FIFA Mobile x DLS 2016: veja qual é o melhor jogo de futebol

comparativo-fifa-mobile-vs-dls-2016-android-ios

Neste comparativo, vamos analisar vários aspectos para decidir qual o melhor game de futebol do Android e iOS. Enquanto FIFA Mobile aposta na jogatina casual, DLS 2016 tem modos e elementos há muito esquecidos pelo clássico da EA. E aí? Quem será que vence esse embate?

Leia também:

– Gráficos

O visual é sempre o primeiro item a ser reparado em qualquer comparativo. E em jogos de futebol não é diferente. Entra ano e sai ano, e os usuários sempre param para ver o que mudou de um FIFA para outro. FIFA Mobile, infelizmente é um downgrade se comparado a FIFA 16. O novo jogo chega a ter gráficos até piores que FIFA 15 em alguns aspectos (estádios, torcida e etc).

Publicidade

Mas, apesar dos efeitos visuais e uso de mais shaders em Dream League Soccer (DLS) 2016, FIFA Mobile tem modelos em 3D mais realistas e que parecem com jogadores de verdade. Os modelos tridimensionais de DLS 2016 são bastante genéricos (pra não dizer esquisitos) e muitos jogadores são praticamente idênticos.

graficos-fifa-mobile-dls-2016-android-ios
Dream League Soccer tem mais elementos e efeitos visuais, mas os bonecos em 3D são bastante genéricos.

Contudo, uma evolução no FIFA seria o mínimo para os dias atuais. Seria ótimo ver a EA corrigindo o erro da engine do FIFA 16 (problemática em termos de compatibilidade até mesmo com GPUS medianas). Porém, a produtora decidiu apostar na ampla compatibilidade, e o resultado é um jogo com cara de 2012.

FIFA Mobile ganha na aparência dos bonecos, mas perde no resto (campo, arquibancadas, torcida e etc). Então, temos um empate aqui.

– Jogabilidade

A questão mais óbvia em qualquer game, a jogabilidade. Esse é um ponto, meus caros, onde o FIFA Mobile decepciona enormemente. Embora tenha bons controles, a sensação de que você está no comando total do time é bem distante.

Em DLS 2016, todo o comportamento do time e principalmente, do jogador, pode ser controlado pelo usuário. É possível mudar a tática durante o jogo e fazer mudanças na escalação a qualquer momento. FIFA não existe nenhuma dessas opções. Não é possível sequer mudar o ângulo da câmera.

dream-league-soccer-2016-gameplay-android-ios
Comande jogadores (e todo o time) de verdade em DLS 2016.

FIFA Mobile fica devendo em muitos elementos. Não há como controlar replays ou fazer jogadas mais elaboradas (em DLS é possível fazer dribles específicos). Também não há como jogar partidas multiplayer em tem real (nem pela internet, nem localmente), algo que é possível no DLS 2016.

Mas o lance que mais decepciona em FIFA Mobile, é o modo automático. Se você não tocar na tela, o game joga sozinho e você apenas interfere quando quiser. Parece uma solução “sincera”, mas ela esconde uma dificuldade scriptada. Explico, quando você encontra um time mais forte (seja outro usuário no Modo Ataque ou um time controlado pelo próprio game), é muito fácil notar que não é o outro time que é melhor, mas sim, o seu time que “fica ruim”.

Para um jogo de futebol, isso é extremamente negativo, pois demonstra que os produtores querem estar no controle da situação o tempo todo, regendo a experiência do usuário e administrando para que ele seja sempre induzido a realizar uma compra.

No quesito jogabilidade, DLS 2016 ganha de goleada, pois possui uma interação e comandos muito mais sinceros para com o usuário.

– Licenças

Esse é um item que pode ser descrito como “preto no branco”. Retire as licenças de utilização de nomes de clubes e jogadores do FIFA Mobile, e o que temos é um minigame de futebol, que é legal, mas que fica abaixo da média.

Jogadores e times Brasileiros estão no FIFA Mobile.
Jogadores e times Brasileiros estão no FIFA Mobile.

Sem dúvida, um dos grandes atrativos dos jogos de FIFA para Android e iOS, sãos os nomes e imagens dos jogadores e dos times de futebol. Além disso, os bonecos dos jogadores parecem muito com os atletas de verdade. Claro, não é algo que se pode comparar a FIFA 16, mas pelo menos, não fica tão genérico e superficial como DLS 2016.

Nesse quesito nem é preciso discutir. Para quem gosta de colecionar figurinhas reais dos jogadores e clubes, FIFA Mobile é o título a se jogar. Ponto para o FIFA.

– Modos

Os modos de jogos de futebol são determinantes para manter o usuário entretido. Nesse item, FIFA Mobile e DLS 2016 competem lado a lado. FIFA Mobile trouxe diversos modos auxiliares para tentar apagar a má fama dos dois games anteriores (FIFA 15 e FIFA 16), ambos foram lançados com apenas um modo de jogo.

Entretanto, DLS 2016 tem muito mais aparência e jeito de jogo (de verdade) de futebol. O game possui modos multiplayer e local (ambos em tempo real, e não em turnos como o FIFA).

DLS 2016: Jogadores podem ser melhorados em vários aspectos.
DLS 2016: Jogadores podem ser melhorados em vários aspectos.

Além disso, os modos de treino de DLS 2016 permitem evoluir cada jogador individualmente, o que é determinante para a evolução do time e do usuário, O game da First Touch conta com modos para personalizar estádios e até o time, possibilitando criar uma camiseta para o seu clube.

FIFA Mobile e DLS 2016 possuem modos muito parecidos (Treino, temporada, mercado e multiplayer), mas no aspecto geral, DLS 2016 se sai vencedor. Os modos multiplayer são muito mais imersivos e possibilitam diversão local, algo raro nos jogos mobile atuais.

– Conclusão

FIFA tem os gráficos e as licenças que gostamos, enquanto DLS tem a jogabilidade enxuta e os extras que queríamos ver no FIFA Mobile. Na aparência o FIFA leva a melhor, mas quando o assunto é jogabilidade, DLS 2016 dá um banho no game da EA. Em outras palavras, DLS 2016 é um jogo de futebol muito mais sério que o casual/automático FIFA Mobile. Embora a EA tente esconder, ficou claro que a produtora quis fazer um Clash Royale Futebolístico.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News