Altas resoluções podem estagnar o desenvolvimento de jogos para smartphones e tablets

Está na hora dos fabricantes decidirem que resolução adotar

Um medo que eu tinha em relação ao jogos de smartphone (Android e iPhone, principalmente) é que na busca por uma tela mais definida e mais brilhante, os fabricante começassem a usar resoluções cada vez mais altas (e exageradas). Meu medo só se confirma a cada lançamento.

Antes de tudo, você nunca se perguntou por que o Sony PSP possui jogos com uma maior contagem de polígonos do que os de iPhone? Mesmo o iPhone 4 tendo um processador de 1Ghz (contra 333Mhz do PSP) não consegue gerar gráficos com mais polígonos? A resposta: resolução da tela! Enquanto um PSP tem uma tela com apenas 480×272 pixeis, o iPhone tem uma resolução de 960×640 pixeis.

Outra prova, em um teste realizado pelo Gizmodo com o Motorola Atrix vs LG Optimus 2X, o aparelho vencedor, foi o que teve a menor resolução de tela(detalhe, ambos tem configuração idêntica, até os chipset são iguais).

Publicidade

Enquanto isso, o iPad 2 está no mercado desde fevereiro, portando (possivelmente) o processador do futuro iPhone 5. Contudo, se a Apple aumentar novamente a resolução de tela (a probabilidade existe) , pode ser que o novo iPhone tenha desempenho igual ou pouco superior ao iPad 2.

Isso tudo nos leva a um cenário onde os desenvolvedores terão de se esforçar um pouco mais para fazer jogos com cara de AAA para os futuros smartphones. Pois essa escalada de resolução pode determinar se veremos jogos mais avançados ou não nos smartphones. Já estou com saudade daquele “salto” que foi do iPhone 3GS para o iPhone 4.

Curiosidade

Enquanto os fabricantes de smartphones correm em busca de mais resolução em suas telas, a Sony se contentou com “apenas” 960×544 pixels para o seu novo portátil, o PS vita. Detalhe, o portátil com o processador mais potente já visto até agora, ARM Cortex A9 quad-core (4 núcleos).

O resultado de se escolher uma resolução apropriada (sem exageros) você confere abaixo.

E para você qual deve ser a resolução de tela para os smartphones de agora em diante?

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News