O Google Stadia morreu! Outros cloud gaming estão em risco?

Serviços de cloud gaming são o futuro, mas não são garantia de sucesso.

A Google confirmou nesta quinta-feira (29) que vai encerrar o serviço de cloud gaming Google Stadia. Lançado em dezembro de 2019, o serviço não caiu no gosto do público que preferiu alternativas como GeForce Now e Xcloud.

A morte oficial do Stadia está marcada para acontecer no dia 18 de janeiro de 2023. De acordo com a Google todos que investiram, seja nos controles ou doggles, vão receber o dinheiro de volta. Quem assinou o serviço ou comprou jogos através da plataforma também será ressarcido.

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E num piscar de olhos, o Google encerra mais um serviço e deixa a comunidade gamer desorientada. Mas para quem já é das antigas, sabe que a Google costuma matar serviços com frequência (Duvida? Veja aqui 40 serviços que a Google já mandou pro saco).

O que eu acho disso

Na minha opinião o Google Stadia sempre foi marcado por controvérsias e anúncios incompletos ou equivocados.

Apesar do futuro dos estar no cloud gaming, a Google se preocupou mais com a infraestrutura do que com o modelo de negócios.

Tecnologia para um monte de coisas já existe, a questão é virar um produto viável.

O Stadia funcionava maravilhosamente bem, mas tinha poucos jogos, e principalmente, não havia muitos jogos gratuitos. Os assinantes do serviço ainda tinham que pagar por games dentro da plataforma.

A Google cometeu o deslize de ignorar completamente a alta dos preços de hardware e não usou isso ao seu favor, como a Microsoft fez brilhantemente em países emergentes como o Brasil.

O fracasso do Google Stadia demonstra também que a tecnologia por si só não é a solução. É preciso que um produto tenha um bom marketing e principalmente um modelo de negócio focado em realmente quem vai utilizá-lo. O Google focou seus esforços principalmente em países de primeiro mundo, o comprar um PC potente não é tão complicado assim.

Por outro lado a Microsoft soube não apenas “vender o peixe”, mas também aproveitar as brechas da escassez de chip. Com isso a empresa foi uma das poucas em que seu serviço de cloud gaming bombou durante a pandemia.

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