Jogos mobile vão cair até 10% nos próximos 2 anos, afirma consultor

Eric Kress, Consultor na Deconstructor of Fun, ofereceu uma perspectiva preocupante sobre o futuro imediato da indústria de jogos para dispositivos móveis na abertura do Google Istanbul Games Summit evento que aconteceu em Istanbul, ontem (9).

Visão pragmática

O principal consultor da Gossamer e chefe da Deconstructor of Fun ofereceu o que descreveu como uma visão pragmática da indústria, pelo menos no Ocidente.

Concentrando-se nos dados do mercado americano (que representa de 60 a 70% dos downloads ocidentais e remove o “ruído” internacional dos downloads), ele destacou vários tópicos importantes: “Privacidade de plataforma – a maior coisa que está acontecendo nos jogos”, “Legislação de jogos (particularmente os ‘lunáticos na UE)” e “Forças macroeconômicas e o debate Appstore vs Google Play (e se podemos negociar esse 30% para baixo).”

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Seu principal foco foi a privacidade de plataforma e o que ele descreveu como “a recessão global de jogos móveis da Apple”. Depois de oferecer uma rápida história do IDFA e dos mecanismos de segmentação de UA em torno dos quais a indústria vem construindo há uma década, Kress apresentou alguns gráficos com dados que mostram o impacto real e contínuo da depreciação do IDFA – uma redução na qualidade e quantidade de downloads, “Os downloads continuam a se deteriorar e isso é o que me assusta, pois a receita está obviamente seguindo.”

Ele continuou a descartar explicações de que isso era uma correção pós-Covid pura, “Se isso fosse apenas um bumb pós-Covid, teríamos visto uma reversão de volta à média. Estávamos crescendo a 25%, graças a pandemia e caímos 10% no ano passado, isso é um delta de 35% em relação ao ano anterior. É ruim, é realmente ruim.”

 

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Ele enfatizou que nenhum gênero estava realmente imune à tendência, com jogos de estratégia, RPG, Match-3 e cassino (que representam cerca de 70% do mercado geral) estando todos “em declínio de dois dígitos”, e que “jogos de tiro foram prejudicados, em baixa de 33%“, e então mostrou seu gráfico mais arrepiante, ilustrando o rendimento final (efetivamente receitas LTV):

“No geral, se os downloads diminuírem, o crescimento dos rendimentos deve aumentar, já que você tem um denominador menor. Mas o que estamos vendo no mercado é que o crescimento dos rendimentos continua a declinar e isso significa que não apenas estamos recebendo menos downloads, mas também de menor qualidade… Isso é assustador, pois isso afeta tudo o que vem pela frente.”

Kress explicou que isso significa que estamos efetivamente substituindo usuários existentes por novos com menos interesse em gastar e, portanto, isso afetará a receita futura. “Até que isso mude, veremos declínios contínuos no mercado.”

Quando questionado sobre quanto tempo ele acha que isso vai durar, Kress disse que não quer assustar todo mundo, mas que “este ano e nos próximos dois anos, veremos declínios no mercado ocidental de cinco a 10%”.

Embora Kress tenha apresentado um quadro preocupante para a indústria de jogos mobile, é importante notar que esses declínios não são necessariamente irreversíveis. À medida que a indústria se adapta a mudanças na privacidade da plataforma e em outras forças macroeconômicas, pode ser possível encontrar novas maneiras de impulsionar o crescimento e a receita no futuro.

 

Fonte: PocketGamer.Biz

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  • Redação

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