro que é o Edward Page.

      Responder
  4. PES 2012 foi retirado em 31/12/2012!
    Tanto na App Store e no Google Play, na descrição do jogo tinha um comunicado informando que o mesmo só estaria disponível até 31/12/2012, porém, que continuariam dando suporte para quem já tivesse comprado.

    A KONAMI abandonou as plataformas móveis.

    Responder

Deixe um comentário