Testamos Pokémon GO: saiba TUDO sobre o jogo para celular

pokemon-go-android-ios-jogo-celular-tutorial

Se você tem dúvidas de como é a jogabilidade do game Pokémon GO (Android e iOS), chegou a hora de tirar todas. Descubra como funciona o sistema de captura, ginásios, PokéStops, Pokémons, ovos e etc.

Leia também:

– “Cheguei agora do planeta Marte, o que é Pokémon GO?”

Publicidade

Pokémon GO é um jogo online onde você joga com seu smartphone (Android e iOS). É preciso estar conectado à internet e permitir que o app do jogo tenha acesso à sua localização. O game cria um cenário a partir de dados do GPS e espalha pelo mesmo, vários itens para o jogador coletar e interagir. É um game disputado a nível global, com interações em literalmente qualquer ponto do planeta.

– O game funciona em redes 2G?

Sim, Pokémon Go funciona perfeitamente em redes 2G. O jogo da Nintendo para celular não precisa de um grande volume de dados. E logo ao iniciar, já é possível ver os primeiros objetos surgindo na tela.

– É preciso estar com a tela do celular ligada ou ficar segurando o aparelho o tempo todo?

Não! O jogo possui um serviço que roda em segundo plano e notifica o jogador quando há algum Pokémon nas redondezas. O jogador só tira o celular do bolso para capturar Pokémons e ao interagir com PokéStops, Ginásios e etc.

– Como funciona o sistema de captura de Pokémons?

Logo no começo, você precisa escolher seu primeiro Pokémon!
Logo no começo, você precisa escolher seu primeiro Pokémon!

Quando um Pokémon estiver próximo, seu celular irá vibrar. Ao abrir o game, ele exibirá um Pokémon próximo a você. O jogador pode usar a câmera ou desativar esse recurso e capturar o Pokémon apenas jogando a Pokébola nele.

Há diversos tipos de pokémons. Os mais fáceis de capturar possuem um círculo verde ao redor. Laranja tem médio nível de dificuldade e o que possui um círculo vermelho é o mais difícil de capturar.

Ao iniciar o jogo pela primeira vez, pokémons vão aparecer muito perto de onde você está. Não é necessário nem se mexer. Bastar movimentar o celular para localizá-los, ou desligar o botão “AR” na interface do jogo para ir para um cenário renderizado e jogar a pokébola para capturar o seu pokémon.

Ao deixar o recurso de AR ativado, o jogador irá ver o Pokémon através da câmera, é um recursos muito bacana e divertido. É possível tirar uma foto do pokémon e compartilhar nas redes sociais.

Ao avistar um pokémon, basta deslizar o dedo sobre a tela para arremessar a pokébola. O sucesso da captura depende de um arremesso perfeito. Jogue a pokébola quando o círculo colorido estiver no menor diâmetro possível.

Após pegar um pokémon, você ganha pontos de captura e XP.

– O que são PokéStops?

Exemplo de um PokéStop com itens para coletar.
Exemplo de um PokéStop com itens para coletar.

PokéStops são pontos interessantes no mapa que guardam diversos itens. Você pode encontrar pokébolas, pokémons, incensos, ovos e etc. Geralmente, esses lugares estão na mesma localização de bibliotecas, praças públicas e pontos culturais da sua cidade.

– O que é o Incenso?

Incenso e outros itens disponíveis na loja com microtransações de Pokémon Go.
Incenso e outros itens disponíveis na loja com microtransações de Pokémon Go.

O incenso é uma cápsula que libera um odor capaz de atrair pokémons. Isso é ideal quando você está em um lugar onde não há muitos pokémons. Eles serão atraídos pelo odor e vão aparecer muito perto de você. É ótimo para quem não sai muito e fica em casa, e gostaria de ver como funciona o jogo. Entretanto, o incenso é um recursos limitado. O efeito dura 30 minutos.

– E os Ovos?

Sim, há ovos em Pokémon GO. Ao coletar um ovo em um PokéStop, o jogador precisa chocá-lo para conseguir um novo pokémon. Para isso, é preciso se locomover um pouco. O jogo reconhece se você está caminhando ou andando de carro ou ônibus. Por isso não adianta tentar enrolar o game andando de carro, pois ele não irá contabilizar como tempo/caminhada para chocar o ovo.

– Ginásios

Imagens promocionais deixam claro que haverá batalhas e ginásios Pokémon em Pokémon GO
Imagens promocionais deixam claro que haverá batalhas e ginásios Pokémon em Pokémon GO

[Atualização]

– Batalhas

Sim! Há lutas de pokémon em pokémon GO e elas não são automáticas. Há comandos de toque para realizar ataques, trocar de pokémons e até realizar golpes especiais.

Bom, por enquanto é isso? Qualquer dúvida deixe um comentário!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News