Lição do dia: configuração mais poderosa não significa gráficos melhores nos jogos

processad-riphone-5s-a7-300x171 Quando o assunto é processador de smartphones e tablets; acredite, existe muita gente que pensa que o dobro de núcleos, é o dobro da potência e logo, gráficos muito melhores nos jogos.

Então, saiu alguns benchmarks do iPhone 5S no AnandTech e, vejam só, o aparelho da Apple que possui apenas processador com dois núcleos, bateu vários concorrentes com Android com quatro e oito núcleos. Tanto no teste de GPU e CPU, o iPhone 5S se mostrou um páreo duro para os concorrentes.

Alguém gostaria de explicar a façanha que não vai ser lida em alguns sites da “Androidosfera” brasileira? Como um aparelho que tem menos RAM e processador  que os tops com Android pode ter resultados tão bons? Não! Errou quem pensou que era apenas por causa dos 64bits.

 

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64 Bits importam, mas não foram o único motivo

Para iniciar a conversa, o processador do iPhone 5S é uma nova arquitetura, um ARMv8, ou seja, a arquitetura está um passo a frente de tudo que está no mercado até agora. Claro que ser de 64 bits ajuda, mas o fato de ser um projeto novo, mostra como ainda temos que avançar na área, antes de ir para a guerra dos núcleos e clocks, como no PC.

As vantagens desse novo tipo de arquitetura são inúmeras, desde maior segurança, até gargalos de registradores que foram sanados. Aquele ideia de que só faria sentido com mais de 4GB de RAM, espalhada por portais de notícia, não se aplica! A arquitetura é totalmente diferente do PC, não estamos falando de x86 e sim de ARM, não é uma marca, é uma arquitetura de processadores. Veja a reação da própria Samsung que já adiantou que o Galaxy S5 terá processador de 64 bits.

A Apple também usou outro truque na manga para o iPhone 5S, a velocidade da memória RAM. A tática foi a mesma usada pela Sony nos videogames, adotando um padrão mais rápido que os concorrentes. Enquanto muitos ainda usam o padrão LDDR2 (Low DDR) o iPhone 5 usa LDDR3. DDR2 e 3 parece coisa velha no PC, mas nos smartphones elas trabalham em voltagens baixíssimas. Lembre-se, tudo está ligado a bateria, onde o consumo sempre precisa ser priorizado.

Esses fatores, aliados a nova GPU PowerVR G6430,  conseguem fazer com que o iPhone 5S gere gráficos mais rápidos até mesmo em offscreen em 1080p, ou seja, sem a desculpinha de resolução menor.

 

iPhone-bench

 

Pelo gráfico, é possível ver que o iPhone 5S é de fato quase duas vezes mais rápido que o iPhone 5. Esse teste é importante, pois é um dos mais amplos do ponto de vista de velocidade geral da GPU.

O outro teste abaixo, que mede a quantidade de triângulos por segundos, também é um dos mais abrangentes, mas conforme foi explicado no review do AnandTech, a arquitetura da GPU replica o teste em cada núcleo da mesma, em vez de trabalharem em conjunto, isso provavelmente não vai acontecer em jogos, pois a SDK pode corrigir isso sem precisar sequer da intervenção do programador.

 

GLBenchmark 2.7 - Triangle Throughput (Offscreen 1080p)

 O resultado acima, deixa o teste um pouco contraditório e realmente isso pode ser percebido no review do AnandTech, com os benchs de GPU variando, em uns o iPhone 5S vai muito bem, em outros não. Em testes gerais de renderização de engines como no T-REX HD  offscreen, a GPU do iPhone 5S manda bem, perdendo por pouco para um protótipo com Snapdragon 800.

GLBenchmark 2.7 - T-Rex HD (Offscreen 1080p)

 

Lição do dia: Nem sempre mais RAM e mais núcleos no processador, significam gráficos melhores nos jogos

Já notou como os iPhone e iPod Touch são duros na queda quando o assunto são games. Veja por exemplo o Real Racing 3 e Infinity Blade 3? Ambos rodam até no iPod Touch de 4ª geração, um aparelho com 256MB de RAM e processador single-core de 750MHZ.

Tanto o ecossistema da Apple, onde os desenvolvedores são melhor remunerados como no empenho (louvável) da Apple em extrair o máximo do hardware, demonstram como o iOS é bom para jogos.

Só lembrando que este não é nenhum artigo sobre qual é o melhor para você, estou comentando o aspecto de CPUS e GPUS atuais e de como os desenvolvedores conseguem extrair mais “bits” no igadgets.

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

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12 comentários em “Lição do dia: configuração mais poderosa não significa gráficos melhores nos jogos”

  1. É.. tudo depende da otimização.. até mesmo no mundo Android isso existe.. por exemplo temos o Motorola Razr D3. que é um Dual Core, 1gb de ram, etc.. mas ele não roda jogos muito bem.. Real Racing roda travando bastante, Batman então.. nem se fala.. já o Xperia L, que tem basicamente as mesmas configurações.. roda muito bem, tanto Real Racing quanto Batman.. ou podemos pegar como exemplo um celular que a Samsung lançou recentemente, o Galaxy Win.. que custa 800 reais, mas tem configurações poderosas.. sendo QuadCore e o caramba.. mas também é uma negação pra jogos.. um Xpéria SP, que é um Dual Core (mas com uma GPU Adreno 320) tem um desempenho muito superior, por exemplo, que o do Galaxy Win

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  2. Esse comparação no final de um jogo rodando no iPhone 5 e o mesmo jogo rodando no Galaxy Nexus é bem injusta.. o iphone5 é o TOP de linha da Apple.. e o Galaxy NExus é um celular extremamente defasado.. lançado a mais de 2 anos… mesmo na época do lançamento do Galaxy Nexus ele já não era considerado bom pra jogos, pois a GPU dele não é boa.. Jogos rodando no Galaxy S2 rodam melhor que no Galaxy Nexus.. o próprio Real Racing 3 roda com os mesmos efeitos apresentados no Iphone 5.. já testei..

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  3. Há algum tempo eu me perguntava se usar dispositivos android pra jogar valia a pena, mas depois de perceber que um iPhone pode durar muito mais tempo do que até o lançamento do seu sucessor, e o anuncio de que o ios7 possui suporte nativo à controles, fica difícil me manter no Android. Eu olho para o outro lado da rua e vejo um ecossistema de aplicativos extremamente superior e uma biblioteca de jogos maior e longeva (quem se lembra dos jogos da época do Android 2.3 que não rodam em 4.0+.?). Isso desestimula o jogador, e só se agrava com certas atitudes como jogos exclusivos para Tegra

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  4. Ja parou pra pensar nos enumeros processadores que os desenvolvedores do android tem que trabalhar para otimizar seu S.O.?
    e a Apple enquanto isso 1 a cada lançamento!
    não gosto do ios mais e o melhor S.O. na atualidade dos Gadgets
    Devido a isso deve fica mais “fácil” tirar maior proveito do aparelho

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  5. Ola Dario,venho percebendo que voçê tem colocado posts mais tecnicos e gosto disso.Queria por favor que vc colocasse posts como:oque muda com open gl es 3.0 parte 2:explicasse oque vai acontecer com o open gl 2.0.Sera abondonado como o open gl 1.4
    2.Os games mais esperados para o final de 2013:games como final fantasy agito,assasin creed pirates,modern combat 5
    Esses são posts que eu queria ver no seu blog(se não for muito incomodo)

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    • Olá Matheus. Muito obrigado pelas dicas de posts. Vamos dar uma aprofundada no assunto de OpenGL, com certeza, mas preciso estudar mais, quem sabe não rola uns tuto do Unity mostrando os efeitos..

      A pauta dos games que restam para 2013 é muito interessante também, vou providenciar. Muito obrigado pelas dicas.

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    • O resultado varia mesmo. Mas como dito acima, a desculpinha da resolução não cola já que em resultados “offscreen” (mesma resolução para ambos) o iPhone 5S chega até a ultrapassar.

      Essa desculpinha de resolução é coisa do passado.

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