CES 2014: Conheça o Nvidia Tegra K1, o sucessor do Tegra 4

7 de janeiro de 2014 . Atualizado 02/03/2014

Nvidia-Tegra-k1 CES 2014: Conheça o Nvidia Tegra K1, o sucessor do Tegra 4

Durante CES (Consumer Electronics Association) 2014, a Nvidia apresentou o primeiro processador da família Mobile Kepler, O Tegra K1. O processador é o quinto da empresa desenvolvido para smartphones e tablets e contará com versões de 32 bits e 64 bits.

Como podemos ver na imagem acima, A versão de 32bits será um Quad-Core com núcleos a 2.3GHZ, enquanto a versão de 64bits contará com “apenas” dois núcleos, mas rodando a até 2.5GHZ.

Nós já falamos um pouco desse projeto em Julho. Conhecido anteriormente como projeto Logan, o Tegra K1 será o sucessor do Tegra 4 e trará um desempenho aos smartphones surpreendentes, pelo menos no que foi apresentado até agora.

A tecnologia por traz do Nvidia Tegra K1 é tão avançada que  irá permitir um salto gráfico nos jogos mobile, tornando a brincadeira tão próxima  aos  jogos de Playstation 3 e Xbox 360, que muitos sugerem que as capacidades do novo processador chegará perto até da atual geração de consoles.

A coisa é tão impressionante que a própria Nvidia fez questão de disponibilizar toda sua apresentação da CES 2014 no Youtube. Além de celulares e tablets, a Nvidia pretende comercializar o K1 em outro tipos de aparelhos “móveis”, os automóveis.

 

Tio, quando veremos esses processadores em ação?

Nem precisa dizer que mal o processador foi oficialmente anunciado e a criançada já sonha com novos smartphones e tablets. Como será o consumo da bateria e etc. Parece que nem o mesmo o diretor executivo da Nvidia sabe essa informação, já que não foi apresentado nenhum jogo com Unreal Engine no palco.

Havia apenas alguns protótipos rodando demos como a “Ira” (veja o vídeo acima). Para quem gosta da sopa de letrinhas, o Tegra K1 terá suporte a OpenGL 4.4, OpenGL ES 3.0 e, rufem os tambores,  DirectX 11!

A Nvidia promete um dispositivo “desplugado” para exibir o Tegra K1 em ação nos próximos meses. Mas não espere ver tablets e smartphones com o K1, inundando as lojas, em 2014. Afinal, Tegra 4, atual top de linha em processadores da Nvidia nem se popularizou, devido ao sucesso enorme do concorrente, o Qualcomm Snapdragon.

Corre Nvidia.

 

 

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Supergamer

    muito fod* esse processador,sinto que neste ano teremos um salto de qualidade enorme no mobile gaming

  • Este ano? Teremos sorte se virmos o Tegra K1 nas lojas no ano que vem.

  • Supergamer

    mas já foi programado para este ano Dario,agora quem colocou um balde de água fria na Nvidia foi a sony com o ps now,pq a nvidia focou tanto em tecnologias que seu novo processador suporta e a sony matou com catalogo de ps1,ps2,ps3,ps vita no smart,ai qual o mais interessante,pagar uma pequena fortuna por um processador bom para jogar games digamos “desconhecidos”,ou pegar um smart basico e pagar uma pequena mensalidade pra jogar god of war e the last of us.

    • Supergamer, uma coisa é ser lançado este ano lá fora, em um lançamento modesto. Outra coisa é chegar por aqui quase ao mesmo tempo como o Galaxy S4. É preciso um grande trabalho de logística. Sem falar no fato que os aparelhos conhecidos do mercado já estão praticamente prontos para esse ano. Mas vamos torcer por surpresas como um novo Nexus 7 com Tegra K1, não custa sonhar.