O que é Geforce Now? Requisitos, preços no Brasil e mais! Saiba tudo!

O que é Geforce Now? Quais Requisitos mínimos para usar? Quando chega ao Brasil e mais!

A Nvidia começou o cadastro para o teste beta do Geforce Now no Brasil. O serviço de streaming chega em nosso país e promete causa uma revolução nos gamers mobile.

Mas o que é exatamente o Geforce Now? Como o serviço funciona? Será mesmo uma revolução nos games de celular? Saiba tudo nesse artigo!

Publicidade

O que é o Geforce Now?

O Geforce Now é um serviço de streaming de jogos ou “cloud gaming” no qual não é preciso um computador potente para rodar os games. O jogo é processado e um servidor web e o resultado (imagem e áudio) é transmitido em tempo real para a tela do seu celular ou PC.

Plataforma geforce now permite jogar games pesados em aparelhos que nunca rodariam tais jogos (Foto: Reprodução).

Com o Geforce Now é possível jogar games pesados de PC com um celular Android ou “Notebook fraquinho”. No celular, você não precisa sequer de controle físico, pois muitos games possuem suporte a controles na tela.

O Geforce Now foi anunciado pela primeira vez em 2013, ainda com o nome de Nvidia Grid. O serviço foi lançado em diversos países e já demonstra uma certa maturidade. Atualmente ele conta com mais de 10 milhões de usuários no mundo todo.

Qual o poder do Geforce Now? É equivalente a qual placa de vídeo?

A potência do Geforce Now atualmente é equivalente a um PC com GTX 1080ti. Mas essa é comparação “hipotética”.

O que a Nvidia oferece mesmo é qualidade máxima nos jogos (ultra) com direito a Ray Tracing e DLSS em FullHD a 60 quadros por segundo.

Como o Geforce Now funciona exatamente? Qual a configuração?

O Geforce Now opera com placas Tesla P40 da Nvidia. Parecem placas de vídeo normais, mas na realidade são unidades de processamento que não possuem nenhuma saída de vídeo. São placas destinadas a servidores e super-computadores.

Configuração atual do Geforce Now nos EUA. Pode não se aplicar ao Brasil (Foto: Reprodução).

A configuração do Geforce Now nos Estados Unidos é um computador com Windows Server, Processador Intel Xeon E5-2697 de 2.3 GHZ e 15 GB de RAM. A “placa de vídeo” é uma Nvidia Tesla P40 de 24 GB.

São 24GB para processamento de vídeo, mas não fica claro se cada jogador terá acesso a todo esse poder de processamento sozinho.

Quem faz esse gerenciamento são os servidores da Nvidia. Afinal, são “máquinas virtuais”, então pode ser que dois ou mais jogadores possam dividir uma super máquina dessas.

No geral, o serviço funciona assim: você inicia uma sessão no Geforce Now e o sistema prepara uma máquina virtual, um computador superpotente  virtual para rodar o jogo.

Todo o processamento será feito pelo computador da Nvidia. Seu dispositivo, celular ou PC, terá apenas que exibir a imagem e áudio, que chega até ele através de uma internet de alta velocidade.

Distribuição dos jogos?

Os games do Geforce Now não vem de graça com o serviço. Bem, alguns jogos gratuitos são ofertados, mas games pagos como The Witcher 3, Cyberpunk e Assassin’s Creed Vahalla e muitos outros, precisam ser comprados.

Diferente do xCloud, onde os jogos já vem no serviço, o Geforce Now apenas fornece acesso ao computador, você ainda terá que comprar os jogos pagos (Foto: Divulgação)

O interessante do Geforce Now é que você pode ter o game a partir de diversas outras plataformas. A mais comum é Steam, mas se você tiver o jogo em lojas como GOG, Epic Games Store ou Ubisoft poderá iniciar o game através delas.

Geforce Now no Brasil? Quando?

Por enquanto, no Brasil, tivemos apenas o início do cadastro para o teste beta. Caso você não saiba como se cadastrar, no final do artigo tem um tutorial.

Não há qualquer data de lançamento do serviço no Brasil, mas segundo sites especializados, o Geforce Now será lançado por aqui até o final do ano.

Preço do Geforce Now no Brasil?

Ainda não há confirmação de preço no Brasil, mas segundo diversas fontes, o preço será “localizado”, em outras palavras, ele vai custar mais barato que a conversão direta.

Requisitos do Geforce Now

O Geforce Now funciona com smartphones e tablets com Android, computadores e notebooks com Windows 7 e Mac OS

REQUISITOS NO ANDROID

  • Um smartphone ou tablet Android de 2 GB de RAM com Android 5.0 (L) ou posterior e suporte para OpenGL ES3.2 ou posterior.

REQUISITOS PARA PC E NOTEBOOK

  • É necessária uma versão de 64 bits do Windows 7 ou posterior. Observe que as versões de 32 bits do Windows não são suportadas.

REQUISITOS DE INTERNET

  • GeForce NOW requer um mínimo de 15 MB / s para resolução de 720p a 60 quadros por segundo e 25 MB / s para resolução de 1080p a 60 quadros por segundo.
  • Você precisará de uma conexão Ethernet com fio ou de um roteador sem fio de 5 GHz.

O suporte ao iOS (iPhone e iPad) ainda será confirmado no Beta. Mas na página inicial do Geforce Now, ele aparece como plataforma compatível para o lançamento.

Fonte:  Geforce Now requisitos

Onde ficarão os servidores do Geforce Now na América Latina

No Brasil e América Latina, a Nvidia fechou uma parceria com outro serviço de streaming que já está por aqui, o Abya.

Ainda não há informação de onde ficarão os servidores se serão localizados em São Paulo ou em outro lugar.

Como participar o teste Beta do Geforce Now no Brasil

Veja como participar do teste beta do Geforce Now no Brasil.

Passo 1. Acesso o site do parceiro da Nvidia, a Abya.

https://abya.gfn.la/pt

Passo 2. Role a página até o final, para achar o formulário de inscrição do beta. O formulário está lá no final da página.

Passo 3. Preencha o cadastro completo e não esqueça de marcar as três opções no final.

Passo 4. Para finalizar clique em “inscrever-se”.

Passo 5. No caso do Gmail, o e-mail de confirmação está caindo na caixa de spam. Fique atento e desmarque ele como spam para receber os e-mais da Nvidia e Abya normalmente.

Fonte:

https://www.nvidia.com/pt-br/geforce-now/

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News