Review: Modern Strike Online não é o “salvador” dos FPS no Android

modern-strike-online-android-lancamento-brasil-mobilegamer

Modern Strike Online (Android) é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela produtora russa Game development. O jogo tem chamado a atenção dos gamers pelo estilo de jogabilidade e alguns comandos e funções que lembram jogos como Battlefield 4. Bons gráficos e jogabilidade rápida entraram na mira dos fanáticos pelo gênero. Porém, Modern Strike Online não é uma experiência livre de falhas.

De uns tempos para cá, amantes de jogos FPS estão insatisfeitos com a série Modern Combat. De limitadores de energia à monetização excessiva, há muitos motivos para abandonar o game de tiro da Gameloft, depois de um tempo. Ao partir para um novo título, esperamos uma experiência melhor, ou menos monetizada. Porém, não é exatamente o que acontece com Modern Strike Online.

– Bons Gráficos

Vamos começar a nossa análise pelos gráficos de Modern Strike Online. Focado em ambientes fechados, o game possui uma proposta de deixar o setup gráfico por conta do jogador. É possível escolher entre Muito Baixo, Médio e Alto. Não é preciso ter um smartphone top de linha para rodar o jogo com gráficos no máximo, qualquer midrange já está bom.

Publicidade

modern-strike-online-android-1

O visual de Modern Strike Online agrada, mas não há como não deixar de notar como os cenários são pequenos. Por serem reduzidos e, em sua maioria fechados, eles deveriam colaborar para a incrementação de um visual mais elaborado, mas não é o que acontece. Modern Strike Online não possuem gráficos melhores que os principais games do gênero.

A interface está totalmente em português e apesar de conter alguns erros de tradução, não é algo que atrapalhe. O jogador pode escolher os controles e configurá-los ao seu bel prazer. No começo, o tiro é automático, mas essa configuração pode ser desfeita a qualquer momento, assim como a desativação de assistências.

– Foco no Multiplayer

O foco de Modern Strike Online é o multiplayer online. Por isso, o jogo não possui modo campanha e nem missões offline. O começa da jogatina é bem direcionada. Há apenas um modo para jogar “Batalhas de Equipes”.

Nesse começo, o jogo se mostra bastante limitado. As partidas geralmente não envolvem mais de seis jogadores. Mas existe uma “ciência” aí. O jogo nivela as partidas pelo nível de cada jogador. A medida que você evolui, desbloqueia novos modos e enfrenta mais jogadores.

Apesar de parecer uma boa ideia, o começo de Modern Strike Online é simplesmente maçante. É preciso despejar praticamente dois pentes para matar um inimigo, e caso ele consiga fugir, provavelmente irá usar um curativo e então começará tudo novamente.

As primeiras partidas são apenas de dois contra dois ou no máximo três contra três. Isso adicionado aos poucos mapas do game, diluem de forma muito rápida a boa impressão inicial.

– Mecânicas diferentes

Um dos principais elementos que diferencia Modern Strike Online de outros jogos é o curativo. O jogador pode se curar utilizando um item consumível. Mas o efeito não é instantâneo e é possível morrer em seguida, caso o jogador ferido não busque um abrigo e espere alguns segundos.

Há também um foco maior no tiroteio estratégico. Sair por aí como o Rambo não contará muitas Kills, já que a as partidas são niveladas. O uso de armas variadas faz diferença, mas não há necessidade de classes aqui. Cada arma cumpre bem o seu papel. A única “ausência” é a rifle de longo alcance, que apesar de existir é completamente desnecessário, devido ao tamanho limitado dos mapas.

– Muitas microtransações

Criticar Modern Combat 5 por ter muitas compras embutidas e elogiar Modern Strike Online em seguida, é simplesmente ridículo. O título da Game development repete quase todas as fórmulas de monetização de MC5. Kits, peças para as armas, a lista é quase idêntica.

Sai o limitador de energia e entra uma tonelada de anúncios “não puláveis”. Há ainda consumíveis como curativos e armaduras. Essas últimas oferecem durabilidade por apenas 24 horas. O preço dos itens do game, ou o tempo que leva para desbloqueá-los não são o problema, a questão é mascarar tudo de modo a bagunçar de forma desnecessária a compra de novas armas e equipes.

modern-strike-online-review-mobilegamer-5

– Conclusão

Um game deve ser analisado pelo que ele é, e não baseado em nossa expectativa de como ele deveria ser. No caso, Modern Strike Online tem um longo caminho pela frente até ser um FPS digno de competir com Modern Combat 5. Mas do jeito que a Gameloft vem maltratando sua principal franquia de tiro em primeira pessoa, isso não vai demorar muito para acontecer.

+Prós

  • Bons gráficos
  • Sem limitador de energia
  • Fácil de jogar
  • Em português

-Contras

  • Muita monetização
  • Anúncios não puláveis
  • Poucos cenários
  • Mapas pequenos

Nota 5/10

Ficha Técnica

Plafaformas: Android 4.0+

Tamanho: 174 MB

Idioma: Português

Link para baixar na Google Play

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News