Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

6 de julho de 2016 . Atualizado 25/07/2016

pokemon-go-android-ios-jogo-celular-tutorial Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

Se você tem dúvidas de como é a jogabilidade do game Pokémon GO (Android e iOS), chegou a hora de tirar todas. Descubra como funciona o sistema de captura, ginásios, PokéStops, Pokémons, ovos e etc.

Leia também:

– “Cheguei agora do planeta Marte, o que é Pokémon GO?”

Pokémon GO é um jogo online onde você joga com seu smartphone (Android e iOS). É preciso estar conectado à internet e permitir que o app do jogo tenha acesso à sua localização. O game cria um cenário a partir de dados do GPS e espalha pelo mesmo, vários itens para o jogador coletar e interagir. É um game disputado a nível global, com interações em literalmente qualquer ponto do planeta.

– O game funciona em redes 2G?

Sim, Pokémon Go funciona perfeitamente em redes 2G. O jogo da Nintendo para celular não precisa de um grande volume de dados. E logo ao iniciar, já é possível ver os primeiros objetos surgindo na tela.

– É preciso estar com a tela do celular ligada ou ficar segurando o aparelho o tempo todo?

Não! O jogo possui um serviço que roda em segundo plano e notifica o jogador quando há algum Pokémon nas redondezas. O jogador só tira o celular do bolso para capturar Pokémons e ao interagir com PokéStops, Ginásios e etc.

– Como funciona o sistema de captura de Pokémons?

pokémon-go-lancamento-oficial-android-ios-4 Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

Logo no começo, você precisa escolher seu primeiro Pokémon!

Quando um Pokémon estiver próximo, seu celular irá vibrar. Ao abrir o game, ele exibirá um Pokémon próximo a você. O jogador pode usar a câmera ou desativar esse recurso e capturar o Pokémon apenas jogando a Pokébola nele.

Há diversos tipos de pokémons. Os mais fáceis de capturar possuem um círculo verde ao redor. Laranja tem médio nível de dificuldade e o que possui um círculo vermelho é o mais difícil de capturar.

Ao iniciar o jogo pela primeira vez, pokémons vão aparecer muito perto de onde você está. Não é necessário nem se mexer. Bastar movimentar o celular para localizá-los, ou desligar o botão “AR” na interface do jogo para ir para um cenário renderizado e jogar a pokébola para capturar o seu pokémon.

Ao deixar o recurso de AR ativado, o jogador irá ver o Pokémon através da câmera, é um recursos muito bacana e divertido. É possível tirar uma foto do pokémon e compartilhar nas redes sociais.

Ao avistar um pokémon, basta deslizar o dedo sobre a tela para arremessar a pokébola. O sucesso da captura depende de um arremesso perfeito. Jogue a pokébola quando o círculo colorido estiver no menor diâmetro possível.

Após pegar um pokémon, você ganha pontos de captura e XP.

– O que são PokéStops?

pokemon-go-android-ios-jogo-celular-tutorial-pokestops Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

Exemplo de um PokéStop com itens para coletar.

PokéStops são pontos interessantes no mapa que guardam diversos itens. Você pode encontrar pokébolas, pokémons, incensos, ovos e etc. Geralmente, esses lugares estão na mesma localização de bibliotecas, praças públicas e pontos culturais da sua cidade.

– O que é o Incenso?

pokemon-go-android-ios-jogo-celular-tutorial-incenso Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

Incenso e outros itens disponíveis na loja com microtransações de Pokémon Go.

O incenso é uma cápsula que libera um odor capaz de atrair pokémons. Isso é ideal quando você está em um lugar onde não há muitos pokémons. Eles serão atraídos pelo odor e vão aparecer muito perto de você. É ótimo para quem não sai muito e fica em casa, e gostaria de ver como funciona o jogo. Entretanto, o incenso é um recursos limitado. O efeito dura 30 minutos.

– E os Ovos?

Sim, há ovos em Pokémon GO. Ao coletar um ovo em um PokéStop, o jogador precisa chocá-lo para conseguir um novo pokémon. Para isso, é preciso se locomover um pouco. O jogo reconhece se você está caminhando ou andando de carro ou ônibus. Por isso não adianta tentar enrolar o game andando de carro, pois ele não irá contabilizar como tempo/caminhada para chocar o ovo.

– Ginásios

pokemon-go-android-ios-jogo-celular-tutorial-batalhas-ginasios-2 Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

Imagens promocionais deixam claro que haverá batalhas e ginásios Pokémon em Pokémon GO

[Atualização]

– Batalhas

Sim! Há lutas de pokémon em pokémon GO e elas não são automáticas. Há comandos de toque para realizar ataques, trocar de pokémons e até realizar golpes especiais.

Bom, por enquanto é isso? Qualquer dúvida deixe um comentário!

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.