Jogos NFT já morreram² ? Mais um metaverso vira pó!

Desenvolvedores do metaverso de Crypto City tiraram férias enquanto projeto entra em colapso e tokens derretem.

Na tarde desta quinta-feira (27), as criptomoedas dos jogos Crypto Car (CCAR), Crypto Planes (CPAM), Crypto Guards (CGAR) e Crypto City derreteram de 30% a 40% (acumulado da semana é de 90%).

Todos os projetos juntos somavam mais de 1.3 milhão de jogadores.

Publicidade

Slow Rug Pull? Teoria sugere que desenvolvedores sabotaram lentamente o projeto

Segundo o canal CryptoONG, os desenvolvedores do metaverso Crypto City podem ter realizado uma forma lenta um “Rug Pull” (puxão de tapete).

Para quem não está familiarizado com a expressão, “Rug Pull” é quando os próprios desenvolvedores sabotam o projeto de um game ou metaverso, sacando os valores das suas carteiras e deletando todas as suas redes sociais.

Conforme o canal apura, é possível ver várias transações suspeitas que revelam que os desenvolvedores sacaram dinheiro aos poucos, inclusive de carteiras supostamente bloqueadas.

Isso explica por que os token dos jogos perderam o valor drasticamente durante todo o mês de janeiro. Vários jogadores (principalmente os que mais detinham dinheiro nos games), foram percebendo a manobra e tirando e também se retiraram do projeto. Quando o provável golpe foi descoberto, muitos jogadores começaram a sacar a as moedas dos jogos “foram o chão”.

Tokens do metaverso Crypto City derretem da noite para o dia.

A queda das criptos relacionadas aos jogos chamou atenção especialmente no Brasil, como mostra a página do CoinGecko acima. Tudo indica que muitos brasileiros tinham dinheiro investido nesses games.

O projeto do Crypto City planejava versões para mobile de todos os seus jogos.  Mas o conceito do metaverso de Crypto City já inspirava desconfiança desde o começo. Alardeado em massa no Youtube, CryptoCars e CryptoGuards apareceram em vários canais no Youtube no final de 2021 e começo de 2022.

Vários Youtubers criaram vídeos sobre o projeto do Crypto City Metaverso e Crypto Cars.

Leia também:

Jogos NFT morreram? Queda de criptos acende “sinal de alerta”

O que dizem os desenvolvedores?

A nota oficial é a de que eles estão de férias e vão retornar apenas no dia 7 de fevereiro.

Atualmente no Vietnã é o feriado do Ano Novo Lunar, um feriado muito importante não só no Vietnã, mas em outros países asiáticos. Portanto, gostaríamos de anunciar que todo o desenvolvimento do jogo será adiado de 27 de janeiro para 7 de fevereiro. Depois disso, tudo estará de volta e a Equipe terá o último anúncio sobre as atualizações do Jogo.

Lembre-se que o jogo continua funcionando normalmente e todos os problemas técnicos são suportados 24/24, ou seja, qualquer erro na retirada do depósito, entre em contato com o admin/mods.

Além disso, você pode ver mais sobre o roteiro do jogo neste primeiro trimestre para uma melhor visão geral.

Porém, os desenvolvedores trancaram os canais no Telegram e Discord.

Rug Pulls têm se tornado frequentes em jogos “que não se joga”

Os “puxões de tapete” vem se tornado uma prática comum nesses “jogos” de NFT que são na realidade um site com várias páginas e quase nenhuma animação na tela. Projetos que são baseados em sites onde você “clica aqui e ali” e você ” jogou” (?)  são os mais suspeitos para praticar esse golpe cedo ou tarde.

O motivo é simples. Projetos que começam primeiro com a economia sem ter um jogo propriamente “pronto” são muito suspeitos. A parte de desenvolvendo de um jogo é onerosa e costuma consumir bastante tempo. Muitas vezes, os desenvolvedores até tentam, mas construir um jogo atrativo do zero, em tão pouco tempo, é muito suspeitos.

Será que o Crypto City e projetos derivados voltam?

Ainda não foi confirmado por empresas de segurança e certificação da Blockchain, como a Certik, se rolou de fato o “Rug Pull”. Screenshots que estão rolando na internet de que saiu um certificado sobre o suposto golpe são faltos.

Caso os desenvolvedores não retornem, esse “Rug Pull” ficará emblemático para sempre, pois foi aplicado no feriado Lunar. A Lua,  “To the moon”… entendeu?

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News