Review: Jetpack Joyride (iPhone e iPad)

Existem muitos jogos casuais de sucesso na App store. Mas não é toda produtora que consegue emplacar mais de um hit, existem muitas que vivem de um jogo apenas, mas este não é o caso da Halfbrick. A produtora de Fruit Ninja e Age of Zombies, conseguiu novamente emplacar mais um sucesso neste segmento (jogos casuais) tão incerto. Digo incerto, pois não é todo jogo que cai nas graças do público. O novo da produtora, JetPack JoyRide, pode ser resumido em uma palavra: DIVERSÃO!

Seguindo a mesma qualidade dos games anteriores da Halfbrick, JetPack JoyRide é polido e simples, um game de diversão imediata sem longas esperas e histórias mirabolantes. Para quem imagina algo feito “nas coxas”, a impressão ao executar o game é a melhor possível. Tudo é muito bem feito e bem executado. Das músicas, aos efeitos sonoros e ao carisma do personagem principal.

Publicidade

Você controla Barry Steakfries, um pacato executivo que dá uma “pirada” e resolve roubar um Jetpack com uma metralhadora de um laboratório científico. Como podemos ver no vídeo o enredo é bem maluco.

Eu particularmente gosto de jogos despretensiosos que investem no que existe de mais importante: DIVERSÃO! Esse jogo com cara de mini-game é um das melhores distrações que tive esse ano. As referências são muitas, hora o jogo lembra Metal Slug, hora lembra os desafios infinitos do Turbo Tunnel de Battletoads (NES).

Os comandos (ou o comando) são super simples, com um toque na tela você ativa o jetpack e é só isso. Existem vários veículos para substituir o jetpack inicial durante a partida, são eles: Lil’ Stomper (um drone de batalha), Profit Bird (um pássaro que solta dinheiro quando bate as asas ?),Crazy Freaking Teleporter (uma máquina de teletransporte) e uma super moto. Existem ainda, diversos powerups no jogo que podem ser comprados no jogo ou adquiridos através de uma máquina caça-níquel (está é abastecida por fichas (token) que você recolhe no jogo, essas fichas podem também não serem usadas e cada uma vale 50 moedas normais).

Dica: compre os imãs para os veículos, vale a pena

Durante o lançamento do game, a Halfbrick decidiu mudar o nome do jogo, que anteriormente se chamava Machine Gun JetPack. A decisão foi correta, afinal, é possível comprar vários jetpacks. Alguns muito inusitados, como o Rainbow Jetpack (Sim, arco-íris).

Jetpack Joyride é pensado primordialmente para a competição, basta clicar no ícone do gamecenter que você já direcionado imediatamente para o leaderboards e visualizar o ranking com as maiores distancias percorridas. O game possui missões e objetivos, mas de imediato o que desejamos mesmo é ser o primeiro no ranking, pelo menos dos amigos, pois o mundial, como sempre, é quase impossível. O carisma é um ponto forte do jogo. Isso pode ser percebido no protagonista, nos gráficos, nas músicas (muito boas por sinal).

Resumindo é um jogos bastante divertido e viciante, porém é precisar lembrar que assim como outros jogos da produtora ele é bem curto. Após alguns dias a diversão se resumirá na tentativa de alcançar a maior distância percorrida. Mas mesmo assim, o game não passa a ideia de algo pretencioso, é só um minigame focado na diversão e nesse quesito ele arrasa!

Jetpack Joyride custa 99 centavos de dólar e é compatível com qualquer iDevice com iOS 3.1.3 ou superior.

+Prós

  • Simples e divertido
  • Ideal para qualquer momento e nem requer as duas mãos para jogar
  • Tudo muito bem feito
  • Trilha sonora pequena mas excelente

-Contras

  • Nenhum

Nota 9

Nome: Jetpack Joyride
Produtora: Halfbrick
Plataforma: iPhone, iPod Touch e iPad
Gênero: Casual / Mini-Game
Versão: 1.0 (versão testada em um iPod Touch 4G)
Lançamento: Setembro de 2011


Link para Download na App Store argentina

Link para Download na App Store americana

Bug

Alguns usuários estão relatando que ao desligar o iPhone (não ocorreu com o meu ipod, logo, presumo que seja um bug apenas no iPhone) o game retorna com menos moedas ou pior, não ter nenhuma moeda. Espero que a Halfbrick conserte isso logo.

Curiosidade

A roupa anti-gravidade usada pelo Barry é idêntica a de outro jogo de outra empresa chamado Gravity Guy.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News