PES 2017 Mobile: primeiras impressões do novo jogo de futebol (Android e iOS)

pes-2017-mobile-celular-android-ios

Tudo sobre PES 2017 Mobile! Os modos, a jogabilidade e muito mais! Testamos o beta do próximo jogo da Konami para celulares, que marca o retorno da produtora com um jogo de futebol completo. Confira nossas primeiras impressões.

Leia também:

– A versão testada

A versão testada do game é a de Android. O requisito mínimo é um dispositivo com Android 5.0. O jogo todo pesa cerca de 1.2 GB. Além disso, há dados que podem ser baixados posteriormente, como a narração. O download da narração em português foi de 150 MB.

Publicidade

PES 2017 Mobile exige conexão constante com a internet.

– Gráficos bonitos

A primeira impressão do PES 2017 Mobile não poderia ser mais positiva. O visual do jogo está muito bonito. Ele não tenta imprimir gráficos muito pesados e mesmo assim, está muito mais bonito que jogos como FIFA Mobile, FIFA 15 e DLS 2016.

pes-2017-mobile-celular-android-ios-2

Os bonecos dos jogadores são muito parecidos com os de FIFA Mobile, mas todo o resto é muito mais bonito, especialmente as torcidas, interface, patrocínios e estádios. O fato do game ter as mesmas licenças de clubes das versão para consoles, vai atrair muito usuários. Sim, há times e jogadores brasileiros em PES 2017 Mobile.

– Jogo em português e com narração de Milton Leite

A segunda coisa que chama atenção em PES 2017 Mobile é o fato do beta está todo em português. E não é só texto, o game possui narração de Milton Leite, muito boa por sinal.

pes-2017-mobile-celular-android-ios-3

Para colocar a narração em português, basta acessar o menu principal >> extras >> config >> baixar comentário. Apesar de ser um beta, a tradução está muito boa e praticamente pronta para o lançamento final.

– Controles confusos

O único ponto a ressaltar em PES 2017 Mobile são os controles. Não que eles sejam inteiramente ruins, mas eles são no mínimo confusos. A Konami adotou um sistema sem botões na tela. Não é um sistema de touch como o de FIFA Mobile. Apesar de não ser visível, o joystick virtual está lá.

A questão é o lado direito da tela. Algumas jogadas exigem comandos estranhos como tocar duas vezes na tela e depois deslizar, apenas para chutar alto e de longe.

pes-2017-mobile-celular-android-ios-4

Passes são mais simples, basta deslizar o polegar direito na direção em que o outro jogador está. Mas cruzar é bem complicado, a Konami bolou um comando onde você desliza de um lado para outro.

É questão de se acostumar. Vale ressaltar ainda que PES 2017 Mobile não possui modo automático como o FIFA Mobile. Todas as partidas precisam ser jogadas pelo usuário. As partidas são um pouco demoradas para o padrão dos jogos de celular. Cada tempo dura 5 minutos.

– Todos os modos que estão no game (até agora)

PES 2017 Mobile, pelo menos no beta, está repleto de modos. São dois modos campanha(!), um modo de eventos especiais e, rufem os tambores, dois modos multiplayer, um online e outro local via Bluetooth (palmas para a Konami).

pes-2017-mobile-celular-android-ios-6

pes-2017-mobile-celular-android-ios-4

pes-2017-mobile-celular-android-ios-5

Calma que não acabou. O PES 2017 Mobile ainda tem alguns modos relacionados a administração de clubes (estilo manager), como: seleção de empresário, treino, olheiro, leilão de jogadores, escolha de técnico e etc.

– Monetização e Barra de energia

O sistema de aquisição de novos jogadores é um pouco confuso, pois você não abre pacotinhos como no FIFA Mobile. Os jogadores são contratados por olheiros em um sistema de leilão. Quanto melhor o olheiro, melhores são os jogadores.

pes-2017-mobile-celular-android-ios-7

Os leilões são definidos pelos jogadores, você escolhe o valor do seu lance e se vencer, aí sim, é aberto um menu com “bolas aleatórias” e uma delas, revela o seu novo jogador. O game mostra, antes de abrir uma “bola”, os jogadores que você pode ganhar.

Porém, tudo roda sobre um sistema de contratos que acaba de vez enquanto, por isso é preciso ir bem nas partidas para poder renovar contratos e manter os melhores jogadores no time.

PES 2017 Mobile possui limitador de energia. O dinheiro gasto nos leilões e na renovação de contratos são os chamados G Points, mas há ainda as moedas douradas (My Club) que ainda não possuem propósito no jogo.

– Conclusão

Se tudo isso estiver na versão final do game, vai ser muito interessante para traçar um comparativo com o que há no mercado de jogos de futebol para celular. PES 2017 Mobile tem tudo para ser o jogo mais completo do mercado. Mas como falamos anteriormente, trata-se de uma beta do jogo, e muita coisa pode mudar até a versão final.

O que achou do PES 2017 Mobile? Deixe um comentário.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News