Mobile Gamer Explica: Por que alguns jogos japoneses para iPhone/Android são tão caros

10 de outubro de 2012 . Atualizado 12/09/2013

meme-pensativo Mobile Gamer Explica: Por que alguns jogos japoneses para iPhone/Android são tão carosMuitos de vocês devem se espantar quando algum jogo da Square-Enix chega no iOS e Android, e nos deparamos com o jogo custando 20 dólares, ou na cotação do dia 40 reais.

Ontem, uma pessoa da Square-Enix, em entrevista ao site Kotaku, deu uma desculpa (fajuta, na minha opinião) de que o alto preço dos jogos se deve pelo fato de que muitos deles foram lançados originalmente para consoles caseiros e portáteis. Esse tipo de “problema” não é exclusivo dos jogos da Square-Enix, outras empresas japoneses também possuem jogos muito caros.

Por causa disso resolvemos lançar mão de mais uma coluna, dessa vez para explicar algumas coisas que acontecem no mercado de jogos de celulares e tablets e que deixam qualquer gamer encucado. É hora de tirar as dúvidas.

 

Antes de tudo, Game é arte e cada quadro tem um preço diferente

Já pensou chegar em uma exposição de arte e comprar todos os quadros pelo mesmo preço. Isso não existe, e com os jogos também é assim, se você quer jogos com mais QUALIDADE (não estamos falando só de gráfico) prepare seu bolsinho.

Claro, a afirmação acima não justifica pagar quase o triplo de um game normal Premium para iOS/Android, então porque os jogos japoneses são tão caros?

A resposta mais plausível é a CULTURA. Lá no Japão, entretenimento é encarado com muito mais seriedade do que no ocidente. Mangás por lá (um exemplo) são muito mais caro do que por aqui, por isso o sucesso das “Jumps”. Jogos de Nintendo DS e 3DS, outro exemplo, também são mais caros do que nos Estados Unidos.

profleiton-celular-japones Mobile Gamer Explica: Por que alguns jogos japoneses para iPhone/Android são tão caros

Mercado mobile no Japão é mais maduro que no ocidente (Foto: Reprodução – Akibanews)

Com os jogos de celular/smartphones não é diferente. Muito antes do iPhone ser lançado, causando essa febre por jogos mobile, o mercado de jogos de celular no Japão já estava muito mais consolidado. Esse comportamento de usar o smarphone pra tudo, lá já existe desde 2004.

Outro fator (e aqui se encaixa melhor a desculpa da Square) é que eles não baixam os preços dos jogos para não canibalizar o mercado e prejudicar a venda dos mesmos jogos em suas versões para portáteis.

A Cave é outro exemplo de empresa tipicamente japonesa que não baixa o preço dos seus jogos. Dodonpachi, Espgaluda e outros continuam no mesmo patamar de sempre, entre US$ 8 – 9 dólares. A grande maioria dos seus jogos tem versões para consoles como Xbox 360.

No Japão a cultura do videogame está muito mais enraizada que aqui. No geral, o mimimi é válido, tanto o nosso quanto o deles. Por isso cabe ao consumidor decidir se aquele jogo vale “cada centavo” ou se foi uma tremenda perda de tempo e dinheiro, mesmo sendo grátis.

 

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Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • lesomora

    Só acho sacanagem que se vc tem conta no Square marcket huashuahsuhaus sai mais barato
    e o jogo ja tinha sido lançado pra android desde o ano passado
    mas só na europa ¬¬
    pelo square marcket uhasuhashuas
    Só acho um porre demorar tanto tempo pra chegar ¬¬
    e o Chaos Ring 2 não vai ter pra android
    ¬¬
    só o omega agora

    • Dario Coutinho

      Embora aqui no ocidente não estejamos mais presos a operadoras para curtir os games, lá no oriente ainda é algo comum. Alguns jogos como aquele mítico FF befores crisis, são exclusivos de uma operadora lá do Japão.

      Salvo engano, existe uma limitação parecida com relação a Street Fighter 4 no Android, acho que ele só está disponível para alguns smartphones da LG. confere?

      Mas quanto ao Chaos Rings 2, Keep Calm e leia essa notícia:
      http://m.ign.com/articles/2011/09/15/tgs-square-enix-announces-chrono-trigger-chaos-rings-2-for-ios-android

  • lesomora

    sim exatamente no Android no SF 4 só pra LG
    temos em outros aparelhos por Hack’s em cima de Hack’s
    quanto a isso parei Xperia Play foi meu primeiro e ultimo android huashuashu
    mas o Chaos Ring eu vi no site JPN que distribui os jogos GREE e uma outra que não lembro o nome que la tem disponível pelo marcket e pelo Square Marcket alguns jogos
    e no próprio site da Square deixa claro que o Chaos Ring 2 é exclusivo IOS
    quanto aos outros mostra como multiplataforma
    igual o World Ends With You que ta sensacional no ipad HD *———————–*
    mostra da msm forma exclusivo ooo/
    pra mim android morreu huashuashuahusuhas
    só com o Xperia Play pq ainda não consegui vender haushaushuashu
    agora na espera de MC 4
    e uma melhora no KOF I 2012 ooo/
    nada contra depois que vc põem a mão no IOS vc ve que android é lixão uhashuashuas
    pra tudo ainda mais agora que o IOS 6 ta pegando menos ram ooo/
    não vejo a hora de pegar meu 5 de 64GB *—————-*
    huasuhasuahushuahus

  • lesomora

    sobre o que vc falo de operadora tem até um KH que teve remake pro DS
    Coded que saiu só pra um celular
    e só uma operadora distribuía ele
    docome acho não lembro o nome

  • Jogos para iOS/Android estão sempre no patamar dos US$ 9,99

    Jogos como “Assassin’s Creed: Ältair Chronicles” que você pagaria cerca de R$ 100 na versão para Nintendo DS, você paga cerca de R$ 10 na versão para iOS e Android, com gráficos e jogabilidades melhorados

    Isso é só um exemplo de jogos “portados” de consoles/portáteis para iOS e Android. Como por exemplo: Sonic 1, 2, 4, Crazy Taxi, Soul Calibur, Mortal Kombat, etc.

    Acho que a SQUARE realmente tem o olho grande

    Pagar até US$ 9,99 ainda dá pra aceitar, mas R$ 40 em um jogo de celular? Aí tem que pensar MUITO mesmo, ou esperar uma bela promoção

  • lesomora

    hushuaushahus
    todos os jogos dela estão nessa media especialmente no IOS
    mas tem diferença nos jogos dela pro jogos como Gameloft
    Historia, jogabilidade, gráficos por ai vai
    sempre é de qualidade de um console
    ja gameloft só tirar o Wild Blood
    horrível é bacana mas tipo bem lebre por coelho
    prometeram um jogo extremamente violento
    cara Onimusha 4 “pq os 3 primeiros são foda” é mais violento que isso auhshaushahsu
    ai depende só no caso do NDS não vi um jogo fora que saiu pra NDS que pego em Mobile e ficou excepcional ¬¬
    só vi isso no IOS
    ai eu vi a diferença nisso que vc falo de gráficos e tails
    agora no android pra mim ficou pior ainda huashuahsuhuas
    uma coisa que eu curti e espero que aconteça
    é que os msm jogos que sai Playstaion Mobile
    Otimizados e selo Sony
    terá no Psvita
    os boatos é que muitos jogos de mobile chegaram ao vita *———*
    não vejo a hora
    uasuhaushauhshuashu
    não achei portátil melhor que ele ooo/
    fora um Ipad no nivel kkk
    msm assim pra mim algumas coisas precisam ser melhoradas não ligo pra jogabilidade ou graficos
    prefiro uma boa historia do que bons gráficos
    isso muitas empresas “gameloft” dentre outros pecam na hora de lançar o jogo lança por lançar ¬¬

    por isso a Square pede caro pelos seus jogos da pra dizer que são bem mais polidos que os da concorrentes e não ve o cenário mobile de forma simples mas sim como um console
    melhor exemplo que foi a empresa JPN que mais entrou no Mobile em IOS e android OS foi ela ooo/
    só pegar o RPG da Gameloft Eternal Legacy huasuhashuahus lixão
    sem noção a historia, inimigos, Boss e até onde vc pega os itens é sinistro
    fora que os personagens não tem nada em comum ou ligação
    tipo vamos fazer uma party e lutar contra mal XD haushuashuhaus
    que na epoca tinha saido o primeiro Chaos Ring ooo/
    1 ano e pouco depois a versão omega
    e ano passado o 2 esse tipo de coisa demora tempo, dinheiro e diferente de Gameloft não solta o jogo por soltar huashuashuahusahus
    Só ver o Before Crisis
    que teve o remake pro psp como Crisi core que é a msm historia se não me engano

  • Dario Coutinho

    Falando em Gameloft, estou sentindo falta das promoções de US$ 0,99. Será que espírito “Long Tail” finalmente pegou e a Gameloft vai dar de ombros para promoções?

  • lesomora

    vdd nunca mais vi isso haushashuahus paro no A6 Adrenaline depois nunca mais vi huashuashahus
    como tenho jail break num ligo só compro os jogos da capcom, snk e da Square originais no IOS ooo/
    mas é vdd faz um tempo que não tem isso

    • lesomora

      acho que foi até por isso que o Wild Blood demoro pra sair pro Android
      pq tava com promoção do google pelo num sei quantos downloads

  • Eu acho que é besteira isso das empresas japonesas lançarem os seus jogos nesse preço tão elevado, até porque tanto no iOS e no Android os mais pegos são os da Gameloft (Porque tem muita influência no ramo mobile) e esses de graça feito Angry Birds e talz (Claro que EA, Madfinger e etc estão presentes, mas vocês me entenderam).

    • Dario Coutinho

      kkk, claro que entendemos…Harrisson

      Mas espero que tenha ficado claro que é mais coisa da cultura deles de valorizar o entretenimento do que da ganância como muitos imaginam.

      Alguns games como Chaos Rings e Demons Score tem muitos dubladores, isso encare o preço do jogo.

      Mas concordo que 20 doletas é demais, 10 dólares seria o preço ideal para ambos os lados.

      • Sim, ficou claro pra mim, acho até correto isso deles valorizarem a cultura. Mas mesmo assim essa valorização deles custa um pouquinho caro para não ser ganancioso né não? kekekeke
        Acho que só trabalhando numa empresa de games para saber mesmo.