Análise: Marvel vs Capcom 2 (iOS)

Ultimamente, em consoles caseiros, a Capcom tem sido o alvo predileto dos haters. É muito fácil, encontrar em fóruns na net, comentários (alguns com razão) de pessoas que estão parcial ou totalmente insatisfeitas com vários jogos e medidas adotadas, dentre elas, o famigerado DLC pago.

Bem, parece que o nível de insatisfação dos fãs da Capcom chegou ao mercado móvel. Depois de muita insatisfação e queixas com Mega Man X, game que para mim, não merece metade das pedras que atiram nele. Agora a ira dos jogadores se volta contra Marvel vs Capcom 2 (MvC2) para iOS. Como sempre, as reclamações são exageradas e já li “reviews” desdenhando do game, contudo, a opinião dos jogadores no iTunes parece ser diferente… por quê?

Para mim, que sou tanto fã da Marvel (nem metade do que deveria) e da Capcom (mais da metade que deveria), Marvel vs Capcom 2 fica na linha tênue entre quem quer aproveitar o game e quem quer simplesmente odiar e fazer o seu “filme” como mais um hater “fodão”.

Para quem jogou a versão do Arcade, Dreamcast,Playstation 2 ou Xbox, o sentimento pode ser de imediato desprezo. Até entendo, quem esperava ter a mesma experiência dessas antigas versões no seu iPhone ou iPad, pode esquecer. Até por que no fim das contas, isso é impossível.

Publicidade


No iPod Touch (e iPhone)

Modo "Compact" e configuração de botões normal deixam MvC2 mais perto da versão do Arcade.
Modo "Compact" e configuração de botões normal deixam MvC2 mais perto da versão do Arcade.

Para quem nunca jogou, e é fã de games de luta, MvC2 ficou bastante feio no iPod Touch, muitos pixeis estourados e a impressão de estarmos jogando MvC2 no Playstation 1, se tal versão existisse. Outro agravante do jogo rodando no iPod Touch é a sujeira enorme que os botões fazem na tela. Fica muito difícil ver onde estão os personagens.

Outro problema que percebi no jogo rodando em telas pequenas é que ele ficou rápido demais, tão rápido que é triste ver a “cpu” lhe dar uma surra de combos e não ter meios para revidar usando a tela touch, nem com os botões que oferecem acesso rápido a golpes especais, a coisa melhora, pois eles possuem um leve lag.

 

No iPad

No iPad o game fica mais "visível" do que iPhone
No iPad o game fica mais "visível" do que iPhone

Já no iPad, o game pareceu rodar melhor, li por aí que muita gente enfrentou lags tremendos tanto no iPad 2 como no iPhone 4S, isso não aconteceu comigo. Se por um lado o game voltou a velocidade normal, pelo lado dos gráficos a coisa se agravou, agora o game não ficou só feio, ficou horrível.

Não houve qualquer tipo de tratamento gráfico, o game é universal, ou seja,  a versão do iPhone e iPod Touch é a mesma do iPad. Isso representa economia para quem tem os dois aparelhos, é verdade, mas demonstra também o descaso da Capcom que sequer aplicou um filtro para amenizar o problema, como fez com MvC2 para Playstation 3 e Xbox 360.

Graças a grande tela do iPad, os botões de comandos ficaram na borda e com a opção de configuração de tela “compact” disponível no jogo, os botões não são mais um problema. Contudo, ainda falando nos botões, a ideia de fazer o botão deslizante para golpes especiais, foi boa, mas o delay do botão é um pouco alto e compromete quem quiser linkar golpes especiais utilizando-se desse botão e conjunto com um combo.

Por fim, o fator principal e possível grande problema do jogo é como adaptar um game com um sistema de combos e golpes tão diversificado em uma simples tela touch com 4 ou 6 botões? Pois é, parece impossível portar a jogabilidade original de MvC2 para uma simples touchscreen. Mesmo se tal milagre acontecesse, a falta de feedback ainda seria um problema para quem quisesse jogar o game “profissionalmente”.

E essa é a moral da história amiginhos, um game ruim para iPhone ( e iPod Touch) e razoável no iPad. Mas de qualquer forma, um game de luta, que em um smartphone como o Xperia Play faria muito mais sentido. Estou me divertindo no iPad e desbloqueando os personagens, ainda bem que não precisa pagar com dinheiro de verdade, por eles,  e sim “points” que você ganha cada vez que você joga.

+Prós

  • Muitos lutadores
  • Um dos maiores clássicos dos jogos de luta de todos os tempos

-Contras

  • Graficamente datado
  • Controles
  • Jogabilidade deficiente
  • Ver “a cpu” realizar combos que são impossíveis na tela touch

Nota 5.5

 

 

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News