Tower of Fantasy sofre “review bomb” na Google Play do Brasil

Aconteceu de novo! Mais um jogo lançamento, dessa vez Tower of Fantasy,  sofre “review bomb” que é quando o game recebe muitas críticas negativas. O problema é: Tower of Fantasy nem abriu os servidores ainda, o lançamento do game será apenas às 21:00 horas de hoje (10).

Já é costume na Google Play. Se um jogo online é lançado em pre-download, ou seja, o download é liberado antes dos servidores, os jogadores enchem o jogo com reviews negativas com uma estrela. Confira algumas das pérolas da Google Play:

 

Publicidade

O problema de cognição ou falta de atenção?

Não sei se é por falta de atenção ou preguiça de leitura, mas o fato é que muitos parecem não perceber o aviso gigantesco que o game coloca logo no começo, informando que se trata de um “Download antecipado”.

No mesmo aviso, ainda há a informação de que os servidores vão abrir às 00:00 UTC do dia 11, o que no nosso horário são à 21 horas do dia 10 de agosto, ou seja, hoje à nove horas da noite.

Não tem como ficar mais claro que isso.

Porém, para dar um desconto para a “galerinha jovem” que é apressada tem a atenção menor que a de um peixinho dourado, o layout da Google Play atualmente não é favorável para avisos.

A tipografia da loja de aplicativos é simplesmente um cocô, tanto no desktop como no mobile.

É possível baixar um jogo sem saber nada previamente dele.

O que eu recomendo para as desenvolvedores é colocar os avisos nas imagens, especialmente na primeira ou na thumbnail do primeiro vídeo.

Apenas assim para capturar a atenção do público mais burr… ops, distraído.

 

Pare de tentar “protestar” com sua “uma estrela”

Mas calma, além do público que não “leu a letrinha miúda”, há também os que querem fazer “protesto” online por que o jogo não “abre”, sendo que o game nem sequer foi lançado ainda.

Já comentamos isso em outro artigo e como achamos isso uma ignorância sem tamanho.

Esse tipo de “protesto” dá a falsa ilusão de que alguma pressão está sendo imposta, quando o que acontece de fato, é que a empresa do jogo pode simplesmente pedir para remover reviews alegando que os usuários nem testaram o jogo. Isso é tão verdade que em pouco tempo a nota do jogo foi de 2.5 para 3.8 de 5 estrelas.

“Então como eu protesto quando não gostar do jogo?”, você deve estar se perguntando.

É simples, não jogue!

 

Leia também:

Querido fã de jogos mobile: NÃO SEJA ASSIM

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News