Heroes Lore: Wind of Soltia – tudo sobre a icônica franquia de RPG para celular


Poucos jogos de celular possuem a proeza de se tornarem tão cultuados ao longo dos anos a ponto de virarem referência em algum gênero. Deixe-me explicar: pergunte a qualquer gamer, qual o melhor RPG para celular? Só quem realmente joga no celular saberá a resposta e esta será “Heroes Lore”. Lançado nos idos anos de 2005 na Coréia do Sul pela extinta MFOMA, Heroes Lore chegou ao ocidente em 2007 após a compra daquela pela HandsOn.

 

A História de Heroes Lore

A história do game gira em torno de três protagonitas que habitam o continente chamado Soltia. Você escolhe entre Ronin (Ian), Reah ou Aramor (Keneth). Nessa terra habitam além de humanos e monstros, criaturas míticas chamadas Guardians. Os Guardians são evocações que podem ser chamadas para a batalha e são elas que mantém a paz em toda Soltia. Contudo, é preciso muito treinamento para dominar esses seres que são formados por elementos como: terra, fogo e água; e alimentam-se de almas humanas. O Conflito começa quando os Guardian começam a sair do controle de seus mestres.

 

Publicidade

Os Personagens de Heroes Lore: Winds of Soltia

Ronin (Ian no original) é o típico protagonista com pouco cérebro mas que resolve tudo na porrada. Passa boa parte da aventura tentando entender o porquê de Reah estar fugindo. Não tem muitas pretenções na vida além de correr atrás de Reah e se tornar um cavaleiro guardião.
Idade: 17 anos
Altura: 1,75cm
Peso: 67 KG
Classe: espada de duas mãos

Reah (Leah no original) é a típica gostosa de boa família pronta para sair por aí causando confusões. É uma personagem misteriosa que guarda grande parte dos segredos da história do jogo. É persuadida por Lanak (Craig no original) a iniciar uma rebelião contra a ordem de Soltia.
Idade: 17 anos
Altura: 1,64cm
Peso: 48 KG (muito bem distribuídos)
Classe: Lancer (Lança)

Aramor (Keneth no original) é um cavaleiro experiente que do alto de seu bigode já viveu muitas aventuras. É outro personagem que guarda muitos segredos não só de Soltia, mas também de sua terra natal, Sollum. Como é um cara de certa idade conheceu até os pais dos outros protagonistas.
Idade: 38 anos
Altura: 1,80m
Peso: 72 KG
Classe: Cavaleiro (espada e escudo)

 

A aventura de Heroes Lore

Joguei a versão 2.0.7 em um Nokia N95 de guerra. A primeira vista, Heroes Lore parece um típico action/RPG saído direto do Super Nintendo. A visão aerea com personagens no estilo anime podem não soar como uma novidade, mas tudo isso era e continua sendo novidade nos jogos Java para celular. Pois ontasse nos dedos os RPGs para celulares em inglês.

Os diálogos do jogo são bem objetivos (sem enrolação e piadinhas) e praticamente não existem side quests.dependendo do seu celular você pode pressionar tanto a tecla central do menu ou a tecla 5 para atacar.

Pode-se fazer upgrade de 4 características (poder, energia, agilidade e vontade). Seus pontos de energia e magia se recuperam lentamente. As armaduras e armas mudam a aparência de seu personagem e isso é outra coisa que quase não vemos nos RPGs de celular Java e até nos RPGs para smartphones.Outro fator que influência seu ataque e defesa, é o Guardian que você evocou. No templo da água por exemplo, você deve evocar algum Guardian do elemento terra e nunca um de fogo.

A distribuição dos comandos pelo teclado é outra grande ideia usada no jogo. Isso garantiu uma ótima adaptação em vários modelos de telefone, indo dos modestos celulares com visor de resolução 128×160 pixeis até celulares com slide e visor de tela 240×320. Não bastasse isso o jogo não é do tipo “esmaga botões”, para fazer os combos, por exemplo, três toques no botão já bastam para realizar qualquer um deles. Esses combos são aprendidos com um habitante específico em cada vila, geralmente um guarda ou chefe da vila.

 

Heroes Lore não é um game difícil. No começo a jornada é fácil, mas o caldo engrossa perto dos chefões finais onde será preciso vários litros de potion. A principal qualidade do jogo, com certeza, é a sua extensão. São necessárias várias horas (umas 20) para terminar o game e conectar todas as peças que formam a história de Soltia. Não é necessário evoluir o personagem até o máximo, se você souber utilizar os Guardians adequadamente é possível terminar com níveis abaixo do 40.

Após terminar, a conclusão que temos é a de um game extremamente lapidado e polido, algo que pouco vemos por aí. controles perfeitos, áudio presente com trilha sonora e efeitos ao mesmo tempo, variedade ideal de inimigos, gráficos coloridos e cativantes, tudo isso em apenas 1 megabyte de conteúdo.

A recepção

Trailer de lançamento da versão ocidental do jogo

O jogo foi muito bem recebido pela crítica e público. A grande aceitação se deve ao conjunto da obra que é muito boa. O jogo tem um “que” de SNES nos gráficos, além de um excelente gameplay. Com comandos simples que ficaram práticos de se realizar no teclado, é muito gostoso jogar Heroes Lore. Não bastasse isso, o grande trunfo do game é que após terminar o game com um protagonista a história não se encerra e para saber o que acontece é preciso terminar o game com os três personagens.

Curiosidades sobre Heroes Lore

Heroes Lore nunca chegou oficialmente no Brasil, mas isso não impediu do game ter uma versão em português feita por fãs. Outra coisa legal de ver, são diversos sites que disponibilizam muita informação sobre o jogo o melhor deles é o heroeslore.blogspot.com, lá você encontrará um detonado completo além de dicas para mixar (misturar) itens.

O áudio de Heroes Lore: Wind of Soltia é excelente, é um dos poucos jogos a contar com trilha sonora e efeitos sonoros rolando ao mesmo tempo. porém a versão 2.0.7 do game conta com uma música bastante conhecida pelos gamers, escute e veja se não parece com isso.

 

Trailer Original de lançamento!

A série Heroes Lore obteve um sucesso muito grande em seu país de origem, em 2008, o jogo já contava com 5 versões lançadas. Contudo, as continuações existem apenas para celulares específicos que não rodavam mais Java. O episódio Zero chegou aos domínios chineses (sendo rapidamente distribuido para o mundo em foruns e afins). Estranhamente, depois da aquisição da HandsOn pela EA Mobile, o terceiro episódio do jogo chegou para iPhone e iPod Touch no ano passado.

A arte do, até então desconhecido, Lee Jung won (devilman82) ganhou o mundo com o lançamento de Wind of Soltia e suas sequências. Confira o site oficial do artista.

Poster original em coreano do jogo



 

Conclusão

Após alguns dias longe do iPod Touch (e nem senti saudade) é possível perceber todas as qualidade deste que é considerado o melhor RPG de todos os tempos para celular. Heroes Lore Wind of Soltia irá morar para sempre no coração dos jogadores de celular e é uma pena que a EA Mobile tenha uma vista tão míope a ponto de não ver o sucesso que o jogo fez ao redor do mundo e da internet. Uma possível versão ocidental da continuação direta da saga de Soltia estava prevista para 2008, mas após a compra da HandsOn pela EA Mobile, o projeto foi cancelado e hoje jaz nos poroes da EA, junto com o resto da franquia a quão os fãs esperam até hoje.

O gênero de RPGs continua carente na plataforma Java. Mas a equipe que criou esse jogo provou que é possível termos uma experiência de RPG de console em um simples celular.

Obrigado por existirem guerreiros de Soltia!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News