Hora da verdade: A5X vs Tegra 3

19 de Março de 2012 . Atualizado 08/04/2012

Tegra-3-vs-A5x-i Hora da verdade: A5X vs Tegra 3

Chega de enrolação, agora é a hora da verdade. No canto esquerdo, o recém-nascido filho da Apple, o novo iPad. E no canto direito, o orgulho dos androidianos, o chip Nvidia Tegra 3. É chegada a hora de sabermos qual é o melhor chip para games em um tablet.

Depois da alfinetada que a Apple deu no Chip Tegra 3 durante o evento que marcou o lançamento do novo iPad, muita gente, inclusive eu, ficou se indagando se era aquilo tudo mesmo. A verdade vem a tona em uma bateria de testes realizados pelo pessoal do site LaptopMag. O veredicto? Não é bem assim, Apple!

O novo iPad se saiu tremendamente bem no teste de GL que calcula vértices (ou polígonos) por segundo. O aparelho da maçã consegue renderizar  7,530,524 frames na média de 57 frames por segundo, contra 3,523,926 com média de 27 frames por segundo do Tegra 3. Talvez seja daí que a Apple tenha tirado aquele tópico onde afirmava que o novo A5X era 4 vezes mais rápido que o Tegra 3.

Porém, em outros testes o chip da Nvidia se saiu muito bem. Perdendo apenas no teste de browser por pouco.

geekbench-score Hora da verdade: A5X vs Tegra 3

Mas no quesito efeitos gráficos, o Tegra 3 ganhou, ao meu ver, porque possui efeitos de água e física similares a Physx e que não são possíveis de serem reproduzidos nos tablets da Apple.

No vídeo acima como relatou bem o pessoal do Laptopmag, apesar da grande resolução do novo iPad trazer gráficos bem mais nítidos, o mesmo não consegue reproduzir o efeito da água batendo na tela no game Riptide e nem a movimento das bandeiras (que sequer aparecem na versão do jogo ShadowGun).

Para ver todos os gráficos e o resultado final, confira a análise completa em:
http://blog.laptopmag.com/tablet-chip-showdown-nvidia-tegra-3-vs-the-new-ipads-a5x

Para quem vai comprar um dos dois tablets, com certeza, terá uma decisão difícil a fazer. De um lado temos todo o ecossistema da Apple e alguns exclusivos, enquanto do lado do Android temos jogos mais baratos e, possivelmente, hardware mais barato.

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.