"mimimi" da Nintendo contra o mercado de jogos para smartphones

http://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2011/03/03-SatoruIwata.jpg
mimimi da Nintendo contra o mercado de jogos para smartphones

Satoru Iwata, CEO da Nintendo, aproveitou uma apresentação durante a Game Developers Conference 2011 para denunciar o quanto o mercado de jogos para smartphones e redes sociais tem prejudicado a indústria de games, segundo conta o AllThingsD. Só tem um problema (pra Nintendo): ninguém engoliu esse papo.

“A maioria das pessoas aqui está criando jogos sociais e mobile”, disse Iwata. “Temo que nossa indústria esteja dividida e que isso ameace os empregos daqueles de nós que fazem jogos para viver.” Sem mencionar nomes, mas numa clara alusão à Apple (e/ou ao Facebook), o executivo disse ainda que “essas plataformas não têm motivação para manter o alto valor de video games, para elas o conteúdo é criado por outras pessoas. O valor dos jogos não importa para elas, é um negócio de volumes. A verdade é que nós produzimos valor e devemos proteger esse valor.”

“A longo prazo, a Nintendo está condenada”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, diante das declarações de Iwata. Não dá pra negar que tudo tem ares de déjà vu (e não é das declarações de Reggie Fils-Aime), como quando o dono de alguma editora aparecia para dizer que ninguém mais compra jornais de papel e que versões digitais têm que ser mais caras para poder proteger o que está nas bancas. Fazia pleno sentido, né?

Entendo que Iwata esteja preocupado com jogos-arte (como os clássicos Super Mario Bros., Metal Gear Solid e os Final Fantasies de outrora — o XIII, não: esse foi um desastre), mas tampar olhos e ouvidos e ficar dizendo “Lá-lá-lá, eu sou melhor que vocês!” não vai resolver. Enquanto a Sony prepara um “plano B” com o Xperia Play e o lançamento de jogos do PlayStation One para Androids, a Nintendo parece ter chegado ao fundo do poço e agora está apelando para a piedade alheia.

Publicidade

Ao contrário do que Iwata disse, há desenvolvedores lucrando e se empregando graças a jogos de US$1–10 (ou freemium) sem precisar apostar anos de dedicação e milhões de dólares num game que vai ser esquecido em questão de meses (ou atualizado com DLC de preço e utilidade duvidosos). Isso se ele algum dia chegar a ser um sucesso!

E mais: as pessoas estão curtindo muito poder se divertir com algo leve on-the-go sem precisar carregar um aparelho a mais cujos cartuchos de jogos saem por US$40 cada e muitas vezes não têm a mesma durabilidade que, digamos, um Angry Birds ou um Farmville da vida.

fonte: macmagazine

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News

5 comentários em “"mimimi" da Nintendo contra o mercado de jogos para smartphones”

  1. Na Keynote de lançamento do iPod Touch 4ª geração, Steve mencionou que o iPod Touch é a plataforma móvel numero 1, pois é a mais vendida de todos os tempos, superando até o gameboy.A questão é que os jogos portáteis tem que serem baratos, ninguém vai pagar 60 dólares em um jogo pra DS.

    Responder
  2. devo concordar.. adoro a Nintendo, mas acho que se ela não se adaptar ao mercado, e ficar só nesse mimimi, vai acabar fechando as portas..os consoles de mesa também estão com os dias(anos) contados..só olharmos pro seguinte lado: qual a faixa etária de quem tem um video-game em casa? video game deixou, à tempo, de ser algo para crianças, e nessa realidade a portabilidade é tudo..já estamos caminhando para smartphones com jogos com quase a mesma qualidade de jogos de consoles de mesa, e pagar entre 1- 10 doletas ,e ainda poder jogar em qualquer lugar.. a Sony esta correndo atrás.. mas é a Nintendo que precisa mais, pois, ao contrário da Sony, a nintendo vive de Games.. a Sony, mesmo que ela pare de fabricar jogos e video games, ainda será uma grande empresa, pois ela tem várias frentes de negócios

    Responder
  3. De fato é mto mimimi da Nintendo! Há tempos a Nintendo perdeu o mercado de games para a Sony ou até mesmo para a SEGA e não vai ser de agora com as declarações de Iwata q isso vai mudar! Só tem um porém: o Final Fantasy XIII é um game bom…..mas não chega a ser um BOOOOOM RPG como o Final Fantasy VII por exemplo

    Responder
  4. Puro mimimi msm… pedindo piedade das grandes marcas.
    Por que a Nintendo pensa maior e lança jogos para iPhone, Android?
    Quem não gostaria de ter os clássicos que marcaram a sua vida em todo lugar que vc fosse???

    Responder

Deixe um comentário