Ancient Empires: clássicos dos celulares Java voltam no Android

A produtora Statlex trouxe os dois jogos de Ancient Empires para os celulares Android. Ambos estão em inglês e ambos são OFFLINE. Bastante conhecia pela foco em estratégia, a série Ancient Empires marcou uma geração de jogadores que jogavam em pequenos celulares com tela colorida.

Leia também:

Ancient Empires e Ancient Empires Strike Back (Ancient Empires II) são jogos de estratégia em turnos. Lançados pela saudosa Macrospace em 2004, os games fizeram muito sucesso no Brasil, onde ganharam traduções em português.

Publicidade

As versões para Android, na realidade, são ports não oficiais, mas como os games entraram na categoria de “Abandonoware”. A série chegou a ser indicada na BAFTA na categoria melhor jogo mobile de 2004.

Em ambos os jogos, o jogador controla um grupo de guerreiros que luta contra monstros. É preciso posicionar as tropas e ler os ataques inimigos para poder ganhar vantagem. Por exemplo, posicionar arqueiros na retaguarda é essencial.

O game lembra um pouco jogos clássicos para Super Nintendo como Fire Emblem. Mas a franquia de jogos mobile construiu seu próprio legado e até hoje, mais de 13 anos depois, é lembrada com carinho pelos jogadores.

Para os padrões atuais, o jogo é simples, pois naquela época, bastava o game ser bem colorido para chamar a nossa atenção. A produtora Statlex adicionou novas fases e um modo para criação de missões.

Os comandos de ambos os games são simples. O jogador apenas toca na tela para indicar a posição de suas tropas. Há um botão para passar o turno. Tudo tão simples e fácil que até estranhamos a facilidade com a qual desfrutamos do game.

Composto com missões idênticas aos games originais, esses dois jogos ainda contam com missões extras e um novo modo de dificuldade. O modo hard é especialmente indicado para os veteranos.

Para quem quer saber o que aconteceu com a Macrospace, uma curiosidade. A produtora se uniu a Sorrent para formar a GLU Mobile. Tudo isso lá em 2005 ainda.

– Opinião

Ancient Empires e Ancient Empires Strike Back (II) são gratuitos para baixar e jogar. Há versões pagas que tem como objetivo incentivar os produtores. A versão da Statlex conta com construtor de fases, multiplayer, missões extras e IA aprimorada. Imperdível para quem jogou esses dois clássicos.

Link para Baixar no Android (Ancient Empires I)

Link para Baixar no Android (Ancient Empires II)

Desenvolvedora: Statlex
Publicidade: Sim | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 2.2
Idioma: Inglês | Tamanho: 10 MB

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News