Android e iOS tomam o mercado portátil e Nintendo lança 2DS “Tablet”

28 de agosto de 2013 . Atualizado 28/08/2013

Os mercados Mobile e de videogames portáteis continuam travando uma batalha acirrada pela atenção do consumidor. Nessa “guerra”, os desenvolvedores de jogos de Android e iOS tem levado vantagem, financeiramente falando. Segundo pesquisas do IDC report, os consumidores de ambas as plataformas mobile (contadas separadamente) tem gastado mais dinheiro com jogos do que os usuários de PSP, PS Vita, Nintendo DS e Nintendo 3DS, juntos!

Contados de forma separada, tanto os gastos dos usuários do iOS, e pela primeira vez, do Android superam o somatório de gastos dos consumidores com jogos portáteis. A Apuração foi realizada no segundo trimestre de 2013 (Abril, Maio e Julho) e apresenta uma tendência que se segue.

Contudo, o mais curioso vem a seguir. Combinarmos os dados de ambas as plataformas mobile e comparadas com o somatório das plataformas portáteis, os gastos com jogos de Android e iOS são quatro vezes maiores do que o somatório dos gastos com PS Vita e Nintendo 3DS.

Os jogos de iOS renderam mais de 100 milhões de dólares, contra apenas 40 milhões dos jogos portáteis. A grande surpresa são os jogos do Android, ultrapassando os jogos portáteis pela primeira vez e vendendo mais de 50 milhões.

app-annie-games-big Android e iOS tomam o mercado portátil e Nintendo lança 2DS "Tablet"

Fonte: App Annie and IDC / Gráfico em milhões de dólares

 

Jogos agora representam mais de 40% de todos os downloads de aplicativos e mais de 70% do total das receitas de aplicativos, tanto na Google Play como na App Store. Com um crescimento de jogos Android alimentado pelos mercados na Ásia, Japão e a Coreia do Sul.

É mais uma má notícia para Sony e Nintendo, principalmente pelo crescimento das vendas de jogos mobile na parte oriental do globo.

 

Nintendo lança Nintendo 2DS

nintendo_2ds.0_cinema_640.0 Android e iOS tomam o mercado portátil e Nintendo lança 2DS "Tablet"

Ainda que a receita com jogos tenha sido baixa, as vendas do 3DS continuam muito boas e crescendo. Entretanto, hoje (28) a Nintendo anunciou um aparelho curioso, o Nintendo 2DS. Com cara de tablet, o novo portátil tem as mesmas especificações do 3DS, menos a que coloca efeitos 3D no jogo, um dos principais diferenciais do aparelho.

Neste cenário, eu pergunto: será que o mercado de videogames portáteis terá fôlego para mais uma geração? O futuro das plataformas portáteis parece incerto. Ainda que sobrevivam, parece que o apelo para as massas e para jogadores casuais se perdeu, ficando restrito a poucos (mas excelentes) jogos.

 

Fonte: Techradar e FierceMobileContent

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.