[Cruzada java] Cyberpunk – The Arasaka’s Plot

Cyberpunk: Arasaka’s Plot foi lançado em 2006  para celulares com suporte Java. pela Mayhem Studios e publicado pela Lemonquest. Esse jogo tem não só o melhor fator nostalgia para quem jogou Flashback (Clássico dos PCs), mas também conta com excelente qualidade gráfica, música e jogabilidade. Não acredita ainda? Bem, vamos em frente e discutir o jogo.

A Cruzada Java é uma coluna que busca resgatar os clássicos jogos de celular que marcaram época de quem jogava em celulares básicos como Sony Ericsson K310 ou Nokia 5200.

Vídeo de lançamento do game.

Publicidade

História

Em 2022, a quarta guerra corporativa está em andamento. Duas megacorporações, Arasaka e Militech,  estão sob conflito às escuras, um conflito que pode estourar numa grande guerra. Aproveitando-se dessa situação,  espiões, mercenários e negociantes estão fazendo fortunas em fechar acordos com o maior comprador. E você controla um desses espiões, tentando descobrir o que a Arasaka está tramando. Porém, logo descobre que nesse mundo, ninguém é “bonzinho”.

 

Jogabilidade

Esse é um ponto no qual o jogo se destaca. Movimentos fluidos, personagens movimentando-se dentro de uma grade no estilo Flashback, aprimoramentos, armaduras, armas e muito mais. Esse jogo não é um Action RPG comum, ele é algo totalmente inédito para a época em que foi lançado aos celulares Java.  O poder do protagonista depende de qual arma você usa e se você pega aprimoramentos e armaduras, mas o jogo também levava a sí próprio ao mundo real. Certos computadores dentro do jogo te diziam para acessar um site (Agora fechado) para obter códigos ou wallpapers, MIDI e demais.

Mas isso é tudo? Não, o jogo sobe em dificuldade de forma moderada, porém faz parecer que dificulta muito rápido pois os inimigos se tornam mais fortes ou apelam para teletransportes e armaduras.  Porém, o jogo te recompensa em alguns momentos, deixando inimigos poderosos serem derrubados somente no punho, o que a armadura deles exposta para que você possa roubar. Outra característica da jogabilidade é que quanto mais você aprimora seus dons físicos, menos humano fica. Não sei que impacto isso tem, pois nunca zerei com o mínimo.

Além disso, o jogo conta com vários espaços para “perfis”, assim você e o seu amigo podem jogar sem perder nada, pois cada um terá seu próprio salvo. E isso era algo quase que inédito em jogos de celular na época.

 

Avaliação

Apesar de sua dificuldade e movimentação em grade, Cyberpunk: Arasaka’s Plot é um excelente jogo em muitos, senão todos, aspectos.  O jogo te “prende” pelo fato de você querer saber o que está rolando, a razão pela qual foi traído, entre muitas outras coisas. Não é um game curto! Só para aprender a lidar com os inimigos, coletar tudo que achar nas fases, chegar até a última fase, demorei algo em torno de seis horas. Ou seja: joguei às cegas!

Os efeitos 3D nas cutscenes que lembram adventures clássicos como Flashack e Blackthorne são de ótima qualidade, a música agradável aos ouvidos, isso e muito mais agradam gregos e troianos , justamente por não influenciar negativamente na longevidade ou jogabilidade do jogo.

 

Diferentes versões

Eu jogava isso desde que eu tinha um Nokia 2760, tela 128×160, incrivelmente fraco e… Não reparei diferenças na jogabilidade ou nas cutscenes. O gráfico da versão que jogo agora é melhor, claro, e a música também agrada aos ouvidos. Então, é muito provável que todas as versões sejam iguais na jogabilidade, mas diferentes em gráfico e som. O que realmente torna esse jogo único e certas companhias deviam aprender com Mayhem Studios e Lemonquest… Não é, Gameloft?!

 

Conclusão

Excelented jogo, excelente aparência, excelente apresentação e excelente compatibilidade. Tudo isso faz com que esse jogo deixe sua marca no coração de qualquer gamer de verdade, independente de ser um gamer de celular ou de console.  Se encontrar para o seu celular, obtenha imediatamente e se delicie com um jogo de alta qualidade que não perde nada em nenhum celular.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News