Ícone do site Mobile Gamer Brasil

Tower of Fantasy sofre “review bomb” na Google Play do Brasil

Aconteceu de novo! Mais um jogo lançamento, dessa vez Tower of Fantasy,  sofre “review bomb” que é quando o game recebe muitas críticas negativas. O problema é: Tower of Fantasy nem abriu os servidores ainda, o lançamento do game será apenas às 21:00 horas de hoje (10).

Já é costume na Google Play. Se um jogo online é lançado em pre-download, ou seja, o download é liberado antes dos servidores, os jogadores enchem o jogo com reviews negativas com uma estrela. Confira algumas das pérolas da Google Play:

 

Publicidade

O problema de cognição ou falta de atenção?

Não sei se é por falta de atenção ou preguiça de leitura, mas o fato é que muitos parecem não perceber o aviso gigantesco que o game coloca logo no começo, informando que se trata de um “Download antecipado”.

No mesmo aviso, ainda há a informação de que os servidores vão abrir às 00:00 UTC do dia 11, o que no nosso horário são à 21 horas do dia 10 de agosto, ou seja, hoje à nove horas da noite.

Não tem como ficar mais claro que isso.

Porém, para dar um desconto para a “galerinha jovem” que é apressada tem a atenção menor que a de um peixinho dourado, o layout da Google Play atualmente não é favorável para avisos.

A tipografia da loja de aplicativos é simplesmente um cocô, tanto no desktop como no mobile.

É possível baixar um jogo sem saber nada previamente dele.

O que eu recomendo para as desenvolvedores é colocar os avisos nas imagens, especialmente na primeira ou na thumbnail do primeiro vídeo.

Apenas assim para capturar a atenção do público mais burr… ops, distraído.

 

Pare de tentar “protestar” com sua “uma estrela”

Mas calma, além do público que não “leu a letrinha miúda”, há também os que querem fazer “protesto” online por que o jogo não “abre”, sendo que o game nem sequer foi lançado ainda.

Já comentamos isso em outro artigo e como achamos isso uma ignorância sem tamanho.

Esse tipo de “protesto” dá a falsa ilusão de que alguma pressão está sendo imposta, quando o que acontece de fato, é que a empresa do jogo pode simplesmente pedir para remover reviews alegando que os usuários nem testaram o jogo. Isso é tão verdade que em pouco tempo a nota do jogo foi de 2.5 para 3.8 de 5 estrelas.

“Então como eu protesto quando não gostar do jogo?”, você deve estar se perguntando.

É simples, não jogue!

 

Leia também:

Querido fã de jogos mobile: NÃO SEJA ASSIM

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: dario@mobilegamer.com.br

Google News
Sair da versão mobile