[Cruzada Java] Ancient Empires II

Um game que fez muito barulho em 2006 foi Ancient Empires II (AE2). Principalmente por ter ganhos prêmios como “Game of the Year” pela Academy of Interactive Arts & Sciences. O game de estratégia em turnos com cenários divididos em quadros (semelhante ao um tabuleiro de xadrez) foi muito bem recebido pelo público e crítica. Contudo Ancient Empires não era um jogo totalmente original, ele tinha várias referências e semelhanças com Advance Wars, jogo para GameBoy Advance originalmente lançado em 2011.

Possuindo todas essas qualidades, o mínimo que podemos imaginar é que AE2 figurinha carimbada em todas os portais de download de operadoras. Bem, não foi exatamente o que aconteceu. Atualmente, o game não é muito bem distribuído, é difícil de encontrar e a sua jogabilidade não combina muito com o cenário atual Gamer. Por quê? Porque além de não ter uma versão touchscreen nativa, o game é difícil e frustrante em vários momentos. O método “tentativa e erro” não funciona muito bem com esse game, pois as partidas duram bem mais de 30 minutos. Esse último fator torna AE2 um meio termo entre jogo mobile e de console.

Vamos combinar. É chato jogar por uma hora e descobrir que a batalha esta comprometida e é melhor começar novamente. Essa é a primeira coisa a aprender sobre AE2. O game merece respeito no quesito dificuldade.

Publicidade
Assim como no Xadrez, antecipar as jogadas do oponente é essencial

A semelhança com o xadrez é inegável. Além de termos o rei/rainha que é mais poderoso que os outros personagens, temos um tabuleiro grande com várias mudanças de terreno que impactam diretamente na defesa e ataque do personagem. Quando você está em um montanha ou em um castelo, você ganha pontos adicionais de defesa.

 

A história

AE2 começa quase que imediatamente após o término do primeiro jogo, com Galamar e Valadorn (livre da magia) agora devem lutar contra uma invasão demoníaca liderada pelo demônio Saeth. Os irmãos se separaram em sua tentativa de defender suas terras. Eles descobrem que os demônios concentraram seus ataques em vários templos e estão roubando cristais místicos. Eles finalmente chegam a enfrentar Saeth, apenas para descobrir que ele tem usado os cristais para ativar uma arma antiga de grande poder – Heaven’s Fury. Agora os irmãos devem usar todas as forças que possuem para derrotar o exército de Saeth antes que usem essa arma.

 

Conteúdo online

Apesar de não ser fácil de encontrar, Seu conteúdo online ainda está disponível. É possível baixar novos mapas e novos desafios para continuar a aproveitar AE2. Uma das coisas mais interessantes é que o jogo tinha muito conteúdo online disponível. Isso em 2005. Tinham noticias e muito mapas e missões para o modo skymish.

 

Multiplayer local

O modo multiplayer do jogo era no estilo “passe o celular”. Era uma opção legal mas como as partidas demoram muito, acredito que a experiência fica prejudicada.

 

Produzido pela Macrospace, empresa que contava com bons artistas e programadores, Ancient Empire II foi um game que marcou muito. Tinha um gráfico bem colorido para a época e pela quantidade de conteúdo, fazia o jogo “durar” bastante no seu aparelho e dava a sensação de render o investimento. Para os fãs de estratégia, AE2 é um jogo mais que indicado. A história não é das melhores, mas as batalhas são SEMPRE intrincadas com pouco espaço para falhas. isso deixa uma boa impressão, principalmente para os fãs de desafio.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News